• Nenhum resultado encontrado

A partir dos resultados das entrevistas realizadas com os gestores das empresas em relação a gestão sustentável, e a contextualização gerada pelo do referencial teórico, este tópico do estudo tem por objetivo apresentar uma proposta de um plano de Gestão Sustentável. O plano por sua vez, baseia-se nos elementos que formam o tripé da sustentabilidade (Ambiental, Social, Econômica).

Esta proposta está estruturada a partir dos seguintes temas: Ambiental e Econômico:

1- Racionalizar o consumo de material de expediente; 2- Redução do consumo de energia elétrica;

3- Controle no consumo da água; 4- Redução na geração de resíduos; 5- Atividades de reflorestamento.

Social

1- Melhoramento na qualidade de vida no ambiente de trabalho 2- Envolvimento dos colaboradores nas atividades

3- Envolvimento com a comunidade

4 - Realização de parceria com fornecedores

Observou-se que é de fundamental que a sustentabilidade faça parte da estratégia da empresa, como as empresas estudadas são de pequeno porte e não disponha de verba para investir, é possível iniciar suas ações simplesmente estimulando a conscientização e mudanças dos hábitos e comportamento de seus funcionários.

Dessa forma é possível incentivar a otimização do uso dos recursos e redução dos desperdícios, como controle do uso de papel, uso de energia, gerenciamento dos resíduos, dentre outras maneiras sugeridas no plano de gestão sustentável que segue abaixo:

AMBIENTAL E ECONÔMNICO

1- Racionalizar o consumo de material de expediente

Constatou-se através deste estudo que as empresas analisadas não consideram nas suas atividades que a racionalização do material de expediente seja algo que possa contribuir com o meio ambiente.

Frente a esta realizada o primeiro elemento do plano tem por objetivo racionalizar o consumo de materiais através da adoção de práticas e solução mais eficientes, que levem em consideração o tripé básico da sustentabilidade:

ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. Este processo pode ser realizado por meio das seguintes ações:

 Utilização de papel reciclado

 Aquisição de impressoras que imprimam, automaticamente, em frente e verso, com a finalidade de reduzir o consumo de papel.

 Aquisição de “poupa-copos” descartáveis, facilitando a utilização dos copos e evitando a retirada de vários copos de uma vez.

2- Redução do consumo de energia elétrica

Verifica-se que atualmente as empresas tem um custo considerável com a energia o que muitas vezes acaba elevando os custos de produção, neste sentido muitas empresas atualmente desenvolvem ações com vista em reduzir as suas despesas com esta variável. É preciso considerar que a geração de energia em grande parte gera impacto negativo ao meio ambiente, desta forma as organizações contribuem com a sua parte.

Por tanto, este tópico tem por objetivo de propor ações que visam a racionalizar o consumo de energia elétrica através da adoção de práticas e soluções mais eficientes. Este processo pode ser desenvolvido pela empresa a partir das seguintes ações:

 Promover campanhas de conscientização junto com os funcionários sobre a utilização racional da energia elétrica;

 Realizar levantamento, controle e acompanhamento do consumo de energia;  Utilizar telhas transparentes para o aproveitamento da luz solar;

 Fazer diagnóstico da situação das instalações elétricas e realizar as alterações necessárias para a redução do consumo.

 Uso mais eficiente e racional das máquinas, realizando uma programação de produção da utilização adequada das máquinas que fazem os cortes das madeiras.

 Fazer uma avaliação e uma distribuição dos horários dos colaborados, evitando os maiores picos de consumos.

 Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Estas duram mais e utilizam menor quantidade de energia

3- Redução e controle no consumo da água

Tratando da gestão sustentável a água é um elemento fundamental para a vida do planeta terra, das pessoas e das organizações.

