• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO

5.2 Perfis dos Fornecedores e Clientes da Coleta

Para a distribuição do questionário de fornecedor foram selecionados: cinco grandes fornecedores nacionais de sistema ERP e um grande fornecedor de serviços em consultoria de ERP. A seleção da amostra foi feita de forma intencional, ou seja, não foi utilizada probabilidade, mas foram escolhidas empresas com representatividade de mercado. No quadro 5.1, são descritas, resumidamente, as principais características destes fornecedores extraídas das páginas públicas da internet e ou de folders da empresa.

Registrando que os fornecedores B e C estão juntos, pois pertencem á mesma matriz fornecedora de ERP e foram considerados fornecedores independentes nas análises por atuarem em regiões diferentes. Os fornecedores A e B, selecionados para segunda fase de análise envolvendo os clientes, são os mais antigos com mais de duas décadas.

89

QUADRO 5.1 - Perfil das empresas nacionais fornecedoras de Sistema de gestão empresarial para PMEs da primeira coleta:

FORNECEDOR A B e C D E F

FUNDAÇÃO 1983 1978 1986 1992 1987

Nº DE CLIENTES 6.000 2.000 500 3000 (líderes de mercado) 700

Nº DE MÓDULOS 20 principais 6 principais

67 vinculados 36 50 -

CARACTERÍSTICAS

Atua em inúmeros segmentos verticais, tais como educação, governo, saúde e varejo. Líder de mercado Low-end ERP/CRM

Software escalonado

Utiliza TOC (teoria das restrições) em seus produtos e serviços ERP; ISO 9001:2000 em treinamento, manutenção e suporte em ERP; Módulo configurador de produtos (customizações).

- otimizando desempenho, instalação, conversão e desenvolvimento. - Banco: Progress, Oracle, SQLServer. Java, WebSpreed. ASP e a segunda geração BSP (Businness Service Provider)

- Multi-plataforma - Multi-camadas - Vários Bancos

- Ferramenta de desenvolvimento; - Acesso local ou remoto - Dicionário de dados.; - ASP sever

- Informatização no nível

operacional, gerencial e estratégico. Ferramenta IBolt de integração do processo de negócio com ERP, CRM SCM.

Co-desenvolvedora e parceira global de um grande produto; Não sendo fornecedora direta; Centenas de implementações em empresas de médio porte de diversos segmentos.

Primeiro ERP a trabalhar com sistema Operacional de código aberto (Linux)

Software desenvolvido com recursos avançados das ferramentas Informix-4GL e Powerbuilder com alto grau de aderência

funcional/operacional e com suporte a ISO9000, Kanban e Just-in-time. Sistemas verticais como o CRM e exportação.

Prêmio B2B como Melhor Solução ERP para o middle market.

SERVIÇOS ASP (Application Service

Provider)

ASP

BSP (considerada segunda geração do ASP)- terceiriza praticamente todos os processos de negócios que não são o foco de uma corporação

Interface gráfica; WEB

EDI, multi-empresa, workflow

ASP Server e ferramenta CASE.

FERRAMENTA MPN Não tem Visio Própria Aris Toolset Aplicativos Word/Excel

IMPLEMENTAÇÃO Metodologia própria declarada na internet

Metodologia própria declarada na internet

SOLUÇÃO WEB

Principais fornecedoras de sistemas para os setores do midrange, high- end, bem como, em soluções para Business Intelligence, CRM, Recursos Humanos e Supply Chain.

B2B; CRM, BI, EDI. Pedidos/ financeiros

Instituição de Investimento- B2B; CRM.

90

No quadro 5.2 estão relacionados os clientes, sugeridos pelos fornecedores (A e B), que retornaram o segundo envio de questionários, sendo os a(i) clientes pertencentes ao fornecedor A e os b(j) clientes pertencentes ao fornecedor B. QUADRO 5.2 Perfil dos clientes analisados.

