• Nenhum resultado encontrado

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA)

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), instituído no artigo 38 da Lei da Mata Atlântica nº 11.428, de dezembro de 2006, é um instrumento legal que

direciona e possibilita que os municípios atuem proativamente na conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica.

Integrado ao novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade, sancionado em 2014, o PMMA está sendo desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Sua elaboração também conta com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), da Fundação SOS Mata Atlântica, do Sesc e da Universidade Nove de Julho.

O objetivo do Plano é o de apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando- se no mapeamento de remanescentes existentes na cidade de São Paulo. O PMMA incentiva, também, experimentos tecnológicos sustentáveis, gestão de ações que conciliem a conservação do bioma com o desenvolvimento econômico e cultural do município, fortalecendo a organização social e a participação do cidadão na gestão das políticas públicas.

Outras ações que derivam diretamente do Plano são o uso sustentável dos recursos naturais, o fomento à educação ambiental, a gestão integrada dos resíduos sólidos, o ecoturismo, a conservação da biodiversidade e a pesquisa científica. Também será capaz de fornecer subsídios ambientais para a manutenção da Reserva da Biosfera e para outros planos e programas de ação da

capital, como, por exemplo, as políticas públicas derivadas do Plano Municipal de Saneamento Básico, do Plano de Bacia Hidrográfica, do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e do próprio PDE.

A Mata Atlântica ocupa grande parte da costa leste do Brasil, estendendo-se do Rio Grande do Norte a Santa Catarina. O bioma é composto por formações de florestas diversas, sendo elas a Floresta Ombrófila Densa, a Ombrófila Mista (Mata de Araucárias), a Estacional Decidual e a Ombrófila Aberta, além de ecossistemas associados, como as restingas, manguezais, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais no nordeste.

Apesar de serem chamadas de forma diferente, as florestas citadas possuem condições geoclimáticas similares, com um alto volume e uniformidade de chuvas, por isso, mesmo com algumas diferenças, elas formam um todo comum.

Originalmente a Mata Atlântica possuiu cerca de 1.110.182 Km² de extensão, mas, atualmente, conta com aproximadamente 22% da sua cobertura original, sendo apenas 7% em fragmentos bem conservados. Entre os fatores causadores da degradação e desmatamento, destaca-se o fato dos principais ciclos econômicos do Brasil ocorrerem, historicamente, em áreas de cobertura vegetal da Mata Atlântica.

A preservação e a recuperação do bioma são de grande importância para a cidade, pois contribuem diretamente para a melhora na qualidade de vida da população. Alguns exemplos destes benefícios são a manutenção do ciclo hidrológico, a fertilidade do solo, a proteção das áreas de risco, a produção e a limpeza da água, a manutenção da qualidade do ar, o sequestro de carbono, o equilíbrio climático e a proteção da diversidade biológica da fauna e da flora.

2 – Questões comentadas

1) (CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos básicos para os cargos de 1 a 5 e 7 a 9) O aquecimento global é considerado atualmente um problema de dimensão preocupante por envolver mudanças climáticas que afetam a vida no planeta.

Aquecimento global é “o aumento da temperatura terrestre

(não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs”. Dessa forma, percebemos que o aquecimento global não se relaciona a uma zona específica, sendo GLOBAL, ou seja, mundial. Questão certa.

2) (CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos básicos para o cargo 6) Além de contar com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas tem-se notabilizado por organizar grandes conferências mundiais voltadas para as questões ambientais e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Como parte considerável da aula foi exatamente sobre essas grandes conferências, acredito que ninguém erraria essa questão. As principais conferências sobre o meio ambiente organizadas pela ONU foram: Estocolmo, ECO-92, Kyoto, Johanesburgo e Rio+20. Questão certa.

3) (CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos básicos para o cargo 6) O êxito da campanha mundial em favor do desenvolvimento sustentável pode ser mensurado por algumas vitórias significativas, como, por exemplo, a redução da produção e do consumo de plástico em escala universal.

