• Nenhum resultado encontrado

10.10 Os Diretores devem indicar e comentar os principais elementos do plano de negócios da Companhia, explorando especificamente os seguintes tópicos:

(a) investimentos, incluindo: (i) descrição quantitativa e qualitativa dos investimentos em andamento e dos investimentos previstos; (ii) fontes de financiamento dos investimentos; e (iii) desinvestimentos relevantes em andamento e desinvestimentos previstos

Investimentos

Nossas atividades operacionais demandam investimentos regulares, particularmente relacionados ao desenvolvimento de nossa infraestrutura e à aquisição dos utensílios utilizados nos nossos negócios, tais como máquinas, ferramentas, veículos e moldes industriais. Tais investimentos são, de modo geral, orientados pela necessidade de atendermos à demanda crescente por nossos produtos.

Pretendemos seguir os contínuos esforços para a obtenção de ganhos de eficiência operacional e produtividade, a partir da plataforma de infra-estrutura já instalada e aumento da escala. Desde 2008, temos atingido ganhos de produtividade devido às melhorias implementadas em nosso processo de fabricação, redução de nossos SKUs e melhor administração do estoque. Também daremos continuidade aos nossos esforços de descentralização da distribuição e melhoria da estrutura logística (com a implementação de novos centros de distribuição). Outras ações relacionadas à nossa eficiência operacional também devem continuar a ser adotadas, tais como: melhora na eficiência de nosso processo de prevenção de perdas e redesenho de nosso catálogo de vendas.

Nesse sentido, para atender a demanda esperada para o ano de 2011, está prevista a ampliação dos turnos de trabalho nas fábricas e o investimento na capacitação das linhas de envase, em linha com os procedimentos já adotados em 2010. Para o atendimento da demanda no Brasil e nas operações internacionais dos próximos anos, estão sendo avaliadas várias possibilidades de investimento: (i) ampliação da capacidade produtiva interna, com investimentos em infra-estrutura e tecnologia da informação; (ii) aumento na terceirização de produtos; e (iii) investimento em capacidade, infra-estrutura e tecnologia da informação no exterior. Nosso modelo de capacitação industrial não necessariamente se dará no Município de Cajamar e as opções de expansão avaliadas consideram ainda infra-estrutura própria ou de terceiros.

Adicionalmente, pretendemos dar continuidade aos nossos investimentos em responsabilidade corporativa nos patamares dos anos anteriores, com destaque para investimentos relacionados ao meio ambiente (projetos de compensação de carbono) e à sociedade (programas de apoios e patrocínios).

Fontes de Financiamento

Para realização dos investimentos descritos acima, a Companhia utiliza recursos próprios, linhas de crédito junto a instituições financeiras e/ou capitalizações no mercado de capitais brasileiro por meio da emissão e distribuição pública de títulos e valores mobiliários.

Nesse sentido, a Companhia realizou a primeira emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor total de R$350.000, série única, sem garantia, bem como sem “covenants” financeiros, com valor nominal unitário de R$1.000, segundo a Instrução CVM nº 476/09, emitidas em 26 de maio de 2010 e subscritas e integralizadas em 28 de maio de 2010, com pagamento de juros semestrais nos meses de maio e novembro, com vencimento de principal em 26 de maio de 2013.

10.10 - Plano de negócios

Desinvestimentos

Não há desinvestimentos de capital relevantes em andamento ou previstos para os próximos anos.

(b) desde que já divulgada, indicar a aquisição de plantas, equipamentos, patentes ou outros ativos que devam influenciar materialmente nossa capacidade produtiva

Não divulgamos quaisquer planos e/ou projetos para aquisição de plantas, equipamentos, patentes ou outros ativos que devam influenciar materialmente nossa capacidade produtiva.

(c) novos produtos e serviços, indicando: (i) descrição das pesquisas em andamento já divulgadas; (ii) montantes totais gastos em pesquisas para desenvolvimento de novos produtos ou serviços; (iii) projetos em desenvolvimento já divulgados; e (iv) montantes totais gastos no desenvolvimento de novos produtos ou serviços

Oferecemos uma grande variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, e continuamos desenvolvendo novos produtos. Entendemos que não podemos inovar pensando apenas no consumidor ou na concorrência, mas, devemos sim levar em consideração que a sociedade enfrenta hoje o desafio inédito de encontrar caminhos que promovam a sua própria sustentabilidade. Nesse sentido, buscamos desenvolver produtos que reflitam esse nosso posicionamento.

