• Nenhum resultado encontrado

2.4 Obstáculos ao Empreendedorismo no Brasil

2.4.2 Perfil Empreendedor

O objetivo deste tópico é compreender as definições do perfil empreendedor.

Segundo os autores Oliveira e Campos (2016) é importante conhecer as características do empreendedor e entender que além do encontro da oportunidade com capacidade de realização, o grande desafio de controlar a

ansiedade no desenvolvimento do negócio e a importância de um planejamento ainda que não se adote plano de negócios.

O perfil empreendedor não faz parte somente de pessoas que fundam empresas ou instituições, o mesmo pode ser identificado em pessoas que prestam serviços ou fabricam produtos para as empresas onde trabalham, com ações e/ou pensamento inovador, melhorando um serviço ou buscando solução para um problema, e até mesmo mobilizando equipes. (FREITAS E MANHÃES, 2016)

Segundo Schaefer et al (2017), o indivíduo empreendedor é um sujeito que tem uma mentalidade empreendedora, a qual se manifesta em um comportamento ou ação empreendedora. Constantemente empenha-se em descobrir oportunidades para inovar, sem medo de assumir riscos.

Menezes (2003) entende que o indivíduo que tem a capacidade de empreender tem um comportamento inovador e criativo, logo, consegue trabalhar novos conceitos, colaborar com outras pessoas, e ter um relacionamento que traz grandes resultados, assim, as características como autoconfiança, necessidade de realização, entusiasmo e otimismo está no perfil do empreendedor, conforme explicadas no quadro 01.

Quadro 01- Características da capacidade, segundo a visão de Menezes (2003).

Item Descrição

Autoconfiança

Autoconfiança faz sentido para as decisões da empresa. Empreender requer encarar os medos caso uma empreitada não dê certo. Seja o investimento em um novo produto ou uma mudança de estratégias de negócio.

Necessidade de realização

Necessidade de um indivíduo de atender metas realistas, receber feedback e experimentar um sentimento de realização.

Entusiasmo

É a energia que move em direção aos objetivos, o que estimula o indivíduo

em ações para alcançar o que deseja. Assim, podemos

descrever entusiasmo como imenso prazer de fazer ou desenvolver alguma coisa. É a capacidade de trabalhar com prazer e determinação, é o sentir-se feliz.

Otimismo

Otimismo é a propensão para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desenredo benéfico, mesmo em situações muito complicadas.

Fonte: Menezes (2003).

Schumpeter foi o pioneiro e o mais influente teórico das ações dos empresários responsável pelas mudanças do capitalismo, conceituando e popularizando o empreendedorismo, as inovações e a chamada “destruição

criativa” (Neto e Sales, 2004).Seus estudos passaram a ser mais conhecidos, especialmente, com a divulgação em língua inglesa dos livros Teoria do Desenvolvimento Econômico (publicado em alemão em 1912) e Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942) onde estão presentes as linhas básicas de seu pensamento segundo Moricochi e Gonçalves (1994). Shumpeter Apud MacGraw (2012, p. 81) menciona cinco tipos de inovação que definem o ato empreendedor:

1. A introdução de um novo bem – ou seja, um produto com o qual os

consumidores ainda não estejam familiarizados – ou seja, de uma nova

qualidade de um bem.

2. A introdução de um novo método de produção, ou seja, um método que ainda

não tenha sido testado pela experiência industrial no ramo industrial em questão.

3. A abertura de um novo mercado, ou seja, um mercado no qual o ramo

industrial específico do país em questão não tenha entrado anteriormente, existisse ou não este mercado.

4. A conquista de uma nova fonte de abastecimento de matérias-primas ou

produtos semimanufaturados, também independentemente do fato de essa fonte já existir ou ainda ter de ser criada.

5. “A promoção de uma nova organização de uma indústria qualquer, como a

criação de uma posição monopolista (por exemplo, através da formação de um truste) ou o rompimento de uma posição monopolista. ”

Contudo, para empreender com eficácia e assegurar o sucesso do negócio, Luecke (2007) afirma que é preciso que o empreendedor, alie análise, planejamento estratégico, capacidade de implementação e controle para o seu negócio. Segundo o autor, são estes os elementos fundamentais para o êxito de empreendimentos inovadores. Demonstrados no quadro 02:

Quadro 02- Elementos para obtenção de êxito no empreendimento, segundo a visão de Luecke (2007).

