• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 – MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJECTO

QUADRO N.º 30 MAPA DE ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

1. PLANO DE MONITORIZAÇÃO

O plano de monitorização a adoptar durante as fases de operação e manutenção após encerramento do Aterro para RIB baseia-se no Decreto-Lei nº 152/2002 de 23 de Maio, relativo à deposição de resíduos em aterros.

1.1. Dados meteorológicos

O conhecimento dos parâmetros meteorológicos é essencial para a realização do balanço hídrico, com a consequente informação sobre a produção de lixiviados.

Quadro n.º 31 – Parâmetros meteorológicos a controlar e respectiva periodicidade

Periodicidade de medição Parâmetros

Fase de exploração

Fase de manutenção após encerramento Volume e quantidade de precipitação Diariamente Diariamente, além dos valores

mensais Temperatura (mínima, máxima, 14h00 TEC) Diariamente Média mensal Direcção e velocidade do vento dominante Diariamente Desnecessário

Evaporação Diariamente Diariamente, além dos valores

mensais

Humidade atmosférica (14h00 TEC) Diariamente Desnecessário

1.2. – Dados sobre emissões

1.2.1. - Lixiviados

Uma vez que o aterro disporá da sua própria ETAL, o objectivo da monitorização dos lixiviados produzidos será o controlo da sua produção e tratamento, sendo as amostras recolhidas à entrada e à saída da ETAL.

As análises previstas serão efectuadas em laboratórios externos especializados de acordo com o plano constante na legislação, embora o controlo diário do funcionamento da ETAL se realize localmente.

Quadro n.º 32 – Dados sobre a produção e composição dos lixiviados, a determinar na fase de exploração do aterro

Periodicidade de medição

Parâmetros

Fase de exploração

Caudal Diariamente

Composição

pH, condutividade, CBO5, CQO, cloretos e amónio Mensalmente

pH, condutividade, CBO5, CQO, cloretos, amónio, carbonatos/bicarbonatos,

cianetos, arsénio, cádmio, crómio total, mercúrio, chumbo, potássio e índice

de fenóis Trimestralmente

pH, condutividade, CBO5, CQO, COT, cloretos, fluoretos, amónio,

carbonatos/bicarbonatos, cianetos, arsénio, cádmio, crómio total, mercúrio, chumbo, potássio, índice de fenóis, AOX e hidrocarbonetos totais, nitratos, nitritos, sulfatos, sulfuretos, alumínio, bário, boro, cobre, ferro, manganésio, zinco, antimónio, níquel, selénio, cálcio, magnésio, sódio

Semestralmente

Na segunda fase de monitorização, os resultados das análises do efluente tratado serão comparados com os resultados das análises efectuadas ao efluente em bruto e com os Valores Limite de Emissão (VLE) a estabelecer pela Direcção Regional do Ambiente para a descarga da ETAR (ou, na ausência destes, com os VLE do Anexo XVIII do Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto, relativo às descargas de águas residuais).

Na fase de manutenção após o encerramento, deverá controlar-se trimestralmente o volume de lixiviados gerados e semestralmente a qualidade dos mesmos. De acordo com o DL152/2002, deverão ser analisados os seguintes parâmetros:

- pH, condutividade, COT, cianetos, cloretos, antimónio, arsénio, cádmio, crómio total,

1.2.2. Águas superficiais

Considera-se a monitorização da qualidade da água da linha de água onde será rejeitado o afluente tratado da ETAL. O objectivo é a avaliação do impacto do afluente tratado no meio receptor, pelo que será avaliada a qualidade da água a jusante do local de descarga do afluente tratado. A monitorização será realizada com periodicidade trimestral, tendo em consideração o Decreto-lei n.º 236/98, de 1 de Agosto, que estabelece os Objectivos Ambientais de Qualidade Mínima para as Águas Superficiais.

Previamente ao início da exploração, será efectuada uma recolha e análise de amostras da linha de água, a Vala do Archinho, de forma a se dispor de um quadro de referência para as futuras análises. Os parâmetros a analisar são os mesmos considerados para os lixiviados.

1.2.3. Emissões gasosas

Proceder-se-á monitorização da composição do biogás captado (CH4, CO2, O2), da temperatura

à saída do queimador do biogás, da pressão no manómetro do queimador, do caudal de entrada no queimador e nas condutas de biogás e à estimativa das emissões do queimador de biogás, devendo o controlo das emissões gasosas ser representativo de cada secção do aterro para RIB.

As emissões do queimador de biogás serão estimadas com recurso a balanços mássicos e os resultados avaliados de acordo com os valores constantes da Portaria n.º 286/93, de 12 de Março, e da legislação comunitária complementar, no que se refere às emissões fixas.

Quadro n.º 33 – Controlo das emissões de gases

Periodicidade de medição Parâmetros

Fase de exploração Fase de manutenção após encerramento Emissões potenciais de gases

1.2.4. Protecção das águas subterrâneas

Está prevista a instalação de três pontos de monitorização das águas subterrâneas (piezómetros), a posicionar de acordo com o fluxo de escoamento das águas subterrâneas na área do aterro para RIB. Um dos pontos de medição deverá estar localizado na zona de recarga e os outros dois deverão estar posicionados segundo o fluxo das águas subterrâneas, a jusante do aterro.

Antes da entrada em funcionamento da instalação, deverão ser efectuadas colheitas de amostras dos piezómetros da rede de controlo para caracterização da situação de referência. Só deste modo poderão ser avaliadas as alterações potencialmente induzidas pela actividade do aterro. A frequência de determinações para controlo da qualidade das águas subterrâneas será a seguinte:

a) nível das águas subterrâneas – semestral;

b) composição das águas subterrâneas – caracterização mensal, semestral e anual.

Quadro n.º 34 – Análise da qualidade da água subterrânea

Periodicidade de medição Parâmetros Fase de exploração Fase de manutenção após encerramento

pH, condutividade e cloretos Mensalmente Trimestralmente

pH, condutividade, cloretos, COT, cianetos, antimónio, arsénio, cádmio, crómio total, mercúrio, níquel, chumbo, selénio, potássio e índice de fenóis

Semestralmente -

pH, condutividade, cloretos, COT, cianetos, carbonatos/bicarbonatos, cloretos, fluoretos, nitratos, nitritos, sulfatos, sulfuretos, alumínio, amónio, bário, boro, cobre, ferro, manganésio, zinco, antimónio, arsénio, cádmio, crómio total, mercúrio, níquel, chumbo, selénio, cálcio, magnésio, potássio, sódio, fenóis e AOX

ANEXO C

1. ANÁLISE COMPARATIVA DE PREÇOS E SERVIÇOS RELATIVAMENTE A

Documentos relacionados