• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE EMPÍRICA: CAMPANHA ELEITORAL 2016 EM CURITIBA

5.2 PERFIL DOS CANDIDATOS À REELEIÇÃO

Dos 38 parlamentares que exerceram seu mandato durante a Legislatura de 2013-2016, somente 32 deles concorreram à reeleição, sendo que destes 27 possuíam contas nas ferramentas Facebook e Twitter para utilizá-las como estratégia de campanha eleitoral. Desta forma, abaixo será apresentado um breve histórico destes candidatos, tais como área de formação, cargos ocupados na administração pública ou em associações, sindicatos, etc., e a sua trajetória política.

Conforme dito anteriormente, os candidatos que concorreram à reeleição já estão inseridos no campo político e o fato de exercer a função parlamentar faz com que estes ampliem seu estoque de capital político. No entanto, deve-se destacar que o poder político não é exercido somente por estes atores, pois líderes comunitários e outras pessoas também podem possuir poder e influência política (DAHL, 1961).

Por exemplo, no clássico estudo Who Governs (1961) de Robert Dahl, o autor apresenta que a existência de um estrato político43, no qual as relações entre líderes, sublíderes e eleitores produz, na distribuição de influência, uma ambiguidade que permeia todo o sistema político. Desta forma, candidatos que representam determinados grupos ou bairros, podem utilizar de diferentes formas as ferramentas de redes sociais durante o período eleitoral, como Dahl (1961, p.89) apresenta “many influential leaders seem to be captives of their constituents44”.

Diante do exposto, a apresentação de tal histórico dos candidatos é necessária para analisar se os mesmos possuem alguma relação com alguma entidade ou região da cidade. Este fato servirá para melhor entender qual o tipo de

43

Grupo é mais envolvido nas discussões e questões políticas. Possuem maior informação sobre o dia-dia da política, tendem a participar mais ativamente da política, possuem grande influência direta, constante e ativa na política do governo, sendo que alguns destes possuem uma enorme quantidade de influência (DAHL, 1961).

sociabilidade que o candidato estabelece com seu eleitorado e de que maneira isso impacta suas estratégias eleitorais nas redes sociais digitais.

As informações abaixo apresentadas foram retiradas do site45 da Câmara Municipal de Curitiba:

Beto Moraes (Reeleito): Eleito pela primeira vez para o cargo de vereador em 2004. Exerce, a partir de 2016, sua quarta legislatura seguida. Antes de ser vereador atuou como comerciário e aos 18 anos de idade, já era conhecido na região sul da cidade de Curitiba, por conta de seu ativismo político. Devido a este fato, passou a ser assessor de Mauro Moraes, hoje Deputado Estadual, por mais de dez anos.

Bruno Pessuti (Reeleito): Eleito pela primeira vez em 2012, o candidato é engenheiro mecânico. Foi relator da CPI do transporte público e se destacou pela apresentação de projetos tais como o bilhete único no transporte coletivo, vagas vivas e polos gastronômicos. Pessuti é filho de Orlando Pessuti, ex-governador do Estado do Paraná.

Cacá Pereira (Reeleito): Eleito pela primeira vez em 2012, exercendo a partir de 2017 sua segunda legislatura. Pereira é presidente desde 2010 do SINTRAMOTOS (Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba) e diretor na Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (FETROPAR). Além da representação sindical, Cacá Pereira também foi representante comunitário, atuando como presidente da AMAI - Associação de Moradores e Amigos do Itatiaia, e vice-presidente da União das Entidades Comunitárias da Cidade Industrial de Curitiba.

Carla Pimentel (Não reeleita): Eleita nas eleições de 2012, a vereadora não conseguiu obter êxito nas eleições em 2016. Pimentel atua como comunicadora de rádio e cantora, além de ministra de culto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Chicarelli (Não reeleito): Nas eleições em 2008 foi primeiro suplente, porém somente em 2012 conseguiu se eleger vereador. O ex-parlamentar é dentista por formação e frequentador da 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular, na qual foi vice-presidente da ASAS - Associação Siloé de Apoio Social, vinculada à Igreja.