Não podemos dizer que o êxito dessa campanha pode ser mensurado pela redução da produção e do consumo de plástico, em escala mundial, simplesmente porque ainda não houve essa redução mundial. Algumas medidas estão sendo adotadas em diversos pontos do planeta, entretanto essas medidas são muito específicas e regionais. Questão errada.

4) (CESPE - 2012 - MPE-PI - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos básicos para o cargo 6) Em decorrência da poluição atmosférica, que atingiu níveis bastante elevados, as posições e os interesses de especialistas, organizações sociais e políticos em geral convergiram nos últimos anos.

Na verdade, essas posições continuam divergentes. Inclusive, como conversamos, todas essas grandes conferências foram

marcadas por divergências entre ambientalistas e

desenvolvimentistas e entre países subdesenvolvidos e países desenvolvidos. Questão errada.

5) (CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Área Judiciária - Conhecimentos Básicos - adaptada) O termo sustentabilidade — cunhado em 1987 pela Organização das Nações Unidas (ONU), no documento Nosso Futuro Comum — foi incorporado definitivamente ao vocabulário mundial contemporâneo. O conceito de uso sustentável da natureza, por exemplo, já compõe a base de diversos programas, projetos e ações voltados para a preservação ambiental. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta a síntese da definição de sustentabilidade.

a) Os recursos naturais devem ser explorados, visto que a vida humana no planeta depende dessa exploração, estando

irremediavelmente inviabilizada ou condenada à estagnação caso a natureza mantenha-se intocada.

a) Os recursos naturais exigem proteção absoluta, razão pela qual a ONU assumiu a responsabilidade de monitorar as atividades produtivas e comerciais em escala global.

b) Os recursos naturais devem ser usados de modo que a natureza os possa repor, assegurando-se, dessa forma, o atendimento das necessidades das gerações atuais e futuras.

c) Os recursos naturais devem ser preservados pelos países classificados como emergentes, já que não é possível aos mais ricos retrocederem no tempo e modificarem seu modelo econômico.

d) Os recursos naturais devem ser preservados em qualquer situação, o que pressupõe o abandono de

atividades econômicas comprometidas

primordialmente com a obtenção de lucro material e secundariamente com a preservação ambiental.

Sustentabilidade não significa dizer que os recursos naturais não devem ser utilizados. Na realidade, sustentabilidade significa que os recursos devem ser utilizados de maneira a não comprometer as

gerações futuras – para isso a natureza deve conseguir repô-los. Letra “c”.

6) (CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Conhecimentos Básicos para os Cargos de 1 a 15) Um dos aspectos que atraíram a atenção global para a Rio+20 foi o fato de ela ter sido a primeira conferência de âmbito internacional promovida pela ONU para tratar do meio ambiente desde 1992.

É uma questão de conhecimentos gerais, mas que vale pela revisão. Houve outras conferências nesse tempo, como, por exemplo, a Rio + 10. Questão errada.

7) (CESPE - 2012 - Banco da Amazônia - Técnico Científico) A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco- 92.

Perfeito. Questão correta.

8) (CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos) A emissão demasiada de gases poluentes originou um fenômeno inédito na natureza, o efeito estufa.

Eu acho essa questão muito legal, pois se trata de uma pegadinha clássica. O efeito estufa é inédito na natureza? Não, na verdade ele é um fenômeno natural. Acontece que a emissão de gases poluentes agrava a situação do aquecimento global, alterando

as condições climáticas do planeta – o que implica o efeito estufa.

Questão errada.

9) (CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos) Os efeitos do desequilíbrio ambiental e do consumo desenfreado atingirão homogeneamente o planeta, igualando países desenvolvidos e não desenvolvidos como alvos de um mesmo problema.

O desequilíbrio ambiental e o consumo desenfreado afetam mais os países pobres que os ricos, portanto não se pode dizer que os países serão atingidos homogeneamente. Questão errada.

10) (CESPE - 2013 - Ibama - Analista Ambiental) A conferência Rio + 20 foi marcada pela assinatura da Agenda 21, em que vinte e sete princípios relativos ao desenvolvimento sustentável foram assumidos por todos os Estados-membro presentes.

