• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III ESTÁGIO

PLANO DE ESTÁGIO

O estágio decorrerá no Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Álvares Pereira, valência da Santa Casa da Misericórdia em Almada, entre abril e junho de 2018, perfazendo um total de 400 horas.

Nos finais de março foram realizadas duas reuniões preparatórias com vista à planificação e distribuição de tarefas a realizar. A primeira reunião foi com a Diretora da Instituição, Dra. Célia Félix e a segunda com a Animadora Sociocultural, Marta Pinheiro.

A Diretora começou por informar que a Instituição está a passar um período de falta de pessoal e que a Animadora Sociocultural iria entrar brevemente em licença de parto. Embora o estagiário conheça muito bem as regras de funcionamento do Lar, por ter tido largo contacto com o mesmo no decorrer dos últimos 7 anos, mercê de trabalho voluntário e de um estágio curricular no âmbito do CET – Acompanhamento de Crianças e Jovens, foram necessárias orientações no que toca ao trabalho a realizar. Assim, no decorrer do mesmo o estagiário exercerá funções como Animador Sociocultural cooperando na consecução do plano de atividades estabelecido para 2018. Desenvolverá ainda um projeto pessoal no âmbito da Animação Musical com um grupo de residentes a selecionar. Possivelmente terá ainda de desempenhar tarefas várias como acompanhamento dos utentes, transportes, organização de algumas refeições e cumprimento de rotinas. Foi ainda informado que está a ser providenciada a substituição da Animadora Sociocultural.

Na reunião com a Animadora Sociocultural foram apresentadas em linhas gerais o Plano Anual de Atividades para 2018, que neste período temporal abarca a preparação das atividades para as chamadas férias grandes. A Animadora salientou a dificuldade em conciliar os horários dos utentes, pois para além das tarefas escolares, ainda têm atividades extracurriculares. Muitos dos utentes só estão juntos à noite e isso dificulta a implementação de muitas ações, só se conseguindo trabalhar com grupos reduzidos.

ANEXO II

Entrevista a Marta Pinheiro, Animadora Sociocultural do Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Álvares Pereira – Almada

R – Que desafios apresenta uma instituição como esta a um Animador Sociocultural?

 Em primeiro lugar o facto de estarmos a trabalhar com crianças e jovens

institucionalizados é um fator a ter em conta. Não estamos perante um público de crianças e jovens normal. Esta instituição é a casa destes jovens e há que lhes garantir um espaço de liberdade e lazer para além das atividades curriculares e extras curriculares. Estes utentes apresentam problemas de adaptação social graves, têm na maioria deficit de atenção e concentração, gerando as suas incapacidades sociais muitas vezes violência, seja ela corporal, verbal ou postural. Há que compreender este público e agir de acordo com as suas necessidades de forma a completar a educação em contexto escolar e a fornecer as competências sociais e culturais desejáveis para esta faixa etária.

R – Como organiza a sua intervenção?

 Faço-o em cooperação com o pessoal técnico da instituição, criando anualmente

objetivos, após diagnosticar os problemas a resolver. A elaboração do Plano Anual de Atividades é muito importante como elemento norteador do trabalho, mas o dia-a-dia ensina-nos que há que adaptar, corrigir, sempre que é necessário.

R- Em jeito de exemplo, destaque algumas das atividades que considera mais importantes.

 O projeto Ambienta-te, a comemoração das festividades, a criação de múltiplas

valências para o ateliê, e, é claro a criação de um plano de intervenção para as férias, em especial as de verão.

R- Qual a principal dificuldade sentida?

 É muito difícil reunir estes jovens em grande grupo. Por um lado temos o

constrangimento das diferenças etárias e depois a conciliação de horários. Por isso, a maior parte das intervenções são feitas em pequenos grupos, que depois de continuadas e devidamente calendarizadas e contextualizadas podem resultar em atividades com resultados mais abrangentes.

ANEXO III

escrever o certo por palavras tortas

Avaliação

O projeto escrever o certo por palavras tortas faz parte das atividades desenvolvidas por Rómulo

Cavaleiro no âmbito do seu estágio curricular no Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Álvares Pereira Intervenientes - Parcerias

Por favor, preencha esta ficha de avaliação tendo em conta a sua participação neste projeto. Atividade Profissional _______________________________ Discordo Concordo parcialmente Concordo Concordo totalmente Desde o primeiro contacto, a

exposição/explicação do

projeto pelo estagiário foi clara. O estagiário garantiu todos os aspetos relativos à organização e realização das atividades previstas.

O estagiário mostrou

compreensão e sensibilidade,

para com todos os

intervenientes, no decorrer de todo o processo.

O estagiário teve em conta as sugestões apresentadas.

O trabalho desenvolvido foi criativo.

As atividades desenvolvidas contribuíram para o auto e heteroconhecimento de todos os participantes.

2. Numa única palavra qualifique o projeto escrever o certo por palavras tortas.

_______________________________________________________________________ 3. Aponte aspetos negativos e sugestões de procedimentos que considere pertinentes.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

escrever o certo por palavras tortas

Avaliação

O projeto escrever o certo por palavras tortas faz parte das atividades desenvolvidas por Rómulo

Cavaleiro no âmbito do seu estágio curricular no Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Álvares Pereira Intervenientes - Participantes

Por favor, preencha esta ficha de avaliação tendo em conta a sua participação neste projeto. Idade _________ Sexo F________ M__________ 1. Discordo Concordo parcialmente Concordo Concordo totalmente A exposição/explicação do

projeto pelo estagiário foi clara. O estagiário manteve uma relação de proximidade e interação com os participantes no decorrer de todas as atividades.

O estagiário mostrou

compreensão e sensibilidade no decorrer de todo o processo. O estagiário teve em conta as sugestões apresentadas pelos participantes.

O trabalho desenvolvido foi criativo.

As atividades desenvolvidas contribuíram para o auto e

heteroconhecimento dos

2. Numa única palavra qualifique o projeto escrever o certo por palavras tortas.

_______________________________________________________________________ 3. Aponte aspetos negativos e sugestões de procedimentos que considere pertinentes.

______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Documentos relacionados