Colpani (Reeleito): Eleito pela primeira vez nas eleições de 2012, o candidato exercerá sua segunda legislatura em 2017. O parlamentar tem a profissão de

45

Site: https://www.cmc.pr.gov.br/ver.php. Observa-se que as informações contidas na página da CMC são de responsabilidade dos próprios vereadores.

radialista e possui como objetivo atuar no atendimento da população sem distinção de bairros.

Cristiano Santos (Reeleito): Eleito pela primeira vez nas eleições de 2012. Exerce a partir de 2017 seu segundo mandato. O parlamentar era jornalista antes da chegada a CMC e é filho do Deputado Estadual Roberto Acioli. Foi o candidato mais votado nas eleições de 2012, atribuindo a votação recebida ao fato de conversas com eleitores e caminhadas pelos bairros da cidade.

Dirceu Moreira (Não reeleito): Eleito pela primeira vez em 2012, não obteve êxito nas eleições em 2016. Antes de ser eleito, Moreira foi presidente da Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida, na Cidade Industrial de Curitiba. Trabalhou no setor de cobranças da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), entre os anos de 2004 e 2006, e foi assessor parlamentar do deputado estadual Artagão Júnior, entre 2002 e 2003.

Edson do Parolin (Reeleito): Foi eleito como suplente nas eleições de 2012 e tomou posse somente em 18/04/2016, após renúncia de Valdemir Soares. Esta foi a segunda vez que o candidato assume o cargo parlamentar no meio do mandato. A primeira vez foi em junho de 2012, quando também assumiu o cargo após renúncia de outro parlamentar. Edson é líder comunitário no bairro do Parolin.

Felipe Braga Côrtes (Reeleito): Disputou sua primeira eleição em 2000, ficando como primeiro suplente e, logo após a eleição, assumiu cargo na Diretoria técnica da COHAB - Companhia de Habitação Popular de Curitiba. Somente em 2003 toma posse para seu primeiro mandato como vereador e atualmente exerce sua quinta legislatura.

Geovane Fernandes (Reeleito): Eleito pela primeira vez nas eleições de 2012. Anteriormente foi gestor na Regional do Boqueirão entre 1999 e 2012, e também atuou como conselheiro de saúde na Unidade Municipal de Saúde Tapajós, no bairro Xaxim. Foi também presidente do CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança do Xaxim.

Hélio Wirbiski (Reeleito): Eleito pela primeira vez em 2012. Exerce atualmente seu segundo mandato. Durante a gestão de Luciano Ducci entre 2010-2012, Wirbiski foi secretário de Relações Institucionais e também faz parte dos CONSEG - Conselhos de Segurança dos Bairros Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba.

Jonny Stica (Não reeleito): Eleito para seu primeiro mandato em 2008. Foi reeleito em 2012, porém não obteve êxito nas eleições de 2016, ficando como

suplente. Arquiteto e urbanista, Stica é filho de Natálio Stica, que já exerceu o cargo de vereador e de deputado estadual.

Julieta Reis (Reeleita): Exerce atualmente sua sexta legislatura seguida, sendo que foi eleita pela primeira vez nas eleições de 1996. Tem sua atuação parlamentar voltada para o direito ao trabalho de artesãos e dos ambulantes. Julieta Reis é autora de projetos e leis que oficializam as feiras de Artesanato do Largo da Ordem e de Antiguidades da Praça da Espanha, além de feiras de bairros. Possui escritório na região Norte da cidade.

Mauro Ignácio (Reeleito): Eleito pela primeira vez nas eleições de 2012 e reeleito em 2016. Antes de exercer cargo parlamentar, Mauro Ignácio foi funcionário público na Secretária De Estado da Educação. Nas eleições de 2012 teve sua votação concentrada nos bairros que compõem a Regional Santa Felicidade, sendo seu objetivo enquanto vereador, o de ampliar os investimentos nesta Região.