Item Descrição

Análise A realização de uma análise tem o objetivo de detalhar cada parte de um

todo, para conhecer melhor sua natureza, suas funções, relações e causas.

Planejamento estratégico

É o conjunto de mecanismos que utiliza técnica, e métodos para contextualizar e definir processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso.

Capacidade de implementação

É a capacidade de criar certas condições para que o objetivo seja alcançado ou colocado em prática.

Controle O objetivo do controle consiste em analisar as atividades efetivas, para

que fique de acordo com as atividades, e com os projetos originais, que foram planejados.

Fonte: LUECKE (2007).

McClelland (1972), tendo como enunciação a confrontação de desafios e a percepção de oportunidades dos indivíduos, especificou a sociedade em dois grupos, os que apresentam predisposição para empreender e os que não se delineariam a correr riscos de tal natureza.

O estudo das peculiaridades do primeiro grupo, permitiu a McClelland (1987) traçar um perfil empreendedor, que está constantemente em busca de realização profissional e pessoal. Zampier e Takahashi (2014) salientam que este perfil é notado por ações empreendedoras, sendo que tais ações refletem a conduta do empreendedor, o que comprova a ideia de McClelland (1987), que segmentou estas características em três categorias: realização, planejamento e poder e referem-se as subsecutiva características: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; comprometimento; exigência de qualidade e eficiência; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos e; independência e autoconfiança. Sendo estas, as características que o empreendedor bem-sucedido deve ter ou que precisa desenvolver (MSI, 1990). Esses conglomerados apontam uma série de características, definida pelo comportamento empreendedor frente aos desafios experimentado em seu cotidiano. Segundo a visão de McClelland o perfil empreendedor possui várias características, que são elas descritas no quadro 03:

Quadro 03 - Elementos para obtenção de êxito no empreendimento, segundo a visão de McClelland (1987)

Item Descrição

Busca de oportunidades e

iniciativa

Capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas, age com proatividade, antecipando-se às situações. Busca a possibilidade de expandir seus negócios.

Persistência É a habilidade que auxilia a atingir um objetivo, a alcançar o que deseja,

a qualidade daquilo que persiste, que é constante e tem firmeza. Comprometimento

O indivíduo comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos. A responsabilidade é inseparável do comprometimento e, portanto, um empreendedor que se mostra irresponsável dificilmente será comprometida com seu empreendimento

Exigência de qualidade e

eficiência

Essa é uma característica relevante, pois o empreendedor de sucesso, visa a qualidade nos serviços e produtos. Sabendo que não é um diferencial, mas sim uma obrigação da empresa, para conquista e fidelização de clientes.

Correr riscos calculados

São inerentes a um empreendimento e deve se correr de forma consciente com o objetivo de alcançar um determinado objetivo. Trata- se de uma forma de aproveitar as oportunidades identificadas e minimizar os riscos envolvidos na ação.

Estabelecimento de metas

Auxilia uma empresa a planejar as estratégias mais adequadas para seu crescimento e, portanto, é vital que as empresas sejam realistas na hora de definir suas metas

Busca de informações

A qualidade e profundidade das informações que o empreendedor absorve junto ao mercado, é que definem o crescimento do seu negócio.

Planejamento e monitoramento

sistemáticos

É o andamento do comportamento de estabelecimento de metas, ou seja, é o monitoramento constante para que as metas sejam alcançadas.

Persuasão

Ação de fazer com que alguém acredite ou passe a acreditar no empreendimento, serviço ou produto. Ação de persuadir, de convencer alguém sobre alguma coisa ou fazer com que essa pessoa mude de comportamento e, ou opinião.

Rede de contatos

Pratica que trabalhar a rede de contatos. É uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais destaque, e que viabiliza a construção de relações com pessoas do entorno profissional.

Independência e autoconfiança

Relaciona-se em correr riscos calculados, de forma que

a independência das situações adversas e autoconfiança em si mesmo determinam o sucesso de um empreendimento.

Fonte: MCCLELLAND (1987).

