• Nenhum resultado encontrado

Requisitos

No documento ANA FLÁVIA SILVA COSTA (páginas 48-62)

4 ATRIBUTOS DO PRODUTO

4.4 Requisitos

A partir dos dados obtidos por meio da entrevista foi possível listar alguns requisitos que devem ser considerados para a criação da luminária. Tais requisitos são:

- Uso de formas geométricas simples e com alta pregnância formal. - Acabamento uniforme.

- Combinação de madeira e aço inox na estrutura. - Uso da lâmpada de LED.

5 CAMINHOS CRIATIVOS

A fim de auxiliar na geração de alternativas foram feitos painéis semânticos com imagens de produtos contemporâneos, formas e materiais que servirão de referência estética para a criação do abajur de chão.

Tais painéis foram criados a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo. 5.1 Painéis semânticos

As figuras 19, 20 e 21 (produtos contemporâneos), apresentam imagens de produtos contemporâneos que foram produzidos a partir do ano de 1924 até 2016. Tais produtos foram escolhidos por apresentarem características formais comuns: formas simples e geométricas.

O painel de material, apresenta imagens de produtos contemporâneos que possuem em sua estrutura os materiais considerados de maior valor pelos entrevistados na pesquisa de campo. Tais materiais são: aço inox, madeira e vidro.

Figura 19: Painel Semântico de Produtos Contemporâneos 1.

Figura 20: Painel Semântico de Produtos Contemporâneos 2.

Fonte: Arquivo Pessoal.

Figura 21: Painel Semântico de Produtos Contemporâneos 3.

Figura 22: Painel Semântico Material.

6 GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS

Os esboços apresentados abaixo foram desenhados com base nos painéis semânticos apresentados dentro do tópico caminhos criativos. O objetivo foi desenhar linhas e formas presentes nos painéis semânticos e gerar formas com alta pregnância formal, representando assim o design contemporâneo apresentado ao longo da pesquisa.

Figura 23: Esboços.

Figura 24: Esboços.

7 SELEÇÃO E ADEQUAÇÃO

A fim de selecionar a alternativa mais adequada, foi realizada uma reunião entre a autora deste projeto e o proprietário da WoodenCraft, em que os 32 esboços foram dispostos de forma a serem comparados e avaliados entre si. O meio de avaliação foi dar notas de 0 a 5 para cada um dos 7 esboços selecionados.

Os esboços foram avaliados no que diz respeito ao uso de formas geométricas simples e com alta pregnância formal, combinação de madeira e aço inox na estrutura, e não apresentar formas básicas (tripé e cúpula, ou base, haste central e cúpula).

As somatórias das notas levaram a escolha de uma alternativa, que foi aprimorada e detalhada no que diz respeito a sua estrutura e dimensões.

Todos os esboços selecionados apresentam em sua forma básica a combinação de formas geométricas simples.

Figura 25: Seleção.

Figura 26: Seleção.

Fonte: Arquivo Pessoal.

O esboço de número 7, obteve maior pontuação, e foi selecionado para ser a luminária desenvolvida pela WoodenCraft Marcenaria. Composta por um círculo em sua base e dois círculos no topo da haste, a luminária de número 7 apresentou pontuação máxima no que diz respeito a alta pregnância formal e a combinação de madeira e aço inox em sua estrutura.

De acordo com Elton Canani, o esboço de número 7 é capaz de traduzir o conceito contemporâneo da WoodenCraf. Sendo assim, foram feitos alguns refinamentos partindo desse esboço a fim de chegar na alternativa mais adequada.

Figura 27: Variações.

Fonte: Arquivo Pessoal.

Com o objetivo de avaliar os possíveis perfis a serem utilizados na haste da luminária, foram testados três tipos de canos. Na luminária de número 1, o cano de inox utilizado foi o de sessão quadrada, com dimensões de 25x25mm. Já a luminária de número 2 foi testada com um cano se sessão circular, com um diâmetro de 38,1mm. E nas luminárias de número 3, 4, 5 e 6 foi testado o cano se sessão circular com o diâmetro de 25,4mm.

Os diferentes tipos de canos foram comparados entre si e avaliados, tanto no que diz respeito a sua estética quanto a sua funcionalidade e sustentabilidade. Sendo assim, o cano de sessão circular, com o menor diâmetro, de 25,4mm, foi o escolhido por apresentar em sua estrutura uma menor quantidade de material se comparado as luminárias 1 e 2. O objetivo foi escolher a alternativa que não fornecesse material em excesso para a luminária.

Em relação a cúpula superior e inferior foi testado alguns tipos de acabamentos, como os diferentes tamanhos de filetes nos cilindros que formam a cúpula. As luminárias 2, 3 e 4 mostram os diferentes tamanhos de filetes que foram experimentados. A luminária de número 2 apresenta um filete de raio 10mm, preservando a forma de cilindro e eliminando apenas o acabamento seco da superfície. A luminária de número 3, por sua vez, apresentou um filete de raio maior, afim de trabalhar uma estética com curvas mais suaves se comparada com a cúpula da luminária de número 2. Já na luminária de número 3, o objetivo foi trabalhar com a meia

esfera, a fim de fornecer para a luminária uma estética mais feminina, com a forma bastante arredondada.

O fator que definiu o tipo de filete nas cúpulas superior e inferior da luminária foi a questão do melhor aproveitamento da matéria prima. Sendo assim, a luminária com o menor filete foi a escolhida, pois em seu processo de fabricação é a que possibilitará a menor perda de material.

Figura 28: Alternativa Final.

Fonte: Arquivo Pessoal.

A alternativa final apresenta como inspiração o conceito de design contemporâneo apresentado ao longo desta pesquisa. A utilização de formas geométricas simples e uma composição de alta pregnância formal foram fundamentais para o desenvolvimento deste produto. Os materiais utilizados foram aqueles considerados nobres no mercado, como a madeira maciça e o aço inox. As formas e o acabamento das peças são de alta qualidade, em que a madeira foi altamente polida, possibilitando um acabamento acetinado ao toque. O aço inox também apresentou um acabamento de polimento fino, o que conferiu um alto brilho a peça.

O tipo de iluminação escolhida para a Luminária Madi, foi a fita de LED na cor amarela. A escolha do LED foi devido ao seu baixo consumo de energia e alta duração. E a cor amarela, por sua vez, foi escolhida por proporcionar ao ambiente uma sensação de aconchego e conforto.

Figura 29: Alternativa Final.

Fonte: Arquivo Pessoal. 7.1 Ambientação

A fim de visualizar a luminária em um ambiente real de utilização, foram feitas algumas imagens com a Luminária Madi ambientada em possíveis locais de uso.

Figura 30: Alternativa Final.

Fonte: Arquivo Pessoal. Figura 31: Alternativa Final.

Figura 32: Alternativa Final.

No documento ANA FLÁVIA SILVA COSTA (páginas 48-62)

Documentos relacionados