• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa de campo

No documento ANA FLÁVIA SILVA COSTA (páginas 43-48)

4 ATRIBUTOS DO PRODUTO

4.3 Pesquisa de campo

A pesquisa de campo realizada teve como objetivo a busca de informações do público classe média alta. Como o público da WoodenCraft se caracteriza como classe média alta, a pesquisa de campo foi realizada com moradores de casas um condomínio fechado. O condomínio está localizado em São José no estado de Santa Catarina.

Para a obtenção das informações foram realizadas entrevistas em 18 casas e com 19 moradores, entre um período de duas semanas (de 03/10/2016 à 14/10/2016). A entrevista foi feita a partir de um questionário semiestruturado com perguntas fechadas e outras abertas. As perguntas foram lidas e anotadas as respostas pela própria autora deste projeto. No decorrer das entrevistas foi possível uma conversa informal e proveitosa, que trouxe informações pertinentes para o desenvolvimento da luminária, como por exemplo o tipo de luminária a ser desenvolvida, os materiais a serem utilizados, sua forma e cores.

A técnica de pesquisa utilizada foi a entrevista. Segundo Lakatos e Marconi (2010), o principal objetivo da entrevista é a obtenção de informações do entrevistado sobre determinado assunto ou problema. O tipo de entrevista utilizada foi a padronizada ou estruturada, em que se faz o uso de um roteiro pré-estabelecido por parte do entrevistador, ou seja, as perguntas feitas pelo entrevistador são pré-determinadas. Tal pesquisa deve ser elaborada de preferência com pessoas selecionas de acordo com um plano (LAKATOS; MARCONI, 2010). O roteiro da entrevista encontra-se no apêndice B.

4.3.1 Análise dos dados

A tabela abaixo mostra os dados colhidos através das entrevistas realizadas. Tabela 1 – Características dos entrevistados.

Número total de entrevistados 19 Homens 3 Mulheres 16 Número de entrevistados com o

segundo grau completo 19 Número de entrevistados com nível

superior completo 13 Faixa etária dos entrevistados

Entre 15 a 25 anos 0 Entre 26 a 35 anos 5 Entre 36 a 45 anos 5 Entre 46 a 55 anos 4 Entre 56 a 65 anos 5 Com mais de 65 anos 0

Fonte: Arquivo Pessoal.

Na questão número 1 foram citados alguns atributos que deveriam ser classificados por ordem de maior importância para o entrevistado. O objetivo era compreender quais características eram consideradas mais relevantes para o entrevistado no que diz respeito a um produto de qualidade. O gráfico 3 – Ordem de relevância das características de um produto, mostra em porcentagens quais atributos os entrevistados consideram de maior importância ao pensar em um produto de qualidade.

Gráfico 1 – Ordem de relevância das características de um produto.

Fonte: Arquivo Pessoal.

É interessante observar que ao avaliar um produto como sendo de qualidade os entrevistados atribuíram maior pontuação ao atributo durabilidade, em seguida por ordem de maior importância apareceu o atributo funcional, único, com formas que o agradam e por último o atributo barato.

Através da entrevista foi possível perceber que para os entrevistados um produto bom, de qualidade deve ser essencialmente durável e funcional. Além dessas características os entrevistados demonstraram interesse e enxergam qualidade em produtos únicos. Em relação ao preço a maioria dos entrevistados demonstraram que preferem investir em um produto com preço mais elevado, porém durável, do que comprar um produto de menor valor, porém que não fosse durável.

Na questão de número 2 foi questionado ao entrevistado se ele considerava o tempo de duração do produto antes da realização da compra. O objetivo era saber se o entrevistado, na hora da compra de um produto, opta por aquele que irá durar por um bom tempo ou se ele prefere aqueles que lhe agradam esteticamente e apresentam um bom preço, porém que não durem tanto para poder renovar a decoração com maior frequência. O resultado desta questão mostrou que 9 pessoas optaram por produtos duráveis e 10 optaram por produtos com menor tempo de duração pois tem o interesse de renovar a decoração da casa com maior frequência.

