• Nenhum resultado encontrado

Pesquisas de produção científica realizadas em diversas áreas

produção está expressa no aumento gradativo de trabalhos submetidos a apreciação por área de conhecimento.

A retomada da avaliação pelo Blind Review (avaliação anônima ou cega), em 1996, que se encontrava suspensa, torna o processo de avaliação impessoal e imparcial, assim como a premiação dos melhores trabalhos e o baixo índice de percentual dos trabalhos aprovados em relação ao número dos submetidos a apreciação demonstram a evolução também qualitativa.

Além do ENANPAD, com tratamento especial nesta pesquisa, a ANPAD iniciou no ano de 2000, a organização e promoção de Encontros de Estudos Organizacionais - (ENEO). A ANPAD, enfim, transmudou para aproximadamente 40 programas filiados em 2001, todos oferecendo Mestrado e cerca de 10 Doutorados, instante em que comemora seus 25 anos de realizações. Pelo exposto, considera-se ser fundamental analisar os aspectos relevantes da produção científica, veiculada no Brasil, oriunda de pesquisas desenvolvidas nos Centros de Pós-graduação em Administração, publicadas nos Anais do Encontro Nacional de Pós-graduação em Administração (ENANPAD). Tecidas as considerações sobre comunidade científica e conhecida a instituição geradora da produção científica analisada, é chegado o momento de elencar algumas pesquisas realizadas que se identificam com este estudo, nas áreas de Psicologia, Educação, Medicina, Educação Física, Ciência da Informação e em Administração.

2.5 Pesquisas de produção científica realizadas em diversas áreas

De modo similar, a pesquisa científica, em décadas recentes, tem assistido a uma tendência de pesquisa orientada para produção científica, em parte, devido a determinados interesses e missões exercidos pelas agências de financiamento, no intuito de fazer com que os cursos se auto-avaliem e redefinam suas linhas de pesquisas. Apesar dessa tendência atual, as pesquisas exemplificadas como de produção científica podem atender a outras finalidades.

Granja (1995), em pesquisa de Doutorado, ao analisar a produção científica da Universidade de São Paulo, especificamente no Instituto de Psicologia, avaliou a metodologia utilizada. Verificou que, em estudos com animais, há uma tendência para a pesquisa experimental ou mista, e com sujeitos humanos, predominam os estudos de caráter descritivo, do tipo levantamento.

Witter (1996) analisou a produção científica sobre leitura e o comportamento em relação ao ato de leitura na Universidade. A pesquisa baseou-se em 51 (cinqüenta e um) temas sobre leitura, arrolados no Annual Summary of Investigation Relating to Reading (1992/1994). Os resultados mostraram: que os títulos estão de acordo com as regras do discurso científico; os alunos de graduação são os mais presentes nos estudos; o delineamento experimental é significante, e os temas mais pesquisados são: estratégia de ensino e compreensão de leitura.

Freitas (1998) analisou 60 dissertações de Mestrado, de seis cursos brasileiros de pós-graduação em Ciência da Informação, com o objetivo de levantar os objetivos, o delineamento de coleta de dados, os temas trabalhados e fazer uma análise da adequação entre os objetivos e o delineamento.

Atallah (1997) realizou uma pesquisa de metanálise na literatura médica, mostrando a importância do trabalho para atualização da Medicina e de áreas

correlatas. Segundo o autor, relatado por Buriti (1999), o trabalho na produção científica é a melhor forma de evidência de tomada de decisão em saúde e a maneira mais rápida de atualização terapêutica.

Domingos (1999), em tese de Doutorado, analisou a produção científica de três instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, no período de 1992/1996, na área de Psicologia, enfocando dissertações e teses que tratam especificamente, de temas, estrutura e formas de apresentação do resumo, tipo de delineamento, base de coleta dos dados e tipo de instrumento utilizado. Foram analisados 895 (oitocentos e noventa e cinco) resumos, usando-se um protocolo de registro para análise das categorias. Os resultados indicaram o predomínio do tema Psicologia Educacional e, nas três IES, a estrutura e o formato do resumo diferem significativamente quanto ao delineamento e à base de coleta de dados. Os resultados mostraram que predominaram as pesquisas de campo, e os instrumentos mais usados foram entrevistas e relatos verbais.

Lima (1999) analisou como tese de Doutorado na PUC – Campinas / SP, pela metaciência, a produção científica na área de administração escolar, disponibilizada no Dissertation Abstract International (DAI), do ano de 1996, com o objetivo de verificar o impacto da Psicologia na Administração Escolar. O número total de resumos de teses foi de 1.304 (mil trezentos e quatro), enfatizando as seguintes variáveis: autoria, país, estado, universidade, sujeitos, área de conhecimento, delineamento e instrumento. Ela verificou maioria feminina entre os autores. Adultos universitários do sexo feminino foram os sujeitos mais presentes e pesquisas do método descritivo, com conteúdo político.

Buriti (1999), em trabalho de tese na Pontifícia Universidade Católica, comparou a produção científica veiculada nos periódicos: Revista Paulista de Educação Física e The Sport Psychologist através da metaciência. Os parâmetros temporais para a pesquisa documental foram de 1996-1998. Os artigos foram analisados quanto aos temas esporte, autoria, delineamento, sujeitos, análise de dados e instrumentos. Os instrumentos mais utilizados foram os testes, as escalas e os inventários. Os sujeitos mais pesquisados foram adolescentes e adultos.

O interesse por estudos dessa natureza tem crescido. Recentemente Barreto (2001), ao recensear o livro “The challenge of Scientometrics”, escrito por Leydesdorff (2001), destaca a visão dos estudos de análise da produção científica.

Destaca-se nessa abordagem, a aplicação da metaciência mencionada nas teses de autoria de Lima (1999) e Butiti (1999), apresentadas à PUC-Campinas-SP. Segundo esses autores, citando Witter (1997), a produção científica pode ser estudada e analisada dentro de uma proposta da cientometria, metaciência ou ciência da ciência. Assim, a utilização de pesquisa de produção científica, em cada área do conhecimento humano, tem se mostrado um método importante, para que seja possível identificar as mais relevantes no atendimento dos problemas da sociedade e a constatação das lacunas ainda existentes, o que, muitas vezes, inviabiliza o desenvolvimento de outros tipos de pesquisa.