Pessoal, a Agenda 21 foi aprovada na ECO – 92. Na Rio +20, o texto aprovado foi chamado de Futuro que Queremos. Aliás, os ambientalistas, jocosamente, chamam o texto de Futuro que não queremos. Questão errada.

11) (CESPE - 2013 - Ibama - Analista Ambiental) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado um direito fundamental de terceira geração, em razão de ser baseado no interesse comum que liga e une as pessoas e ter caráter universal.

Os direitos fundamentais de 3ª geração são os direitos coletivos e difusos, entre os quais se incluem o direito à paz e a um meio ambiente equilibrado. Questão correta.

12) (Cespe – MDIC – Agente Administrativo – 2014) A poluição atmosférica é um dos mais graves problemas do mundo contemporâneo e, caso nada seja feito para reduzi-la ou impedir sua expansão, colocará em risco a própria sobrevivência no planeta.

De fato, a maior parte dos cientistas, países e organizações apontam a poluição como um perigo para a sobrevivência humana. Questão correta.

Letra d.

13) (UNEAL) O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que

a) para sustentar o consumo da população mundial, a destruição do meio ambiente deveria ser contida nos países pobres.

b) o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras.

c) o padrão básico de vida populacional tem esgotado os recursos naturais e a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades.

d) o desenvolvimento industrial deve diminuir, adaptando um novo modo de vida às gerações atuais e otimizando o uso de produtos artesanais.

e) a diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não renováveis buscam estabelecer novas formas de convívio com o meio agropecuário.

Questão tranquila, não é verdade? Conforme vimos, o desenvolvimento sustentável é diferente do desenvolvimento zero. O desenvolvimento sustentável propõe um crescimento econômico que não comprometa as gerações futuras. Portanto, letra “b”.

14) (Cespe – MDIC – Agente Administrativo - 2014) A emissão de gases poluentes a atmosfera, como os resultantes da queima de combustíveis fósseis, contribui decisivamente para as alterações climáticas com as quais o mundo contemporâneo vem convivendo há algum tempo.

Embora comece a aparecer teses em contrário, o pensamento atual em relação ao tema vai ao encontro ao que diz a questão.

Organismos internacionais, ONGs, países, cientistas e

ambientalistas se baseiam nessa ideia. Questão correta.

15) (FCC - 2012 - TCE-AP - Analista de Controle Externo) O objetivo central da Agenda 21 é:

a) Cada nação é responsável por seu desenvolvimento e pela solução dos problemas ambientais por ela causados.

b) Os problemas ambientais globais serão melhor

equacionados se as diferentes nações pensarem em conjunto e não individualmente.

c) Os problemas ambientais globais devem ser resolvidos pelas nações mais ricas, já que elas são, em grande parte, as responsáveis por eles.

d) Os problemas ambientais globais serão melhor equacionados se cada país solucionar seus próprios problemas ambientais.

e) Não é responsabilidade das nações pobres resolver questões ambientais globais, pois elas não dispõem de recursos financeiros para essa tarefa.

A Agenda 21 está coadunada com a ideia de cooperação internacional, para a qual os problemas globais devem ser enfrentados conjuntamente e não individualmente. Letra “b”.

16) (FADESP - 2010 - Prefeitura de Juruti - PA – Enfermeiro) Em relação à Agenda 21, é correto afirmar que

a) é um plano de ação estratégico, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já feita de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento.

b) trata-se de decisão consensual extraída de documento de quarenta capítulos, para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 170 países.

c) é um ato internacional, com caráter mandatório e ampla adesão aos seus princípios, que tem favorecido a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais.

d) é um compromisso firmado entre os países durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 2002, no Rio de Janeiro.

A Agenda 21 possui a meta de promover globalmente um novo

padrão de desenvolvimento, pautando-se pela ideia de

sustentabilidade. Letra “a”.

