• Nenhum resultado encontrado

O presente trabalho caracteriza-se por uma revisão de literatura, que visa analisar o sistema tático utilizado pela seleção brasileira nas copas do mundo as quais o Brasil sagrou-se campeão, além de um breve resumo da história do futebol e de todas as copas.

Conforme Santos, 2012:

A revisão da literatura, também chamada “revisão bibliográfica”, “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, visa a demonstrar o estágio atual da contribuição acadêmica em torno de um determinado assunto. Ela proporciona uma visão abrangente de pesquisas e contribuições anteriores, conduzindo ao ponto necessário para investigações futuras e desenvolvimento de estudos posteriores. Enfim, ela comprova a relevância acadêmica do trabalho realizado por um pesquisador

Os artigos foram estruturados nas referências bibliográficas da seguinte maneira: autor, referência completa e ano de publicação. O período de desenvolvimento deste estudo foi março de 2014, onde teve por inicio seu projeto à data final de entrega do trabalho de conclusão de curso, baseada em uma série de relatos e artigos científicos. Porém a pesquisa, também trouxe consigo uma série de dificuldades, para sua realização, como por exemplo, o achado de dados concisos, literaturas específicas, percebeu-se que muito se fala sobre o assunto, mas sem a confirmação dos autores, editoriais entre outros.

O estudo parte de uma situação encontrada na história das Copas do Mundo de futebol, a partir das pesquisas bibliográficas. Porém, para atingirmos o objetivo proposto, sentimos grandes dificuldades na busca de informações mais profundas e faz-se necessário buscar na internet dados que não são os de autores renomados.

CONCLUSÃO

A evolução crescente dos esportes praticados, é um fenômeno significativo, por ser o esporte de forma geral, artifício utilizado para garantir, uma melhor qualidade de vida. Como sendo o futebol, um dos esportes mais praticado nacionalmente, a evolução no sistema tático especificamente traz consigo grande impacto a pratica do mesmo. Causando com isto não só uma mobilização regional, mas também agindo de forma global, eis á relevância deste estudo.

A tática utilizada tem o intuito de organizar a equipe dentro de campo, sendo escolhida criteriosamente, na intenção de objetivar os componentes do grupo a atacarem ou defenderem com mais eficácia, na intenção da conquista do objetivo comum. Através de estudos bibliográficos, pode-se perceber que com o passar dos anos, inúmeros esquemas táticos foram criados, e aperfeiçoados, estes sistemas são identificados normalmente por três números, que classificam o numero de jogadores na defesa, meio-campo e ataque, alguns sistemas tem característica mais defensiva e outros mais ofensivos e de diferentes formas tentam tornarem-se equivalentes em uma partida.

Para entender um pouco melhor a evolução dos sistemas e do futebol de forma geral, buscou-se saber um pouco sobre sua história e notou-se que por mais rudimentar que este esporte fosse, mesmo nos primórdios da história, o objetivo dos times era o mesmo dos times atuais, a vitória.

Com a conclusão deste estudo, pode-se perceber que com o passar dos anos, os níveis de exigências no esporte aumentaram significativamente, para todos os profissionais atuantes, como jogadores, que eram extremamente técnicos e ofensivos e hoje no futebol moderno precisam destacar-se além da técnica no quesito condicionamento física que praticamente se sobrepõe a técnica antiga, os

treinadores que ao organizar seus componentes precisam estudar a equipe adversária, para definir sua tática de jogo.

Nota-se que nas primeiras copas onde o Brasil sagrou-se campeão, a equipe brasileira era extremamente ofensiva, e não se preocupavam tanto com a marcação do adversário, já nos últimos vinte anos com o crescimento do esporte, houve a necessidade da especialização de seus treinadores, e isso garantiu as partidas uma mudança drástica, onde os times tornaram-se mais compactos, mais equilibrados na defesa, não esquecendo o ataque.

Percebe-se que o Brasil foi Campeão usando um sistema tático que é a distribuição e posicionamento dos jogadores no campo além das características individuais e coletivas dos atletas. Salientamos que o Brasil mesmo não tendo sido o país de referência para o surgimento desta modalidade, é o país de maior número de crianças, jovens e adultos que praticam esta modalidade por isso é destaque na formação de bons jogadores, e isto é visto principalmente por ser o Brasil o país com o maior número de títulos mundiais, sendo ele o único pentacampeão.

