• Nenhum resultado encontrado

4. Estudo de caso do SISTEMOTECA UFCG

4.3. Levantamento dos dados

4.3.2. Pesquisa realizada com os bibliotecários das bibliotecas da UFCG

A pesquisa realizada com bibliotecários das bibliotecas da UFCG foi feita através de aplicação de questionário “on-line” com um total de 12 bibliotecários que atuam no SISTEMOTECA da UFCG, de forma a avaliar a necessidade da auditoria da informação como recurso na formação humana dos profissionais responsáveis pela área.

4.3.2.1 Caracterização dos bibliotecários das bibliotecas da UFCG

O perfil geral dos bibliotecários participantes da pesquisa está apresentado nas figuras 19, 20, 21 e 22.

Figura 19 – Análise de qual centro acadêmico o bibliotecário participante está vinculado.

Avaliando a figura 19 percebe-se que, dentre os bibliotecários participantes da pesquisa, 41,7 % (5) deles pertecem a Biblioteca Central (BC) e 8,3 % do total (1) faz parte de cada um dos outros centros (CCBS, CCJS, CCTA, CDSA, CES, CFP e CSTR). O resultado demonstra que apesar da maioria dos participantes dessa pesquisa fazerem parte da equipe da biblioteca central, todos os outros campi foram avaliados com a participação de um servidor de todas as

bibliotecas que integram o SISTEMOTECA.

Figura 20 – Avaliação do nível de escolaridade dos servidores participantes da pesquisa.

Com relação ao nível de escolaridade dos servidores participantes da pesquisa, percebe-se que 58,3 % são especialistas e os outros 41,7 % são mestres, demonstrando que o corpo técnico das bibliotecas da UFCG é formado por profissional capacitados tecnicamente.

Figura 21 – Avaliação da faixa etária dos bibliotecários participantes da pesquisa.

Quanto à faixa etária dos bibliotecários que responderam à pesquisa, segundo a Figura 21, 50 % deles tem idade superior a 40 anos, 33,3 % tem idades entre 28 e 33 anos e 16,7 % entre 34 e 39 anos. Esse perfil demonstra que o corpo técnico avaliado tem uma faixa etária

superior a 28 anos.

Figura 22 – Avaliação da distribuição do gênero entre os bibliotecários participantes.

Através da figura 22 percebe-se que a maioria dos participantes da pesquisa são de gênero feminino, 66,7 %, sendo um total de 8 participantes do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Tendo em vista que todos os bibliotecários participantes da pesquisa responderam às perguntas de caracterização citadas anteriormente, pode-se afirmar que o perfil médio dos bibliotecários participantes consistiu em profissionais que são no mínimo especialista, com idades superiores a 40 anos, pertentencentes à Biblioteca Central e, em sua maioria, do sexo feminino.

4.3.2.2 Pesquisa realizada com os bibliotecários das bibliotecas da UFCG

As respostas das questões subjetivas do questionário aplicado aos 12 participantes dessa parte da pesquisa estão transcritas, na íntegra, no Anexo 5 deste trabalho.

Uma análise detalhada dos resultados das questões subjetivas da pesquisa realizada com os bibliotecários demonstra que: é evidente a não existência oficial de um organograma do SISTEMOTECA, declarado por seus servidores, demonstrando a necessidade de sua elaboração e oficialização de um organograma oficial.

Cerca de 25 % dos participantes não souberam informar sobre uma possível atualização do regulamento oficial do SISTEMOTECA que data de 2008, e os 75 % restante sabem que nos últimos anos houve uma possível atualização, mas não há uma data consenso dessa

atualização. Além disso, os participantes questionaram que essa atualização não foi oficializada. Dessa forma, cria-se a recomendação de que o regulamento seja atualizado, apreciado pelo reitor e devidamente oficializado pelo Conselho Pleno.

Sobre os formatos dos materiais existentes na biblioteca, a maioria das respostas apresentou conhecimento sobre a existência dos materiais disponíveis na sua forma impressa, digital e virtual, bem como os tipos de materiais existentes: bibliográficos e não bibliográficos. Quanto a pesquisa feita com usuários das bibliotecas sobre a satisfação dos serviços prestados, há relato que acontece em algumas bibliotecas do SISTEMOTECA e em outras não, conforme explanado nas respostas dos bibliotecários. Como sugestão a essa questão focamos na importância para que sejam feitas pesquisas em todo o sistema de bibliotecas da instituição como forma de avaliar periodicamente os serviços oferecidos aos usuários.

