• Nenhum resultado encontrado

Perspetiva Geral da Partilha

No documento Oracle Cloud F (páginas 91-93)

• Partilhar Ficheiros • Partilhar Pastas • Parar Partilha

• Verificar Histórico de Acessos ao Ficheiro

• Recuperar um Ficheiro Apagado numa Pasta Partilhada • Sugestões de Partilha

• Resolver Problemas de Partilha Vídeo

Perspetiva Geral da Partilha

Poderá necessitar de colaborar com outras pessoas e partilhar informações, mas deve certificar-se de que apenas as pessoas certas têm acesso a essas informações. O tipo de partilha que utiliza depende do que pretende partilhar:

Ficheiros: Pode criar uma ligação e enviá-la por correio eletrónico para alguém, ou utilizá-la numa mensagem instantânea, num documento ou noutra aplicação. O envio de uma ligação é útil se necessitar de conceder acesso a pessoas conforme necessário para ficheiros específicos. A única forma do destinatário ter acesso ao ficheiro é através da ligação. Existem ligações públicas e ligações de membros, cuja descrição encontra-se a seguir.

Pastas: Pode enviar uma ligação para uma pasta ou pode acrescentar pessoas ou grupos como membros à pasta. Quando acrescenta membros a uma pasta, essas pessoas e grupos podem aceder a todo o conteúdo na pasta. Isto pode ser útil se estiver a trabalhar num projeto de grandes dimensões, por exemplo, e for necessário aceder continuamente à informação.

Se partilhar pastas com outras pessoas e conceder-lhes permissão para acrescentar conteúdo às pastas, esse conteúdo conta para a sua quota de armazenamento. Por exemplo, se a sua pasta contém 500 MB de ficheiros e, após partilhá-la, outros

utilizadores acrescentarem outros 300 MB de ficheiros, os 800 MB combinados contam para a sua quota.

Se tiver acesso a mais de 100 pastas (quer lhe pertençam ou sejam partilhadas consigo), os resultados da pesquisa estarão incompletos, uma vez que as pesquisas estão limitadas a 100 pastas.

O administrador de serviços é o responsável pela gestão do Oracle Content and Experience para a sua organização. Essa pessoa define a quantidade de

armazenamento que o utilizador pode utilizar. Se necessitar de mais espaço de armazenamento do que aquele que possui atualmente, contacte o administrador de serviços.

Deve decidir o que as pessoas podem fazer com o seu conteúdo partilhado atribuindo- lhes perfis de grupo. Quando acrescentar membros a pastas, determine o respetivo perfil de grupo nessas pastas. Pode permitir que os documentos sejam apenas visualizados ou decidir que as pessoas podem editá-los e importar novas versões. Podem ser utilizados os seguintes perfis de grupo:

Visualizador: Os visualizadores podem ver os ficheiros e as pastas, mas não podem efetuar alterações.

Descarregador: Os descarregadores podem também descarregar ficheiros e gravá- los nos seus próprios computadores.

Contribuidor: Os contribuidores podem também modificar ficheiros, atualizar ficheiros, importar novos ficheiros e apagar ficheiros.

Gestor: Os gestores têm todos os privilégios dos outros perfis de grupo e podem acrescentar ou retirar pessoas como membros.

Nota: Se o administrador do sistema tiver ativado a integração do Microsoft Office Online, os visualizadores só podem ver a pré-visualização do ficheiro no cliente web, os exportadores podem também visualizar o ficheiro no Microsoft Office Online e os contribuidores e gestores podem, além disso, editar o ficheiro no Microsoft Office Online.

Também está disponível o perfil de grupo Proprietário que inclui todas as permissões para gerir uma pasta, incluindo apagá-la.

Os Contribuidores e os Gestores podem apagar conteúdo e subpastas. Se um item partilhado é apagado, aparece na pasta Lixo do proprietário do item e da pessoa que o apagou.

Ao colaborar com parceiros e fornecedores externos, pode fornecer ligações públicas restritas para os ficheiros, para que todos tenham o nível de acesso correto. Também pode definir códigos de acesso e datas de expiração para as ligações para uma maior segurança. Mantenha o controlo monitorizando quem acedeu a que ficheiros

partilhados e quando.

Veja uma breve demonstração da partilha (só em inglês).

Ligações Públicas

Uma ligação pública fornece acesso a esse ficheiro ou pasta específica e não a outros. O seu administrador do serviço pode desativar a utilização de ligações públicas e definir quem pode aceder a essas ligações (qualquer pessoa ou apenas os utilizadores registados).

Quando cria uma ligação pública, acrescenta um nome à ligação de forma a que possa controlar se for utilizada. Pode também acrescentar uma mensagem com a ligação e

Perspetiva Geral da Partilha

escolher permissões para a ligação. Isto determina o que o destinatário pode efetuar com a ligação. Pode ajustar o perfil de grupo máximo utilizado para ligações públicas nas suas preferências, acedidas através do browser da Web. O administrador do serviço poderá também limitar os perfis de grupo permitidos para ligações públicas. Os perfis de grupo são os mesmos que os utilizados ao acrescentar membros a pastas (Visualizador, Descarregador ou Contribuidor).

Quando criar uma ligação pública, caso o seu administrador tenha concedido permissão para tal, pode optar por enviar a ligação para Todos, o que significa que pode enviá-la para as pessoas que não têm uma conta do Oracle Content and Experience ou pode limitar os destinatários para Todos os Utilizadores Registados, isto é, para as pessoas que tiverem uma conta.

Pode também definir uma data de expiração opcional, para indicar quando a ligação pública deverá deixar de funcionar, e um código de acesso. Os códigos de acesso são como senhas para uma ligação pública. Pode definir um código de acesso e a pessoa que obtém a ligação necessitará de introduzir o código para utilizar a ligação. Isto permite-lhe acrescentar uma medida adicional de segurança em qualquer ligação pública que enviar. Terá de enviar o código de acesso à pessoa que recebe a ligação para que a possa utilizar. Caso contrário, essa pessoa não conseguirá aceder ao conteúdo associado à ligação.

Ligações de Membros

Este tipo de ligação requer que uma pessoa seja membro da pasta e requer que a pessoa entre em sessão numa conta do Oracle Content and Experience para poder utilizar a ligação. Quando utilizar uma ligação de membro, pode escolher Acesso

Online que permite ao destinatário visualizar o ficheiro ou a pasta. Também pode utilizar uma ligação Exportação Direta quando partilhar um ficheiro. Isto permite ao destinatário exportar um ficheiro sem o visualizar.

No documento Oracle Cloud F (páginas 91-93)