Ao analisar esse resultado é relevante concluir que para os participantes uma peça de decoração, como uma luminária, não precisa ser uma peça que permaneça em suas casas a vida toda, pois eles pretendem renovar a decoração de tempos em tempos. A partir de tal informação é possível ter como norte o desenvolvimento de uma luminária com características estéticas próprias do design contemporâneo. Ao passar do tempo e com as mudanças de padrões estéticos tal luminária poderá estar sujeita a ser substituída por outra.

Gráfico 2 – Durabilidade.

Fonte: Arquivo Pessoal.

A questão de número 3 foi elaborada com o objetivo de entender que tipos de materiais eram vistos como de qualidade para o entrevistado. Foram citados alguns materiais específicos para que o entrevistado pontuasse em quais deles ele enxergava valor, e como ele avaliava os materiais. No gráfico 3 – Avaliação dos materiais, é possível perceber quais os materiais foram vistos como de maior valor para os participantes.

Os três materiais bem avaliados pelos entrevistados foram o aço inox (100%), o vidro (92%) e a madeira de lei (87%) respectivamente. Para auxiliar os entrevistados sobre os materiais, foram fornecidas imagens que exemplificavam o tipo de material que estava sendo citado. Tal material encontra-se no apêndice B.

Ao atribuir qualidade a madeira de lei, o público questionado confirmou o uso de tal material para a luminária. Usar a madeira, principal matéria prima da WoodenCraft, na luminária, pode agradar e aumentar a percepção de valor do público alvo em relação ao produto. Além da madeira, o aço inox e o vidro também são uma boa escolha para a composição da luminária, uma vez que os participantes das entrevistas demonstraram grande interesse em tais materiais. 9 10

Durabilidade

Durável Não durável

Gráfico 3 – Avaliação dos materiais.

Fonte: Arquivo pessoal.

A questão de número 4 foi elaborada a fim de entender quais as características formais os entrevistados observam como sendo de maior valor. Foi questionado acerca do acabamento da superfície de uma luminária, os tipos de formas e os tipos de cores. O gráfico 6 – Características que chamam a atenção em uma luminária, mostra quais características os entrevistados consideravam interessantes e relevantes em uma luminária.

Gráfico 4 – Características que chamam a atenção em uma luminária.

Fonte: Arquivo Pessoal.

A partir do gráfico acima é possível avaliar que para o desenvolvimento da luminária é imprescindível o uso de cores neutras e formas simples, características consideradas importantes para os entrevistados.

A questão de número 5 foi elaborada a fim de extrair do entrevistado informações a respeito do tipo de luminária que ele gostaria de possuir e em qual ambiente gostaria de ter uma luminária. Em relação ao tipo de luminária o abajur de chão foi a opção mais desejada pelos entrevistados, o que veio a confirmar e aprovar o tipo de luminária escolhida para o desenvolvimento deste projeto. O gráfico 7 – Tipos de luminárias, mostra se os entrevistados

87% 100% 50% 68% 61% 32% 53% 45% 50% 92% 47% 0% 20% 40% 60% 80% 100% 120% Madeira de lei

Aço Inox Bronze Cobre Alumínio Plástico Acrílico Borracha MDF Vidro Cerâmica

Materiais

já possuíam; gostariam de possuir ou não possuíam (ou gostariam de obter) o tipo de luminária citada.

Para auxiliar os entrevistados foi mostrado imagens de diferentes tipos de luminárias. E afim de obter dados mais específicos em relação ao tipo de iluminação, as luminárias foram divididas em abajur (exemplificado como aquele que fornece uma luz difusa) e luminária (exemplificada como aquela que fornece um foco de luz direcionado). Além dos abajures e luminárias também foram fornecidos exemplos de lustre e pendente. Os exemplos de tipos de luminárias encontram-se no apêndice B.

Gráfico 5 – Tipos de luminárias.

Fonte: Arquivo Pessoal.

Em relação ao ambiente em que os entrevistados possuíam maior interesse de obter uma luminária, a sala foi o ambiente mais citado nas entrevistas.

No documento ANA FLÁVIA SILVA COSTA (páginas 43-48)

Documentos relacionados