LEGENDA RESPONDENTE CARGO DO RAMO DA ATIVIDADE PORTE FUNCIONÁRIOS NÚMERO DE

a(1) Responsável pelo CPD Indústria de doces Média 350

a(2) Gestor de TI Serviço de engenharia elétrica e desenvolvimento Industrial Média 250

a(3) Diretor Superintendente Agrícola Média 281

a(4) Analista de Sistemas Indústria de Bebidas Média 280

a(5) Gerente Administrativo financeiro Cooperativa de produção e consumo Pequena 180

a(6) Gerente de Sistemas Distribuição de materiais fotográficos Pequena 150

a(7) Coordenador de Informática Educação Média 780

a(8) Gerente de Informática Revenda, produção e transporte de insumos agrícolas. Média 250

a(9) Diretor Comércio Pequena 50

a(10) Coordenador de Sistemas Distribuição de gás canalizado Pequena 42

b(1) Gerente de Tecnologia Indústria Pequena 100

b(2) Supervisor de Sistemas Agroindústria Média 1500

b(3) Coordenador de informática Componentes elétricos e eletrônicos Média 1500

Nota-se, pelas legendas do quadro 5.2, que foram dez clientes do fornecedor A e três clientes do fornecedor B. Para um melhor entendimento destes clientes que retornaram o segundo tipo de questionário, nas figuras a seguir estarão as características gerais da representatividade desta amostra.

Na figura 5.1 os gráficos mostram a porcentagem de clientes, que responderam ao segundo tipo de questionário e a porcentagem total deste retorno. Cabe observar que o total geral de retorno dos questionários enviados na segunda fase ficou em 16,2%. Esta porcentagem de retorno seria uma desvantagem já conhecida desta técnica, que , segundo (LAKATOS & MARCONI, 1991), seria inferior a 25%. Na primeira fase da coleta, ao contrário, obteve-se o retorno de 100% dos questionários da amostra selecionada. R ETOR N O D E QU ES TI ON ÁR I O C LI EN TES D O FORNECEDOR B 11,1% 19 3 ENVIADOS RESPONDIDOS R ETOR N O D E QU ES TI ON ÁR I O TOTAL GERAL 16 ,2% 7 5 13 EN VI A D OS R ES P ON D I D OS R ETOR N O D E QU ES TI ON ÁR I O C LI EN TES D O FORNECEDOR A 17,8% 5 6 10 ENVIADOS RESPONDIDOS

91

Quanto ao porte e ao setor dos clientes que retornaram, a maior parte da amostra é de média empresa do setor da indústria, como pode ser visto na figura 5.2, abaixo. Para classificar o porte das empresas clientes que retornaram, foi utilizado como parâmetro o faturamento anual do fornecedor B (tabela 1.2) para todos os clientes.

Foi interessante haver empresas da amostra de ambos os setores, da indústria e de serviço, já que empresas baseadas mais em serviços do que em produtos, como na indústria, suas vantagens competitivas devem ser observadas com mais cuidado ao implementar o ERP (DAVENPORT, 1998) e, conseqüentemente, poderá ser observado neste setor características diferenciadas no momento da customização.

O cargo ocupado pelos profissionais que responderam os questionários ficou representado, em sua maioria, pela área de informática e não pela área administrativa. Mostrando que sistema ERP, também nas PMEs, são administrados com o foco na tecnologia da empresa e não na de negócio.

Este alto índice de respondentes pertencentes à área de informática pode sinalizar, também, uma observação feita por DAVENPORT (1998) dizendo que nas grandes empresas os executivos enxergam o sistema ERP como, primeiramente, uma mudança tecnológica e responsabilizam a área de informática como gerente do sistema.

QUESTIONÁRIO DE CLIENTE CLASSIFICAÇÃO DO PORTE DA EMPRESA 5 8 PEQUENA MÉDIA QUESTIONÁRIO DE CLIENTE SETOR DA EMPRESA 8 5 IN D Ú ST R IA SER V IÇO

FIGURA 5.2 - Classificação dos clientes por porte e setor da empresa.

QUESTIONÁRIO DE CLIENTE

CARGO DOS RESPONDENTES

2 3 %

77% ADMINISTRATIVO

INFORMÁTICA

92

Observa-se na figura 5.4 que o tempo de implementação para a maioria das empresas da amostra foi de até 1 ano.

Nos dados do gráfico, acima, das 7 empresas que implementaram em até 1 ano, 4 pertencem á pequena e 3 á média empresa. As que ultrapassaram mais de 2 anos na implementação estão inseridas no porte de média empresa. Segundo DAVENPORT (2002) existe uma variedade de formatações de implementação do ERP que considera algumas abordagens alternativas, como mostrou o quadro 3.3, que leva em conta duas dimensões: o prazo de implementação (tempo) e o foco das mudanças (técnica ou de negócio). Isto poderá ser avaliado mais adiante nas análises.