• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.4 PLANEJAMENTO E PROGRAMA DE AUDITORIA

Após a verificação dos controles internos existentes na empresa, é realizado o planejamento e o programa de auditoria, que constituem o roteiro dos exames a serem realizados em cada procedimento adotado pela empresa, servindo como base para a execução da auditoria.

O período analisado corresponde ao mês de agosto/2018 para as importações realizadas da China e da Itália e ao mês de setembro/2018 para a importação realizada dos Estados Unidos da América. As exportações correspondem aos meses de fevereiro e março/2018 para o Paraguai. Diante disso, o quadro 3 apresenta o planejamento e programa de auditoria.

Quadro 3 - Planejamento e programa de auditoria

FATO OU OBJETO DE EXAME

EXAMES A SEREM REALIZADOS FINALIDADE

COMPRA IMPORTAÇÃO

Fatura proforma

Constatar se a fatura proforma possui o nome completo do exportador e o seu endereço, o nome completo, endereço, telefone e CNPJ do importador, a data de emissão e o número da fatura proforma, o país de origem das mercadorias e o seu país de destino, a modalidade de frete escolhida, o código do fornecedor, descrição dos produtos, quantidade, valor unitário, valor total, a condição de pagamento, o prazo de entrega e os dados bancários do fornecedor.

Confirmar se a fatura proforma está preenchida corretamente pelo exportador, e se possui as informações obrigatórias (forma de pagamento, descrição dos produtos, prazo de entrega, valor total, etc.) FINANCEIRO IMPORTAÇÃO Formulário de controle de pagamento de importações

Verificar se consta no documento o número da fatura proforma, nome completo e cidade do exportador e do beneficiário do pagamento, o nome do banco, número da conta do exportador, o percentual da compra a ser pago e seu valor de pagamento, o nome, e-mail e telefone do contato no exportador, quem recebeu e ligou para confirmar dados bancários, data e assinatura dos responsáveis autorizando o pagamento.

Confirmar se os dados de pagamento informados são os mesmos que constam na fatura proforma.

SWIFT (Society for Worldwide

Verificar a moeda estrangeira utilizada na operação, o valor, o nome do banco e do

Confirmar se todos os dados obrigatórios são os

Interbank Financial Telecommunication)

exportador, o número da conta, o número da fatura proforma ou comercial e o responsável pelas despesas bancarias.

mesmos que constam na fatura proforma.

Contrato de câmbio

Verificar a moeda estrangeira e seu valor, a taxa cambial e o valor em moeda nacional, o número da fatura proforma/comercial ou declaração de importação, o nome do exportador e seu país, os seus dados bancários e a assinatura do representante legal da empresa no contrato.

Verificar se os dados informados são os mesmos que constam no SWIFT, e se o representante legal da empresa assinou o contrato de câmbio.

DESEMBARAÇO IMPORTAÇÃO

Fatura comercial

Analisar se consta no documento o nome completo, endereço e telefone do exportador, nome completo, CNPJ, endereço e telefone do importador, data de emissão do documento, prazo de entrega, local de origem e destino, tipo de frete, forma de pagamento, o código do produto do importador, a descrição do produto e seu NCM, quantidade, unidade de medida, valor unitário e valor total dos itens, a moeda de pagamento, país de fabricação, aquisição e origem, o incoterms e a assinatura do fornecedor.

Verificar se os dados da fatura comercial estão preenchidos corretamente pelo exportador, e se possui todas as informações necessárias para o desembaraço aduaneiro.

Packing list

Averiguar se consta no documento o nome completo e endereço do exportador, nome completo, CNPJ, endereço e telefone do importador, a data de emissão, o número da fatura comercial, descrição do produto, quantidade dos itens, quantidade de volumes, peso bruto e liquido, tipo de palete e a sua cubagem.

Verificar se a quantidade, unidade, volume, peso bruto e líquido dos produtos estão conforme descritos na fatura comercial

Conhecimento de transporte

Internacional

Verificar se o conhecimento de transporte possui os dados completos do importador e do exportador, local de descarga da mercadoria, a quantidade de volumes e o tipo de embalagem, a descrição das mercadorias e o seu NCM, o peso bruto e a cubagem dos produtos e o tipo de container. Confirmar se os dados descritos no conhecimento de transporte internacional possuem todas as informações necessárias referente ao transporte das mercadorias.

Declaração de importação

Verificar o número da declaração de importação, a data de emissão, os dados do exportador e do importador, a quantidade de adições e o NCM dos produtos, a moeda utilizada, a quantidade total dos volumes, o peso bruto e líquido, a descrição dos produtos e sua quantidade, o incoterm, e os valores dos impostos (II, IPI, PIS e COFINS).

Confirmar se os produtos estão descritos e separados conforme o seu NCM, e se o valor total dos impostos descritos está correto.

Nota fiscal

Constatar se na nota fiscal constam os dados do importador, dados do exportador, número da nota fiscal e da declaração de importação, a data de emissão, o valor e a alíquota do ICMS, quantidade de volumes, o código, unidade de medida, quantidade e a descrição dos produtos, peso bruto e líquido das mercadorias, valor unitário e valor total, a transportadora, o NCM e a natureza da operação da nota fiscal.

Verificar se a nota fiscal está correta em relação ao ICMS, códigos de situação tributária - CST e ao Código Fiscal de Operações e Prestações - CFOP, e demais aspectos formais legalmente exigidos.

Guia para liberação de mercadoria estrangeira sem comprovação do

Verificar os dados do importador, o número da declaração de importação e sua data de emissão, a quantidade de adições, o NCM, e o valor total dos produtos.