Segundo Barros (2013) realizou uma pesquisa dos setores de Comércio e Serviços, Indústria e Construção Civil e Agronegócios. Foram 3.912 empresários entrevistados, 80,6% confirmaram o controle do consumo de água, 81,7%, o consumo de energia, 70,2% a realização da coleta seletiva e 72,4% o consumo de papel. Mais da metade das empresas, porém, informou não ter o hábito de usar materiais recicláveis nas produções, 83,4% não reutilizam água e 50,9% não reciclam lixo eletrônico ou pneus.

Desenvolver produtos ou readequar o seu processo produtivo a fim que reduzam o consumo de energia, recursos naturais e provoquem menos impactos ambientais é a tendência que concilia bons negócios com sustentabilidade.

Para Santiago (2012) afirma que foi realizado um estudo pela Organização das Nações Unidas (ONU) o mesmo constatou que até o ano 2025, pelo menos 55 países poderão sofrer sérios problemas de abastecimento ou até mesmo escassez total de água para consumo humano. Por sua vez, o Brasil ocupa uma posição privilegiada, pois possui 13,7% de toda a água doce disponível na Terra. Mas, mesmo sendo uma das maiores reservas mundiais de água, o País pode passar por sérias crises de escassez em razão da distribuição irregular e do uso inadequado do líquido e o seu desperdício excessivo.

Neste sentido as empresas precisam cada vez mais estão considerando esta variável no seu dia-a-dia. Por tanto o plano tem por objetivo propor ações que visam racionalizar o consumo de água. Isto pode ser realizado através das seguintes ações:

 Instalação de torneiras com fechamento automático e válvulas de descarga econômicas. Nas visitas realizadas nas empresas durante as entrevistas, constatou-se que não há preocupação com consumo da água. Pois no processo produtivo do corte da madeira é utilizada muita água pra esfriar a serra que está fazendo o corte da madeira, sendo que no momento que em que o operador desliga o motor da serra fita para mudar a posição da torra, o mesmo não desliga a água, deixando desperdiçar uma boa quantidade.

 Realizar levantamento, controle e acompanhamento do consumo de água.  Reutilização da água do processo produtivo

 Aproveitamento da água da chuva guardando em um reservatório.

4- Redução na geração de resíduos

A perda de material, na forma de sobras ou resíduos, no processamento das toras de madeira, além de ser uma variável muito importante para o gerenciamento da produção é responsável por uma parcela significativa dos impactos ambientais causados pela produção de madeira serrada.

Em geração ao valor do resíduo e o seu reaproveitamento, segundo Tuoto (2009), demonstra que as perdas econômicas advindas da não utilização dos resíduos de madeira variam entre R$ 2,2 e 4,2 bilhões anuais. Os menores valores são obtidos quando os resíduos de madeira são destinados a geração de cavaco e remanufaturas de madeira enquanto que os maiores valores são verificados quando todos os resíduos de madeira são destinados para fins energéticos.

Segundo a percepção de Tuoto (2009), trata-se, na realidade, de um montante bastante elevado, ainda sem considerar os impactos sociais (geração de renda, emprego, impostos entre outros) e ambientais que a utilização dos resíduos de madeira possa causar. Cabe ainda mencionar que ganhos econômicos ainda mais elevados são passiveis de serem obtidos a partir da geração de créditos de carbono que são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa e que a geração de residuos de madeira continue aumentando rapidamente durante os próximos anos no Brasil, reflexo do

crescimento da indústria madeireira, aliado ao forte desempenho da economia brasileira.

Tradicionalmente o aproveitamento dos resíduos ou sobras pelas serrarias tem sido utilizado em olarias, para geração de calor na secagem dos tijolos, mas estes resíduos e sobras, que são uma fonte de matéria-prima madeira, também podem ser empregados para a produção de outros produtos.

Com vista à elaboração do plano, em relação a este item a proposta tem por objetivos apresentar ações que possam trazer resultados para as organizações. As ações podem ser assim descritas:

 Treinamento para os colaboradores evitarem os desperdícios de madeira. Para isso é necessário que o funcionário desenvolva um maior cuidado na realização do corte da madeira minimizando o desperdício e a perda. Desta forma é possível aproveitar os pequenos pedaços de madeira para outras finalidades.