Um de nossos principais vetores de inovação é o uso sustentável da biodiversidade. Traduzimos esse conceito com a criação e o desenvolvimento de novos produtos utilizando espécies nativas e exóticas, com o uso de modelos ecológicos de produção vegetal, com o programa de certificação de insumos e em parcerias com fornecedores rurais, como comunidades tradicionais e agricultores familiares que podem contribuir com a conservação da biodiversidade.

A criação de novos conceitos, inovações, valorização dos conhecimentos tradicionais e a preservação do meio ambiente são os princípios que formam o conjunto de nossos esforços de inovação e desenvolvimento de produtos. Nesse sentido, buscamos sempre inovar promovendo inclusão social e conservação ambiental, ao mesmo tempo em que estabelecemos metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

A inovação é um aspecto essencial para assegurar a sustentabilidade da Natura. Nesse cenário, tem papel fundamental o programa de inovação aberta da Natura, que busca o desenvolvimento e a aquisição de novas tecnologias por meio de parceiras com universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Em 2006, as iniciativas foram revistas e ampliadas, com o lançamento do Programa Natura Campus de Inovação Tecnológica e, em 2007, do Portal Natura Campus (www.natura.net/campus). A página na internet facilita o relacionamento com as instituições de ciência e tecnologia brasileiras e permite o cadastro de grupos de pesquisa e a submissão de propostas de projetos. Atualmente, cerca de 50% de nosso portfolio de projetos de tecnologia vêm do modelo de inovação aberta, reforçando a importância destas iniciativas para a inovação na Natura.

O Programa Natura Campus tem o apoio de programas de fomento à pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), que viabilizam e/ou co-financiam equipamentos, bolsas científicas e material de pesquisa para as universidades participantes.

O Programa contempla ainda o Prêmio Natura de Inovação Tecnológica. A premiação reconhece o melhor projeto de pesquisa realizado em parceria com a Natura.

10.10 - Plano de negócios

Em dezembro de 2008, foi realizada a primeira edição do Prêmio. A cerimônia de entrega aconteceu na Casa Natura, em Campinas, São Paulo. Em dezembro de 2010, foi realizada a segunda edição do Prêmio. A cerimônia de entrega aconteceu no site Natura Cajamar, São Paulo. Ambas as cerimônias reuniram representantes de universidades de todo o Brasil, instituições de pesquisa, além dos principais órgãos de fomento à pesquisa brasileira.

Em 2010, por meio do portal, recebemos 6 mil acessos. Atualmente, contamos com uma base de dados de participantes voluntários que reúne 280 grupos de pesquisas ligados a 108 instituições de ciência e tecnologia diferentes. Em 2010, promovemos a atualização do site como um todo, não apenas do conteúdo e dos temas tecnológicos para melhor interação virtual. Como resposta, recebemos 13 novas propostas de 9 instituições por meio do portal, sendo 2 delas já aprovada e em processo de contratação. Na Natura, a inovação também se expressa nas embalagens dos nossos produtos. Além da descrição de todos os ingredientes utilizados, requisito obrigatório por lei, incluímos, desde 2007, em nossos lançamentos, a tabela ambiental, que explicita informações sobre a origem e o destino dos materiais usados, como forma de conscientizar o consumidor com relação ao impacto ambiental.

Por fim, a segurança de nossos consumidores guia todos os nossos processos de desenvolvimento de produtos. Com a supervisão do Comitê de Segurança de Produtos, composto por profissionais de diversas áreas, temos um cuidado especial com todos os novos ingredientes e fórmulas, que são rigorosamente testados por dermatologistas ou equipes multidisciplinares e analisados por especialistas em segurança de produtos. Também mantemos o Sistema de Cosmetovigilância, que monitora possíveis efeitos adversos dos produtos para alimentar o processo de inovação.

Ybios

A Ybios é uma iniciativa, criada em 2004, bastante inovadora da Natura Inovação, em parceria com a Centroflora e a Orsa Florestal, visando a criação de uma empresa de desenvolvimento tecnológico baseada totalmente no modelo de “inovação aberta”. Em 31 de dezembro de 2010, detínhamos 42,11% da Ybios, que tem como objetivo focar no desenvolvimento de novas tecnologias, protótipos de produtos e conceitos inovadores inspirados na biodiversidade, por meio da elaboração e gestão de projetos em parceria, atendendo principalmente aos mercados de cosméticos, saúde humana e animal e alimentício. Nossa gestão é realizada através da indicação de um membro do Conselho de Administração.