Segundo McClelland, (1972), essa dimensão de características é a primeira necessidade identificada entre os empreendedores bem-sucedidos. Esse modelo mensura o empreendedorismo em cinco dimensões. São elas: 1 – necessidade de realização; 2 – necessidade de autonomia; 3 – tendência criativa; 4 – disposições a riscos e 5 – impulso e determinação. E, senão, a grande impulsionadora das pessoas na construção de um empreendimento. Esse tipo de característica faz que a pessoa desenvolva uma visão de onde deseja chegar, além de autossuficiência e uma postura mais otimista, na maioria das vezes. Ainda se destacam a confiança em si mesmo, a persistência nos objetivos, o alto grau de energia para atingir e concluir seus objetivos (RUSSO E SBRAGIA, 2007).

Segundo Bonetto (2017, p. 3) para ter perfil empreendedor, a pessoa precisa ter essas características principais, conforme Quadro 04, podendo ser relativas à realização, relativas ao planejamento ou relativas ao poder.

Quadro 04 – Características do empreendedor na visão de Bonetto (2017)

Buscar

oportunidades e

tomar a iniciativa

O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser requisitado ou

compelido, age para expandir o negócio, desfruta as oportunidades

novas para começar um negócio.

Correr riscos

calculados

Avalia as alternativas, age para controlar os resultados, toma riscos moderados.

Exigir qualidade e eficiência

Age de maneira a realizar ações, desenvolve procedimentos para assegurar que o trabalho seja executado a tempo e que atenda aos padrões de qualidade.

Ser persistente O empreendedor age diante de um obstáculo significativo, assume

responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário para atingir metas e objetivos.

Ser comprometido Faz sacrifício pessoal para completar as metas que foram

determinadas, se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do curto prazo. Buscar informações Está sempre buscando novos métodos e novas informações para

aprimorar o serviço.

Estabelecer metas O empreendedor estabelece metas e objetivos que são desafiantes.

Ter planejamento e monitoramento sistemático

Planeja dividindo tarefas de grande porte em sub tarefas com prazos definidos, constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e as mudanças circunstanciais, utiliza registros financeiros para tomar decisões.

Ter persuasão e rede de contatos

O empreendedor utiliza estratégias para influenciar ou persuadir pessoas. Trabalha com pessoas chave, age para desenvolver e manter relações comerciais.

Ser independente e autoconfiante

O empreendedor busca autonomia em relação a normas e controles de terceiros, mantém seu ponto de vista, expressa confiança na sua própria capacidade de enfrentar um desafio.

Fonte: Bonetto, (2017)

Segundo Dornelas (2005, p. 33-34) cita algumas características dos empreendedores bem-sucedidos. Demostrados no quadro 05.

Quadro 05 - Características dos empreendedores, segundo a visão de Dornelas (2005).

Item Descrição

Visionários

É a qualidade do empreendedor que é idealista, que tem ideias extravagantes e incomuns, acreditando estar enxergando tendências ou conceitos que estão à frente de seu tempo.

Bons tomadores de decisões

São aqueles que tomam a maioria de suas decisões rapidamente. Seu nível de confiança na previsão do resultado de uma decisão é uma função da quantidade de informações sobre a decisão a ser tomada.

Dedicados Possui excesso de empenho; aplicado sobre seu empreendimento.

Líderes Empreendedores que se destaca de maneira informal, uma referência dentro de um grupo que motiva e que serve de exemplo para os demais.

Assumem riscos e desafios

É a disposição de enfrentar desafios, de abandonar uma vida estável e relativamente segura de assalariado para experimentar os limites de sua capacidade em um negócio próprio.

Bons exploradores das oportunidades

Traço de caráter que leva alguém a empreender alguma coisa ou tomar decisões por conta própria; disposição natural; ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros.

Determinados e dinâmicos

Empreendedor decidido, que tem sua total concentração em uma coisa ou em diversas.

Criam boas relações

Possuem relação interpessoal, constroem em um ambiente de trabalho mais harmonioso e fluído, onde os funcionários têm uma boa comunicação.

Criam valores para a sociedade

Cria geração de valor para a competitividade da empresa e, principalmente, para a sociedade na qual a mesma está inserida.

Bons planejadores Consiste no ato de criar e conceber antecipadamente uma ação, desenvolvendo estratégias programadas para atingir determinado objetivo.

Fonte: Dornelas, (2005)