 Criar ações de reaproveitamento da serragem e também das lascas, o reprocessamento dos resíduos de madeira e a sua transformação em produtos de maior valor agregado, como por exemplo os briquetes (madeira moída e prensada), que são queimados em caldeiras, em fornos indústrias e em lareiras domiciliares para gerar energia térmica, suas vantagens estão na facilidade de transporte, manipulação e no alto poder calorífico.

 Tratamento da água utilizada no processo do corte por meio de drenagem. Canalizando esta para um único local.

5- Atividade de reflorestamento

A atividade de reflorestamento é de grande importância para o meio ambiente. Quando realizado de maneira correta e eficiente, recupera as áreas verdes melhorando o ecossistema degradado.

A realização de reflorestamento em uma área degrada, traz diversos benefícios, pois as árvores ajudam a reconstruir o habitat dos animais que ali permaneciam, além do mais ajuda a melhorar a qualidade do ar que respiramos.

Por isso as empresas do setor madeireiro devem gradativamente implantar tais atitudes em sua gestão. Promovendo as seguintes ações:

 Realizar o reflorestamento em torno da empresa.

 Verificar as principais áreas degradadas pela retirada da matéria-prima, logo em seguida promover o reflorestamento do local.

 Transmitir aos seus colaboradores a importância do reflorestamento.

 Promover ações de reflorestamento juntamente com a comunidade, evidenciando que a organização possui uma preocupação com a natureza.

SOCIAL

1- Melhoramento na qualidade de vida no ambiente de trabalho

França (2010), afirma que a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho consiste na capacidade de administrar o conjunto das ações, incluindo diagnóstico, implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho alinhada e construída na cultura organizacional, com prioridade absoluta para o bem estar das pessoas da organização.

A qualidade de vida é sentir o bem estar a partir das necessidades individuais, do ambiente social e econômico e expectativas de vida e no trabalho, a QVT significa a necessidade de valorização das condições de trabalho, da definição de procedimentos da tarefa em si, do cuidado com o ambiente físico e dos bons padrões de relacionamento.

O objetivo deste tópico é promover ações para a melhoria do ambiente organizacional, através de ações que promovam a qualidade de vida. As ações visam principalmente prevenir as doenças ocupacionais entre outras.

Estas ações podem ser detalhadas da seguinte forma:

 Realizar manutenção ou substituição de aparelhos que garantem uma maior segurança aos seus colaboradores;

 Promover atividades de integração no local de trabalho e qualidade de vida como: ginástica laboral.

 Adequação dos equipamentos conforme as orientações da ergonomia.

2- Envolvimento dos colaboradores nas atividades

Constata-se que as empresas estão cada vez mais preocupadas em ações que envolvam os seus colaborados nas decisões estratégicas da organização. O envolvimento geralmente contribui para a empresa aumentar a sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, segundo Tuoto (2009).

Empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas. A empresa socialmente responsável procura fazer mais, além de respeitar os direitos trabalhistas.

Por tanto este tópico do plano visa apresentar ações com vistas a envolver os funcionários nos processos organizacionais. Isto pode ocorrer por meio das seguintes ações:

 Ouvir o que o funcionário tem a dizer, e incentivar a criatividade e a inovação no trabalho. A participação contribui no processo de qualificação da empresa como socialmente responsável.

 Proporcionar um ambiente de trabalho que incentive os funcionários a trazer novas ideias e opiniões sobre a empresa.

 Implantar um programa de participação nos lucros (PPR), gerando assim um maior envolvimento dos colaboradores com a organização, com o intuito de produzir mais evitando o desperdício.

 Fazer parcerias locais para oferecer serviços - Unir pequenas empresas da região para oferecer serviços que, individualmente, estariam incapacitadas de prover, como, por exemplo, creches, assessoria jurídica, assessoria de planejamento financeiro e academias de ginástica;

 Motivar os funcionários a preservar a natureza - Incentive os colaboradores a buscarem maneiras alternativas de evitar desperdícios. Elaborar campanhas

de premiação "campeão verde", que demonstra o compromisso de sua empresa com o meio ambiente.

