• Nenhum resultado encontrado

3.2 Perfil Demográfico da População da RDS Alcobaça e do Município de Tucuruí

3.2.1 Perfil Demográfico da População da RDS Alcobaça

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça, com uma área física de 36.128 hectares, tem 96,40% de sua extensão localizada dentro dos limites geográficos do município de Tucuruí, ocupando 16% do território municipal e 0,90% de sua extensão localizada dentro dos limites geográficos do município de Novo Repartimento, ocupando 3,94% do território municipal .

As informações e dados mais específicos sobre ocupação humana desta região, anteriormente denominada de Caraipé, datam de 1995, por ocasião de estudos e trabalhos de campo realizados pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT) - IBAMA, visando á criação pelo governo federal de uma Reserva Extrativista (RESEX), pré-denominada de Taipava.

Os estudos realizados pelo CNPT/IBAMA tinham por objetivo atender uma das normas exigidas no ”Roteiro de Criação e Legalização de Reservas Extrativistas” e com base nos documentos analisados (CNPT/IBAMA, 1995), consideramos que foram levantadas apenas as ilhas habitadas, uma vez que, o número de ilhas existentes nesta região, excedem em pelo menos, o triplo do número de ilhas identificadas pelo CNPT.

Segundo o documento do CNPT, a Região das Ilhas de Tucuruí (a referência aqui é de limite municipal e não do Lago de Tucuruí), dividia-se em 11 sub-regiões distintas e suas denominações foram dadas pelos próprios moradores, a saber: Panorama, São Benedito, Mocaba, Vida Nova, Lago Azul, Cajazeirinha, Pequiá, Água Fria, Cajazeira, Bom Jesus e Guaripé, cujas distribuição sócio-espacial apresentamos no quadro abaixo:

Quadro 4 - Divisão da Região Caraipé em 11 Sub-regiões. Fonte: CNPT/IBAMA, 1995.

A interpretação do quadro nº 01, demonstra que a sub-região Vida Nova apresentava, a época da realização da coleta de dados, maior concentração de ilhas habitadas (21), seguida da sub-região Cajazeira (19). Inversamente proporcional, a sub-região Cajazeirinha era constituída por apenas 02 ilhas. O valor médio de ocupação por sub-região girou em torno de 12 ilhas. As sub-regiões Panorama e São Benedito apresentaram o maior número de famílias (65), representando 33% dos moradores da região do Caraipé. Nas sub-regiões de Mocaba, São Benedito e Cajazeira, foram encontradas a maior concentração de moradores (20) por família.

A população residente na região do Caraipé (hoje Alcobaça), cadastrada neste período, residentes em 110 ilhas e constituída de 360 famílias, perfizeram um total de 2.435 habitantes, apresentando uma média de 07 pessoas por família.

O objeto dos trabalhos de campo do CNPT na região do Caraipé e ainda assim, sendo uma pesquisa preliminar, não permitia um trabalho de mais fôlego investigativo e a obtenção de dados sócio-econômicos que permitissem uma melhor descrição do cenário de vida e trabalho dos moradores.

Os trabalhos vistos nesta síntese resumiam-se a identificação do número de ilhas habitadas por sub-região, por quantas famílias, compostas por quantas pessoas e o sexo do chefe da família, considerando-se neste caso, apenas questões de gênero. O conjunto destas informações poderiam ou não justificar a indicação de criação de uma reserva extrativista.

SUB-REGIÃO NUMERO

DE ILHAS NUMERO DE FAMILIAS MORADORES NUMERO DE

PANORAMA 10 65 362 SÃO BENEDITO 16 65 433 MOCABA 11 32 258 VIDA NOVA 21 50 383 LAGO AZUL 17 46 298 CAJAZEIRINHA 02 09 51 PEQUIÁ 05 21 143 ÁGUA FRIA 09 44 284 CAJAZEIRA 19 28 223 BOM JESUS - - - GUARIPÉ - - - TOTAL 110 360 2.435

Seguramente, a não-criação da Reserva Extrativista Taipava teve como impedimento outros fatores, alheios a avaliação técnica do CNPT.

Em 2002, após seguidas discussões e debates entre representantes do poder público e da sociedade civil, no âmbito de uma Comissão Paritária instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, foi obtido consenso sobre a destinação de áreas no interior do Lago de Tucuruí, e por proposição da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM) e criação pelo Governo Estadual, do Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí, foram realizados novos estudos, incluso um levantamento sócio-econômico. Entretanto, estes estudos nunca foram publicados e os dados aqui apresentados, foram extraídos de relatórios de acompanhamento e outros documentos internos.

De acordo com relatórios do levantamento sócio-econômico realizado pela SECTAM (2002), a região do Caraipé, hoje RDS Alcobaça, apresentava significativo potencial para exploração sustentável de recursos da floresta, como a Castanha do Pará, Açaí, Cipós, Mel de Abelha, entre outros. O elemento mais forte da composição de renda familiar desta população sobrevinha da pesca comercial realizada na região das ilhas. A população era composta de 1.287 individuos adultos, 417 jovens e 973 crianças, perfazendo o total de 2.677 habitantes.

Quadro 5 - Distribuição da população por faixa etária. Fonte: SECTAM, 2002.

POPULAÇÃO/FAIXA ETÁRIA SEXO UNID TOTAL

ADULTOS 19 anos em diante M F 729 558 1.287 JOVENS 13 – 18 anos M F 224 193 417 CRIANÇAS 0 – 12 anos M F 492 481 973 TOTAL 2.677

Comparando-se os censos populacionais realizados, num horizonte temporal de 07 anos, onde registrou-se 2.435 habitantes (CNPT, 1995) e 2.637 habitantes (SECTAM, 2002), com um aumento populacional de apenas 202 habitantes neste período, poderíamos incorrer em grave equivoco de avaliação, se não considerássemos que uma parcela significativa da população estava se retirando da região em função dos procedimentos indenizatórios em curso, relativos a elevação da cota máxima normal de operação da UHE Tucuruí, de 72m para 74m.

Neste ano de 2010, no âmbito de um processo de regularização fundiária, a SEMA está realizando um re-cadastramento dos moradores do Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí que, além de coleta de dados censitários, servirá para emissão de “declarações de moradia”, documento outrora denominado de “atestado de vida e residência” que, na ausência de um documento legal de posse de suas ilhas, vem sendo aceito por órgãos públicos de seguridade social e de fomento a atividades produtivas, viabilizando o acesso destes moradores a benefícios e garantias sociais.

Em relação á RDS Alcobaça, de acordo com dados ainda extra-oficiais, foram cadastradas 967 famílias (95% do total). Utilizando-se a média de 07 pessoas por família (índice extraído do cadastramento anterior e que persiste neste novo cadastramento), estima- se que a população atual da RDS Alcobaça esteja em torno de 7.000 habitantes. Neste caso, fazendo-se uma comparação mais segura com os dados do CNPT de 1995, observa-se que o crescimento populacional da RDS Alcobaça, em 15 anos, foi na ordem de 287,5%.

Segundo estimativa populacional (IBGE, 2008), o município de Tucuruí possuía 96.010 habitantes. A comparação entre estes dados populacionais, demonstram que aproximadamente 7% da população do município de Tucuruí, reside na RDS Alcobaça.

Os atendimentos relativos aos serviços essenciais de saúde, educação, trabalho, etc, são realizados pela Prefeitura Municipal de Tucuruí e por Unidades Administrativas dos governos estadual e federa, localizadas na cidade-sede do município e, portanto, os dados e estimativas especificas desta população da RDS, acabam diluindo-se no conjunto das informações municipais.