17) (CRSP - PMMG - 2013 - PM-MG) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico.” De acordo com esse conceito, marque a

alternativa CORRETA que caracteriza a ideia de

desenvolvimento sustentável.

a) São as riquezas acumuladas nos países ricos em prejuízo das antigas colônias, durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

b) O meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

c) Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

d) Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

O desenvolvimento sustentável baseia-se na ideia de que podemos sim utilizar os recursos disponíveis no meio ambiente, desde que de maneira racional, sem comprometer as gerações futuras. Letra “d”.

18) (CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco – Diplomata) Embora a implantação de sistemas agropastoris e o reflorestamento contribuam para o alcance das metas do Protocolo de Quioto, considera-se mais importante para o alcance dessas metas o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis, objeto da criação de um mecanismo de desenvolvimento limpo.

Essa é uma questão difícil. O erro dela está em afirmar que considera-se maios importante para o alcance das metas o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis, uma vez que a implantação de sistemas agropastoris e o reflorestamento são igualmente importantes. Questão errada.

19) (CESPE - 2010 - MPU – Analista - Geografia) As atividades de extensão ambiental têm por objetivo

disseminar, para diversos setores da sociedade, os

conhecimentos e as experiências produzidos pelas

instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

O enunciado não fez nada mais do que definir o que é extensão ambiental. Essa ideia de extensão ambiental está ligada à ideia de desenvolvimento de uma cultura que se paute no desenvolvimento sustentável. Questão correta.

20) (CESPE - 2010 - MPU - Analista – Geografia) A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental.

Essa sem dúvida é uma preocupação fundamental, mas não a única, já que se deve buscar, por exemplo, desenvolver métodos e tecnologia que permitam um melhor uso dos recursos pelo homem. Questão errada.

21) (CESPE - 2010 - MPU - Analista – Geografia) Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado.

Na realidade, esses custos não são internalizados pelo mercado. Os problemas ambientais não estão resolvidos em parte pelo modo com o qual o mercado lida com eles. Questão errada.

22) (CESPE - 2010 - MPU - Analista – Geografia) De acordo com os fundamentos da economia ambiental, os recursos naturais não são finitos, portanto, a impossibilidade de se manter, no futuro, o ritmo das atividades produtivas não causa preocupação.

Não causa preocupação? Como assim? Óbvio que causa. Pessoal, parte dos recursos é finita sim! São os chamados recursos não renováveis. Questão errada.

23) (CESPE - 2009 - Instituto Rio Branco – Diplomata) O conceito de reserva tem sido internacionalmente adotado, como forma de se destacar a necessidade de conservação,

recuperação, desenvolvimento sustentável e,

consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

O conceito de reserva se desenvolve à medida que a preocupação com o meio ambiente ganha relevo. Mediante esse conceito determinadas áreas são protegidas, a fim de fomentar a recuperação e o desenvolvimento sustentável. Questão certa.

24) (CESPE - 2005 - Instituto Rio Branco – Diplomata) No Brasil, os problemas ambientais decorrentes da degradação

urbana acarretam custos sociais que atingem mais

Muitos alunos erram essa questão e depois me questionam por que os pobres são mais atingidos pela degradação ambiental. Eu gosto de responder com a seguinte situação: imaginem uma chuva torrencial em São Paulo. Casas desabam, ruas inundam, famílias perdem seus bens. Vocês imaginaram alguém rico ou alguém pobre? Com toda certeza alguém pobre. Isso porque nas áreas mais pobres há menor infraestrutura, de maneira que a degradação ambiental impacta com mais força essa população. Questão correta.

25) (CESPE – 2005 – Instituto Rio Branco – Diplomata) A reflexão sobre o meio ambiente, com o objetivo de se

alcançar o desenvolvimento sustentável, exige o

estabelecimento de paradigmas que alterem a relação homem/natureza verificada desde o período colonial.

A questão está correta, pois de fato há a necessidade de adoção de um paradigma que tenha a ideia de desenvolvimento sustentável como cerne e não o desenvolvimento predatório verificado desde o período colonial. Questão correta.

Documentos relacionados