 Desenvolver campanhas, cursos e publicação do material informando da importância da sustentabilidade para o desenvolvimento da organização.

3- Envolvimento com a comunidade

Percebe-se que cada vez está sendo mais importante para as empresas, a geração de um envolvimento maior participação empresa com a comunidade e o meio ambiente que está inserida. Assim a empresa se desenvolve perante a sociedade que está incluída.

A responsabilidade social empresarial tornou-se um fator de competitividade para os negócios, atualmente, as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam, isso inclui também a comunidade em seu redor, o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que construímos a cada dia.

Por tanto este tópico tem por objetivo ações que visam o envolvimento da empresa com comunidade, com vista a pratica de um desenvolvimento sustentável. Isto pode ser feitos através das seguintes ações:

 Promover o embelezamento da praça da comunidade;

 Elaborar ações junto com a comunidade escolar, parceria com uma escola fazendo doações de mudas de árvores, bem como realizar um plantio coletivo, explicando a importância da natureza e das árvores no mundo em que vivemos;

 Conscientizar e mobilizar seus funcionários, usar todas as oportunidades para comunicar aos funcionários que o suporte à comunidade e o envolvimento com ela é importante para a empresa. Sempre que possível, recompense aqueles que já fazem parte e estimule os funcionários a participar de projetos comunitários;

 Fazer doações de seus produtos ou serviços, se no quadro de funcionários da empresa inclui profissionais capazes de realizar consertos ou fazer

montagens, considere a possibilidade de "emprestá-los", quando isso for importante para a comunidade. Incentive os funcionários a doar comida, roupas;

 Realizar parceria com floriculturas e empresas de jardinagem, nas quais as mesmas podem utilizar da serragem e lascas de madeiras (resíduo) na realização dos seus trabalhos.

 Disponibilizar o resíduo (pequenos pedaços de tábuas) pra a confecção de brinquedos, artesanato.

 Realizar parceria com o município. Fazer com que o município também incentive e promovam a sustentabilidade no seu dia-a-dia, promovendo ações de separação correta do lixo, menos desperdício de água e energia.

 Criação de um pequeno viveiro comunitário. Dessa forma a empresa incentiva o cultivo de florestas como fonte renovável e sustentável de vida, para produzir riqueza e crescimento econômico, promovendo desenvolvimento humano e social e garantir conservação ambiental.

 Disponibilizar um espaço e todo material necessário para o cultivo de mudas de árvores, as sementes poderão ser plantadas pelos colaboradores ou pela comunidade. Cada colaborador que destacar no plantio bem como na distribuição das mudas, receberá um bônus da organização.

 Poupança Verde. O objetivo é incentivar à plantação de eucalipto para agricultores que possuem propriedades de terra próxima a empresa, além da geração de renda, a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade no campo. A empresa fornece as mudas de eucalipto para reflorestamento, assistência técnica, garantia de comercialização da madeira e educação ambiental. O modelo de produção abre uma perspectiva de negócio sustentado para o dono das terras, que recebe incentivos para o plantio desde o inicio.

Criação de um balanço social. Visa apresentar para a sociedade o seu demonstrativo social ambiental do que a empresa promoveu durante o ano. Dessa forma a publicação deve ser anual e conter um relatório de atividades sustentáveis (econômicas, ambientais e sociais), apresentando não apenas

os sucessos, mas também os principais compromissos públicos da empresa, as metas para o futuro, os problemas que imagina enfrentar e com quais parceiros gostaria de trabalhar para enfrentar os desafios que hão de vir.

