• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 Hábitos e preferências no consumo de música

4.2.1 Perfil dos apreciadores dos gêneros musicais estudados

Ao fazer uma análise das correlações entre os gêneros musicais, conforme apresentado nas Tabelas 29 e 30, tornou-se possível traçar o perfil dos apreciadores de cada um dos gêneros musicais estudados, com significância entre 5% e 1%.

Antes, porém, faz-se pertinente apresentar alguns resultados dessa análise. O reggae figura como o gênero musical com maior número de correlações positivas com outros gêneros (12), seguido por axé (10), hip hop/rap (10) e pop (10), o que sugere que esses são os gêneros musicais com maior aceitação (ainda que são sejam os preferidos, tendem a não ser rechaçados). Vale, ainda, destacar que os gêneros samba, reggae, hip hop/rap e eletrônica não apresentaram nenhuma correlação negativa. Por outro lado, gospel e sertanejo são os gêneros com maior número de correlações negativas (5 cada), indicando serem esses os gêneros com maior rejeição por aqueles que não os apreciam (ou seja, gêneros cujo gosto se revela polarizado, ou o respondente gosta ou ele não gosta).

Também é interessante observar que os gêneros de status apresentam correlações positivas entre si, assim como compartilham a aceitação pelos gêneros pop e reggae, samba (com exceção do rock) e heavy metal (com exceção da MPB); jazz e blues e rock compartilham, ainda, a aceitação por hip hop/rap. Tais gêneros também compartilham a rejeição pelos gêneros sertanejo e pagode, assim como por música gospel (com exceção da clássica).

Tabela 29 - Correlações entre os gêneros musicais.

Gêneros mais apreciados Gêneros menos apreciados Axé pop, sertanejo, pagode, samba,

gospel, MPB, funk, hip hop e rap, reggae e eletrônica

rock e heavy metal.

Clássica rock, pop, samba, jazz e blues, MPB, reggae e heavy metal

sertanejo, pagode e funk.

Eletrônica rock, pop, pagode, jazz e blues, funk, hip hop e rap, reggae, axé e heavy metal.

Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

Funk pop, sertanejo, pagode, samba, hip hop e rap, reggae, axé e eletrônica

clássica.

Gospel sertanejo, pagode e axé rock, pop, jazz e blues, MPB e heavy metal.

Heavy Metal rock, pop, clássica, jazz e blues, hip hop e rap, reggae e eletrônica.

sertanejo, pagode, gospel e axé.

Hip Hop/Rap rock, pop, pagode, samba, jazz e blues, funk, reggae, axé, eletrônica e heavy metal.

Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

Jazz/Blues rock, pop, samba, clássica, MPB, hip hop e rap, reggae, eletrônica e heavy metal

sertanejo, pagode e gospel.

MPB rock, pop, pagode, samba, clássica, jazz e blues, reggae e axé

sertanejo e gospel.

Pagode sertanejo, samba, gospel, MPB, funk, hip hop e rap, reggae, axé e eletrônica

rock, clássica, jazz e blues e heavy metal

Pop rock, clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, reggae, axé, eletrônica e heavy metal

gospel.

Reggae rock, pop, pagode, samba, clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, axé, eletrônica e heavy metal.

Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

Rock pop, clássica, jazz e blues, MPB, hip hop e rap, reggae, eletrônica e heavy metal

sertanejo, pagode, gospel e axé

Samba sertanejo, pagode, clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, axé, reggae

Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

Sertanejo pagode, samba, gospel, funk e axé rock, clássica, jazz e blues, MPB e heavy metal.

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

Tabela 30 - Correlações significativas entre as variáveis estudadas - engajamento x gosto. Horas que ouve

música por dia

Frequência em shows e eventos musicais por ano

Quantia mensal gasta para adquirir música Rock Correlação - ,161** ,129** Significância - ,000 ,000 Pop Correlação ,066* ,063* - Significância ,026 ,033 - Sertanejo Correlação - -,141** -,105** Significância - ,000 ,000 Pagode Correlação - -,084** -,060* Significância - ,004 ,040 Samba Correlação - ,068* ,069* Significância - ,020 ,018 Gospel Correlação - -,168** -,090** Significância - ,000 ,002 Clássica Correlação - ,099** ,135** Significância - ,001 ,000