Na maioria das bibliotecas setoriais da instituição existe o acesso para usuários com mobilidade reduzida, mas no caso específico da biblioteca central (a qual compões 41,7 % dos participantes da pesquisa) esse acesso é restito ao primeiro andar, o que impossibilita a mobilidade até o segundo andar onde está alocado o acervo bibliográfico. Além disso, foi constatado que atualmente o acesso está sendo exclusivo através de rampa, pois o elevador está sem funcionar, o que gera uma recomendação para realizar o reparo desse equipamento por via de licitação o mais rápido possível.

O suporte aos usuários com relação às normas bibliográficas e orientações em trabalhos existe através da sala de referência diretamente com o bibliotecário, mas precisa ser amplamente divulgado. Em todas as bibliotecas setoriais existe o serviço de orientação aos usuários para utilização das estantes e do sistema através do balcão de atendimento geral, mas seria interessante.

É do conhecimento da maioria dos participantes a realização de auditorias nas bibliotecas pelas CCI/UFCG e pela CGU, mas nem todos têm conhecimento sobre a periodicidade desse trabalho. Recomenda-se a execução de auditorias internas periódicas a fim de detectar falhas e possíveis correções. A maioria dos participantes não tem conhecimento se as recomendações pós-auditorias são implementadas tendo em vista que os resultados são apresentados exclusivamente a administração superior da instituição, as informações sobre as auditorias internas realizadas ficam disponibilizadas na página oficial da UFCG. Recomenda-se que haja uma divulgação por parte do gestor aos bibliotecários do SISTEMOTECA, sobre os relatórios apresentados pela auditoria interna da instituição, com relação aos serviços prestados pelas bibliotecas, visando uma melhor adequação dos mesmos. A restauração da coleção ainda é realizada de forma artesnal e por profissionais não especializados, o que gera a recomendação de realizar capacitação desses profissionais, que já fazem parte desse trabalho através de cursos e especializações dentro da área de restauração

da coleção, como forma de aperfeiçoar o trabalho realizado. O estudo estatístico do funcionamento de alguns serviços da biblioteca ainda é realizado de forma manual, o que gera uma recomendação para que as estatísticas dos setores das bibliotecas do SISTEMOTECA, sejam armazenadas não só no STI, como também na BC com a finalidade de manter os dados estatísticos sempre atualizados, acessíveis a gestão.

O inventário da coleção não tem alcançado unanimidade quanto à realização dos seus procedimentos e, por isso, é recomendado a criação de políticas para prática de inventariar no sistema de bibliotecas da UFCG. Os serviços oferecidos pelas bibliotecas no âmbito cultural é bem diversificado à depender da localidade e do período anual. Além disso, constatou-se que em alguns campi não existe uma agenda de eventos culturais a serem realizados.

A maioria dos participantes demonstrou ter conhecimento de que existe o empréstimo entre as bibliotecas do SISTEMOTECA que é realizado através do SEI (Sistema Eletrônico de Informação) da UFCG. As bibliotecas do SISTEMOTECA dispõem de serviços de internet aos seus utilizadores nos equipamentos da instituição para consultas, pesquisas e trabalhos, o que deixa a desejar no tocante ao universo da comunidade acadêmica da instituiçãocom relação a quantidade de equipamentos disponíveis, como sugestão viabilizamos a disponibilização de rede sem fio (wi-fi) aos usuários, como forma de atrair mais usuários que utilizem computadores pessoais, dessa forma atraindo mais utilizadores para as bibliotecas de todo o sistema. Há uma falta de unanimidade nas respostas apresentadas pelos bibliotecários participantes pelo fato de que as bibliotecas são setoriais e, apesar de serem subordinadas aos procedimentos técnicos utilizados pela Biblioteca Central da UFCG, apresentam algumas variações na sua forma de gerir devido às diferenças de localidade e particularidades.

Através da pesquisa realizada com os usuários e bibliotecários das bibliotecas do SISTEMOTECA - UFCG foi possível obter informações sobre seu funcionamento de forma restrita tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelo período de pandemia vivenciado exatamente durante a fase de coleta de dados desse estudo. Entretanto, esse estudo fornece informações algumas informações técnicas das bibliotecas da UFCG servindo como instrumento para futuras auditorias, bem como para a melhoria do funcionamento de todo o sistema de bibliotecas da instituição.

Documentos relacionados