4- Realização de parceria com fornecedores

Ao desenvolver uma relação sustentável empresa com fornecedores todos só tem a ganhar benefícios. A empresa prove e orienta a melhoria da gestão de negócios com o seus parceiros de maneira sustentável. Dessa forma os fornecedores assumem o compromisso de promover ações internas na busca da excelência. Atingindo assim uma cadeia produtiva de maneira Sustentável. Serão as seguintes ações a serem desempenhadas:

 Abrir um canal de diálogo e ideias por meio do uso da internet, criação de um site, além de convidar seus fornecedores e demais stakeholders a fazer parte do projeto sugerindo que é a preservação do meio ambiente.

 Criar e lançar um Código de Conduta para fornecedores, incluindo conceitos de sustentabilidade, praticas sustentáveis no processo produtivo.

As propostas sugeridas estão sistematizadas no seguinte plano de ação da Gestão sustentável. No qual foi realizada através do Método dos 5W2H:

What O Que? Que ação será executada?

Who Quem? Quem irá executar/participar da ação? Where Onde? Onde será executada a ação?

When Quando? Quando a ação será executada? Why Por Quê? Por que a ação será executada? How Como? Como será executada a ação?

O método 5W2H consiste em uma série de perguntas direcionadas ao processo produtivo que permite identificar as rotinas mais importantes, detectando seus problemas e apontando soluções.

Quadro 04 – Plano de Gestão Sustentável

What Who When Where Why How How much

Que ação será executada? Quem irá executar/parti cipar da ação? Quando? Onde será executa da a ação? Por que a ação será executada?

Como será executada a ação? Quanto custa? 1-Racionalizar o consumo de material de expediente Todos da organização A partir do segundo mês da aplicação do plano. Na empresa Diminuir o gasto com material e consumo e utilizar materiais de consumo sustentáveis.

-Utilização de papel reciclado -Aquisição de impressoras que imprimam, frente e verso, com a finalidade de reduzir o consumo de papel. -Aquisição de “poupa-copos” descartáveis, facilitando a utilização dos copos e evitando a retirada de vários copos de uma vez.

Terá um custo inicial da aquisição da impressora. 2-Redução do consumo de energia elétrica Todos os colaboradores Imediato Na empresa O consumo de energia está muito elevado e precisamos criar meios para minimizar os impactos ambientais, gerando uma empresa sustentável. - Promover campanhas de conscientização junto com os funcionários sobre a

utilização racional da energia elétrica;

- Realizar levantamento, controle e acompanhamento do consumo de energia; -Utilizar telhas transparentes para o aproveitamento da luz solar;

- Fazer diagnóstico da situação das instalações elétricas e realizar as alterações necessárias para a redução do consumo. - Uso mais eficiente e racional das máquinas, realizando uma programação de produção da utilização adequada das máquinas que fazem os cortes da madeiras. - Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Estas duram

A ação terá um custo zero e o objetivo é reduzir o consumo de energia em 10%

mais e utilizam menor quantidade de energia; - Fazer uma avaliação e uma distribuição dos horários dos colaborados, evitando os maiores picos de consumos. 3-Redução e controle no consumo da água Todos os funcionários imediato Na empresa Adotar o consumo consciente, para reduzir seus custos, evitando desperdícios , reutilizando a mesma antes de ser descartada.

- Instalação de torneiras com fechamento automático - Realizar levantamento, controle e acompanhamento do consumo de água. - Reutilização da água do processo produtivo - Aproveitamento da água da chuva guardando em um reservatório 3% do seu faturamento mensal. 4-Redução na geração de resíduos Todos da empresa Imediato Na empresa Pois a geração de resíduos deem ser controlado, e possuir um destino adequado. - Treinamento para os colaboradores evitarem os desperdícios de madeira. Para isso é necessário que o funcionário cuide na

realização do corte da madeira minimizando o desperdício e a perda. Desta forma é possível aproveitar os pequenos pedaços de madeira para outras finalidades.

- Criar ações de reaproveitamento da serragem e também das lascas, o reprocessamento dos resíduos de madeira e a sua transformação em produtos de maior valor agregado.

- Realizar o tratamento da água utilizada no processo do corte por meio de drenagem. Canalizando esta para um

Documentos relacionados