Jazz/ Blues Correlação ,095** ,149** ,127**

Significância ,001 ,000 ,000

MPB Correlação - ,065* ,077**

Significância - ,027 ,010

Funk Correlação ,064* ,141** -,078**

Significância ,030 ,000 ,008

Hip hop/ Rap Correlação ,134** ,161** -,059*

Significância ,000 ,000 ,044 Reggae Correlação ,123** ,112** -,084** Significância ,000 ,000 ,004 Axé Correlação - - -,104** Significância - - ,000 Eletrônica Correlação ,104** - -,079** Significância ,000 - ,007

Heavy metal Correlação ,083** ,148** ,085**

Significância ,005 ,000 ,004

Fonte: Dados da pesquisa (2017).

Nota. **. A correlação é significante a 1%. Nota. *. A correlação é significante a 5%.

a) Gosto por rock

De forma geral, o gosto por rock se mostrou relacionado a indivíduos com escolaridade alta, jovens, de renda e capital cultural alto. É um público com maior tendência à participação em shows e eventos musicais e a gastar mais dinheiro para adquirir música. Esses indivíduos tendem a gostar também dos gêneros pop, clássica, jazz e blues, MPB, hip hop e

rap, reggae, eletrônica e heavy metal. Por sua vez, tendem a gostar menos de sertanejo, pagode, gospel e axé.

b) Gosto por pop

O gosto por pop se mostrou relacionado aos respondentes com escolaridade alta, jovens, de renda alta e capital cultural alto. Os indivíduos com esse perfil tendem a ouvir mais horas de música por dia e a frequentar mais shows e eventos musicais. Os ouvintes de pop tendem a gostar de rock, música clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, reggae, axé, eletrônica e heavy metal e, de forma geral, não gostam de música gospel.

c) Gosto por sertanejo

O gosto por sertanejo se mostrou relacionado às pessoas com escolaridade, renda e capital cultural baixos (idade não foi significativa). Essas pessoas tendem a gostar dos gêneros pagode, samba, gospel, funk e axé. De forma geral, eles não gostam de rock, música clássica, jazz e blues, MPB e heavy metal.

d) Gosto por pagode

O gosto por pagode se mostrou relacionado aos respondentes com escolaridade, renda e capital cultural baixos (idade não foi significativa). De forma geral, os que gostam de pagode tendem a gostar também de sertanejo, samba, gospel, MPB, funk, hip hop e rap, reggae, axé e eletrônica. Esse grupo tende a não gostar de rock, clássica, jazz e blues e heavy metal.

e) Gosto por samba

O gosto por samba se mostrou relacionado aos indivíduos com escolaridade alta, mais velhos e cujo capital cultural é alto (renda não foi significativa). É um público com maior tendência de participação em shows e eventos musicais e que tende a gastar mais dinheiro para adquirir música. As pessoas que gostam de samba tendem a gostar também dos gêneros sertanejo, pagode, clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, axé, reggae. Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

f) Gosto por música gospel

O gosto por música gospel se mostrou relacionado aos respondentes com escolaridade baixa, mais velhos, de renda e capital cultural baixos. De forma geral, eles tendem a gostar

também dos gêneros sertanejo, pagode e axé. Por outro lado, esse grupo tende a não gostar de rock, pop, jazz e blues, MPB e heavy metal.

g) Gosto por música clássica

O gosto por música clássica se mostrou relacionado às pessoas com escolaridade alta, mais velhos, de renda alta e capital cultural altos. Esse público tende a frequentar mais shows e eventos musicais e também a gastar mais dinheiro para adquirir música. Os que apreciam música clássica tendem a gostar também de rock, pop, samba, jazz e blues, MPB, reggae e heavy metal. Por sua vez, esses indivíduos tendem a não gostar dos gêneros sertanejo, pagode e funk.

h) Gosto por jazz e blues

O gosto por jazz e blues se mostrou relacionado aos indivíduos com escolaridade, renda e capital cultural altos (idade não foi significativa). Esse público se revelou como um dos mais engajados, com tendência a ouvir música mais horas por dia, frequentar mais shows e eventos musicais e a gastar mais dinheiro para adquirir música. São pessoas que gostam também de rock, pop, samba, clássica, MPB, hip hop e rap, reggae, eletrônica e heavy metal e tendem a não gostar de sertanejo, pagode e gospel.