Mestre Pop (Reeleito): Eleito para nas eleições de 2012 para exercer sua primeira legislatura. Em 2016 foi eleito para seu segundo mandato como vereador. Antes de se tornar parlamentar, foi líder comunitário no conjunto habitacional do Rio Bonito, no bairro do Campo do Santana. Como líder comunitário, reivindicou linha de ônibus, fez campanha para asfaltamento, lombadas e sinalização em vias de intenso tráfego na região, assim como reinvindicações por mais segurança, áreas de lazer e outras necessidades do bairro. Foi também assessor do deputado estadual Stephanes Junior e do deputado federal Ratinho Junior.

Noêmia Rocha (Reeleita): Exerce atualmente seu terceiro mandato, tendo sido eleita pela primeira vez para a legislatura 2009-2013. A vereadora é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. É também comunicadora de rádio, onde apresenta o programa Mulher Instrumento de Deus.

Paulo Rink (Reeleito): O vereador é ex-jogador de futebol e foi eleito para seu primeiro mandato nas eleições de 2012, e atualmente, exerce sua segunda legislatura. Como parlamentar presidiu a Comissão Especial da Copa do Mundo, fiscalizando a aplicação dos recursos na cidade para a realização da Copa de 2014.

Pier Petruzziello (Reeleito): Eleito em 2012 para seu primeiro mandato, foi reeleito nas eleições de 2016. Como parlamentar, dedica seu mandato para a promoção da igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Antes de ser vereador foi assessor parlamentar do Deputado Estadual Alexandre Cury e

atuou na superintendência de regularização fundiária na COHAPAR – Companhia Paranaense de Habitação.

Professora Josete (Reeleita): A vereadora exerce seu quarto mandato, tendo sido eleita pela primeira vez nas eleições de 2004. Antes de ocupar cargo parlamentar, foi presidente do SISMMAC - Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e dirigente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Rogerio Campos (Reeleito): Eleito em 2012 para seu primeiro mandato, foi reeleito nas eleições de 2016. Antes de se tornar parlamentar, foi cobrador e motorista de ônibus, e no ano de 2010, foi eleito como diretor financeiro do SINDIMOC - Sindicado dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana.

Sabino Picolo (Reeleito): Eleito vereador pela primeira vez nas eleições de 1996. Atualmente exerce seu sexto mandato consecutivo como parlamentar. Antes de se tornar vereador era funcionário do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

Tiago Gevert (Não reeleito): Eleito para primeiro e único mandato em 2012. Antes de ser eleito foi assessor parlamentar do Deputado Federal Ratinho Junior e presidente da juventude no PSC Paraná.

Tico Kuzma (Reeleito): Eleito pela primeira vez em 2004. Exerce seu quarto mandato consecutivo como vereador. Em 2013 iniciou a formação do PROS - Partido Republicano da Ordem Social em Curitiba.

Tito Zeglin (Reeleito): Eleito pela primeira vez para ocupar o cargo de vereador nas eleições de 1982, exerce atualmente sua oitava legislatura. Durante sua longa trajetória parlamentar já ocupou o cargo de vice-presidente, presidiu a Comissão de Participação Legislativa e fez parte das comissões de Segurança e de Economia, Finanças e Fiscalização.

Toninho da Farmácia (Reeleito): Eleito pela primeira vez em 2012. Exerce seu segundo mandato parlamentar. Antes de se tornar vereador atuava como líder comunitário na região sul da cidade. Atuou também no ramo de farmácia por mais de trinta anos.

Zé Maria (Não reeleito): Eleito pela primeira vez em 2004. Exerceu por três mandatos consecutivos o cargo de vereador em Curitiba, porém no pleito de 2016 não obteve êxito. Zé Maria é empresário do ramo imobiliário, membro do Rotary

Club de Curitiba Leste e ex-presidente da Escola de Educação Especial Primavera, com trabalho voltado às pessoas com deficiência.

Após ter efetuado o levantamento do perfil e da biografia dos 27 candidatos que concorreram à reeleição em 2016, é possível classificá-los através das quatro categorias estabelecidas por Nazareno (2005)46.