Constatar se foi feita a separação do valor total dos produtos conforme o seu NCM, e se o valor total dos

recolhimento do

ICMS – GLME produtos é o mesmo que consta na nota fiscal. Conhecimento de

transporte nacional

Verificar se consta o número da nota fiscal, o remetente e o destinatário, o valor total da nota fiscal e o peso bruto da mercadoria.

Constatar que o número da nota fiscal consta no

conhecimento de

transporte, se o número de volumes, o valor total e o peso bruto são os mesmos que constam na nota fiscal.

EXPORTAÇÃO

Fatura proforma

Constatar se a fatura proforma possui o nome completo do fornecedor e seu endereço, o nome completo, endereço, telefone e CNPJ do importador, a data de emissão e o número da fatura proforma, o país de origem das mercadorias e o seu país de destino, a modalidade de frete escolhida, o código e a descrição dos produtos, quantidade, valor unitário, valor total, a condição de pagamento, a moeda de pagamento, o prazo de entrega e os dados bancários do fornecedor.

Confirmar se a fatura proforma está preenchida corretamente pelo exportador, e se possui as informações obrigatórias (forma de pagamento, descrição dos produtos, prazo de entrega, valor total, etc.)

Fatura comercial

Analisar se consta no documento o nome completo, endereço e telefone do exportador, nome completo, CNPJ, endereço e telefone do importador, data de emissão do documento, prazo de entrega, local de origem e destino, tipo de frete, forma de pagamento, código do produto do fornecedor, a descrição do produto e seu NCM, quantidade, unidade de medida, valor unitário e valor total dos itens, a moeda de pagamento, país de fabricação, aquisição e origem, o incoterms e a assinatura do fornecedor.

Verificar se os dados da fatura comercial estão preenchidos corretamente pelo exportador, e se possui todas as informações necessárias para o desembaraço aduaneiro.

Packing list

Averiguar se consta no documento o nome completo e endereço do exportador, nome completo, CNPJ, endereço e telefone do importador, a data de emissão, o número da fatura comercial, descrição do produto, quantidade dos itens, quantidade de volumes, peso bruto e liquido, tipo de palete e a sua cubagem.

Verificar se a quantidade, unidade, volume, peso bruto e líquido dos produtos estão conforme descritos na fatura comercial

Declaração de fabricação

Verificar se consta no documento os dados do exportador, a descrição dos produtos e o seu NCM, valor em dólar, a descrição do processo produtivo, produtos nacionais, originários de países membros do Mercosul, produtos de outros países e regime geral da origem.

Constatar se a descrição do produto e seu NCM estão corretos, se o valor do produto foi declarado em dólar, se consta a descrição do processo produtivo, assim como a descrição dos materiais utilizados para a fabricação, e a sua origem.

Nota fiscal

Constatar se na nota fiscal constam os dados do exportador, dados do importador, número da nota fiscal e da fatura comercial, a data de emissão, o valor e a alíquota do ICMS, valor do frete, quantidade de volumes, o código, unidade de medida, quantidade e a descrição dos produtos, peso bruto e líquido dos produtos, o valor unitário e valor total, o NCM e a natureza da operação da nota fiscal.

Verificar se a nota fiscal está correta em relação ao ICMS, código de situação tributária - CST e ao Código Fiscal de Operações e Prestações – CFOP, e demais aspectos formais legalmente exigidos.

Conhecimento de transporte nacional

Verificar se consta o número da nota fiscal, o remetente e o destinatário, o valor total da nota fiscal e o peso bruto da mercadoria.

Constatar que o número da nota fiscal consta no

conhecimento de

transporte, se o número de volumes, o valor total e o peso bruto são os mesmos que constam na nota fiscal.

Registro de exportação

Verificar o número do registro de exportação, a data de emissão do registro e sua data de validade, a situação do registro, os dados do exportador, o enquadramento da operação, os dados do importador, o país de destino, o local de despacho da mercadoria, a moeda de pagamento, o valor total da operação, a descrição dos produtos, seu NCM, a quantidade, unidade de medida seu peso líquido e o número da fatura comercial.

Confirmar se todos os dados informados estão corretos e se a exportação foi deferida.

Certificado de origem

Verificar os dados do exportador e do importador, local de embarque e país de destino, NCM, descrição dos produtos e sua quantidade, valor total da venda, transporte, fatura comercial, a data e a assinatura do responsável.

Confirmar se os dados cadastrais estão corretos, se consta o número da fatura comercial, o peso/quantidade, e se o NCM, a descrição dos produtos e o valor

declarado são os mesmos que constam no certificado de fabricação.

Comprovante de exportação

Verificar o número do documento, a sua data de emissão, o local de despacho e embarque da mercadoria, a data em que o produto saiu do Brasil, a quantidade de notas fiscais e sua numeração, o número do conhecimento de transporte e sua data de emissão, a relação dos registros de exportação, o número de controle referente a emissão do comprovante de exportação, e o CPF do responsável pela operação.

Confirmar que o processo de exportação foi finalizado.

SWIFT

Verificar a moeda estrangeira utilizada na operação, o valor, o nome do banco e do exportador, o número da conta, o número da fatura proforma e o responsável pelas despesas bancarias.

Confirmar se todos os dados obrigatórios são os mesmos que constam na fatura proforma.

Fonte: Conforme dados da pesquisa (2018)

O programa de auditoria exposto no quadro 3, apresenta os itens que foram auditados, iniciando-se a confecção dos papeis de trabalho, que usou como base o objeto do exame do programa de auditoria para realizar uma análise dos processos de importação e exportação, verificando a sua eficiência e apresentando possíveis falhas que precisam ser corrigidas.

Referente aos documentos analisados no processo de exportação, um deles é o registro de exportação, pois o documento único de exportação – DUE entrou em vigor somente em julho de 2018 substituindo o registro de exportação.

Documentos relacionados