i) Gosto por MPB

O gosto por MPB se mostrou relacionado aos respondentes com escolaridade alta, mais velhos, com renda e capital cultural altos. É grupo que também tende a participar mais de shows e eventos musicais e a gastar mais dinheiro para adquirir música. Os que gostam de MPB tendem a gostar também de rock, pop, pagode, samba, clássica, jazz e blues, reggae e axé e tendem a não gostar de sertanejo e gospel.

j) Gosto por funk

O gosto por funk se mostrou relacionado a indivíduos jovens (escolaridade, renda e capital cultural não foram significativos). É um grupo que tende a ouvir música mais horas por dia e a frequentar mais shows e eventos musicais. Os ouvintes de funk tendem a gostar também dos gêneros pop, sertanejo, pagode, samba, hip hop e rap, reggae axé e eletrônica. Por outro lado, tendem a não gostar de música clássica.

k) Gosto por hip hop/rap

O gosto por hip hop e rap se mostrou relacionado às pessoas jovens e de renda baixa (escolaridade e capital cultural não foram significativos). Eles também tendem a ouvir música mais horas por dia e frequentar mais shows e eventos musicais. De forma geral, os que gostam de hip hop e rap tendem a gostar também de rock, pop, pagode, samba, jazz e blues, funk, reggae, axé, eletrônica e heavy metal. Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

l) Gosto por reggae

O gosto por reggae se mostrou relacionado aos respondentes jovens de capital cultural alto (escolaridade e renda não foram significativas). São pessoas que ouvem música mais horas por dia e frequentam mais shows e eventos musicais no ano. Além do reggae, tendem a gostar também de rock, pop, pagode, samba, clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, axé, eletrônica e heavy metal. Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

m) Gosto por axé

O gosto por axé se mostrou relacionado aos indivíduos jovens (escolaridade, renda e capital cultural não foram significativos). Os ouvintes de axé tendem a gostar também de pop, sertanejo, pagode, samba, gospel, MPB, funk, hip hop e rap, reggae e eletrônica. Por outro lado, tendem a não gostar de rock e heavy metal.

n) Gosto por música eletrônica

O gosto por música eletrônica se mostrou relacionado aos respondentes jovens (escolaridade, renda e capital cultural não foram significativos). São pessoas que tendem a ouvir mais horas de música por dia. Esse público tende a gostar também de rock, pop, pagode, funk, hip hop e rap, reggae, axé e heavy metal. Não houve correlação negativa significativa com nenhum gênero musical.

o) Gosto por heavy metal

O gosto por heavy metal se mostrou relacionado às pessoas com escolaridade alta, jovens, de capital cultural alto (renda não foi significativa). Esse também é um dos grupos com maior engajamento, apresentando maior tendência a ouvir música mais horas por dia, frequentar mais shows e eventos musicais e a gastar mais dinheiro para adquirir música. De

forma geral, as pessoas que gostam de heavy metal gostam também dos gêneros rock, pop, clássica, jazz e blues, hip hop e rap, reggae e eletrônica. E tendem a não gostar de sertanejo, pagode, gospel e axé.

Diante desses resultados, pode-se dizer que pessoas que escutam mais horas de música por dia tendem a gostar mais de gêneros musicais como o pop, jazz e blues, funk, hip hop e rap, reggae, eletrônica e heavy metal.

As pessoas que frequentam mais shows tendem a gostar mais de rock, pop, samba, clássica, jazz e blues, MPB, funk, hip hop e rap, reggae e heavy metal e menos de sertanejo, pagode e gospel.

As pessoas que gastam mais dinheiro para adquirir música tendem a gostar mais de rock, samba, clássica, jazz e blues, MPB e heavy metal e menos de sertanejo, pagode, gospel, funk, hip hop e rap, reggae, axé e eletrônica.

Portanto pode-se dizer que, para a maioria dos gêneros musicais, existem fronteiras entre as quais o gosto transita. Ou seja, com a exceção da música eletrônica, hip hop/rap, reggae e samba, todos os demais gêneros se associam a outros, ao mesmo tempo em que marcam posições de oposição em relação a outros. A forma como essas relações são construídas pelos entrevistados será pormenorizada e, graficamente delineada, na Análise de Correspondência Múltipla, no último subtópico desta seção.