REFERÊNCIAS

ACAMPORA, Ricardo. 1994: Brasil é tetracampeão. Publicado 05 de abril de 2002. Disponível em: <www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020326_copa94.shtml>. Acesso em: 07/11/2014.

Brasil encanta e conquista o tri. Disponível em:

<fifa.com/tournaments/archive/worldcup/mexico1970/index.html>. Disponível em: 28/10/2014

CARDOSO, Julio Cesar. Disponível em: <futdados.com/russia-estatisticas-em- copas-desempenho-geral-quem-mais-jogou-e-maiores-artilheiros/> Pesquisado em 05/11/2014.

DINIZ, Guilherme. Imortais do Futebol: A maior enciclopédia digital com o melhor da história do futebol mundial. 10 de março de 2012. Disponível em:

<imortaisdofutebol.com/2012/03/10/selecoes-imortais-brasil-1970> Pesquisado em 29/10/2014.

Disponível em:

<esporte.uol.com.br/ultimas/reuters/copa/2002/06/30/ult1001u1543.jhtm> Eduardo Acquarone. Pesquisado em 24/11/2014.

Disponível em: <fifa.com/tournaments/archive/worldcup/uruguay1930/> Plataformas Sociais Oficiais da FIFA. Autor desconhecido. Pesquisado em 02/12/2014.

Disponível em: <www.sportv.globo.com>

Disponível em: <futpedia.globo.com/campeonato/copa-do-mundo/1958> Disponível em: <futpedia.globo.com/campeonato/copa-do-mundo/1962> Disponível em: <futpedia.globo.com/campeonato/copa-do-mundo/1970> Disponível em: <futpedia.globo.com/campeonato/copa-do-mundo/1994> Disponível em: <futpedia.globo.com/campeonato/copa-do-mundo/2002>

Disponível em: <mochileiro.tur.br/copa-1970.htm>. Mochileiro descobrindo o Brasil. Pesquisado em 31/10/2014.

Disponível em:

<www.bbc.co.uk/portuguese/copadomundo/020621_braingag.shtml21 de junho, 2002 - Publicado às 08h51 GMT – visitado em 20/11/2014.

Disponível em: <www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebol.html>. 2005. Visitado 18/06/2014.

Disponível em:

<www.territorioeldorado.limao.com.br/noticia.php?req=esp162043.shtm>. História das copas do mundo: México 1970 26/05/2010 pesquisado em 31/10/2014.

FAVERO, Rodrigo; MENDES, Renato. Copa do Mundo: Como tudo começou. News - Nº10 - Junho de 2010. Pesquisado 02/12/2014.

GACIBA, O sesquicentenário das primeiras regras do futebol 1863-2013. Disponível em: <sportv.globo.com/platb/blog-do-gaciba/2013/04/24/o-sesquicentenario-das-primeiras- regras-do-futebol-1863-2013/>. 2013 Visitado: 10/06/2014.

JÚNIOR, José Roberto. História das Copas do Mundo: Chile – 196224 de maio de 2010. Disponível em: <www.limao.com.br/noticia.php?req=esp161590.shtm>

LOBO, Felipe. Os cinco maiores jogos entre Brasil x Espanha da história. Disponível em: <trivela.uol.com.br/os-cinco-maiores-jogos-entre-brasil-x-espanha- da-historia/. 27/10/2014.

MESQUITA; GARGANTA; GRECO; COSTA. Ensino-aprendizagem e treinamento dos comportamentos tático-técnicos no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2009.

MORAES, Vendite. Sistema, Estratégia de jogo no futebol: Análise do conhecimento dos Profissionais que atuam no Futebol, 2004

NETO, Benites, Barbieri. Os sistemas de jogo e as regras do futebol: Considerações sobre suas modificações. Rio Claro, Jun. 2009.

RONDINELLI, Paula. Disponível em: <www.brasilescola.com/educacao-fisica/copa- mundo.htm> Acesso em: 30/11/2014.

SILVA, Sidney Barbosa. Resumo da história do futebol.

SILVA; André Xavier. História do futebol no Brasil: Uma análise a partir do metabolismo histórico dialético. Universidade estadual de londrina. 2011.

Seleção brasileira campeão da copa do mundo de 1958

Seleção brasileira bicampeão na copa do mundo de 1962

Documentos relacionados