• Nenhum resultado encontrado

Pontos de fixação do gancho de reboque*

No documento manual de instruções alhambra auto emoción (páginas 177-180)

P

Peerriiggoo ddee aacciiddeennttee!! R

Reeccoommeennddaammooss qquuee aa mmoonnttaaggeemm ddee uumm ggaanncchhoo ddee rreebbooqquuee sseejjaa sseemmpprree ffeeiittaa ppoorr uumm SSeerrvviiççoo TTééccnniiccoo..K

A ATTEENNÇÇÃÃOO!!

Fig. 154 

A

A

B

980

A

AL0-125

A 6 Pontos de fixação B min. 65 mm

Todas as medidas são em milímetros

• Os Serviços Técnicos sabem como proceder correctamente à montagem posterior de um dispositivo de reboque, e a maneira de reforçar o sistema de refrigeração. Por este motivo, é conveniente que sejam os Serviços Técnicos a proceder à sua montagem. K

Instruções de condução

• OO ddiissppoossiittiivvoo ddee rreebbooqquuee éé uummaa ppeeççaa ddee sseegguurraannççaa,, ddeevveennddoo sseerr u

ussaaddaa ppoorrttaannttoo,, ssoommeennttee ppaarraa oo ttiippoo ddee vveeííccuulloo qquuee ffooii ccoonncceebbiiddaa e

e qquuee ppoossssuuaa aa ddeevviiddaa hhoommoollooggaaççããoo.. IInnssttrruuççõõeess ddee sseerrvviiççoo

• No lateral posterior direito do maleteiro, pode existir um alojamento para a cabeça esférica desmontável do gancho de reboque*.

• Com os retrovisores de série não são suficientes para visualizar o tráfego que circula atrás do reboque, é necessário instalar retrovisores exteriores extras, os quais deverão estar fixados em apoios flexíveis e de forma que o campo visual seja suficiente. De não fazê-lo assim, ao submeter o motor a grandes esforços (montanha, altas temperaturas, alto peso de reboque, etc.), pode acontecer que o motor se sobreaqueça. Para maior informação dirija-se a um Serviço Técnico.

• Em percursos de montanha com reboque é necessário consultar as cargas de reboque em “Dados técnicos” para inclinações do

10% ao 12%. Em caso de não aproveitar o peso do reboque máximo admissível, poder-se-á superar inclinações mais pronunciadas.

• Os dados publicados sobre cargas de reboque se aplicam somente para alturas de até 1000 metros sobre o nível do mar. Aumentando a altura se reduz o rendimento do motor devido a menor densidade do ar, reduzindo a potência de ascensão, por cada 1000 metros de altura iniciados, será necessário reduzir o peso reboque em um 10%.

• Sempre que seja possível, aproveitar ao máximo possível, mas sem passar o peso máximo de apoio da barra de reboque sobre a cabeça esférica do dispositivo do reboque ⇒ capítulo "Dados técnicos".

• Considerando que a carga máxima e do peso máximo de apoio admissível, é necessário distribuir a carga de reboque de modo que os objectos mais pesados fiquem mais perto possível do eixo. Prestar atenção que estes objectos estejam fixados de alguma maneira, não sendo possível que se movam durante o andamento. • A pressão dos pneus do veículo tractor deve estar a plena carga. Também é necessário comprovar a pressão dos pneus do reboque. • Com o reboque enganchado, e antes de iniciar a viagem, deve comprovar e ajustar se for preciso a regulação dos faróis. Nos veículos equipados com ajuste do alcance das luzes, é suficiente ajustar a roda serrilhada no quadro de conjunto. IInnssttrruuççõõeess ddee rrooddaaggeemm

Para atingir as melhores propriedades de trabalho do conjunto veículo-reboque, terá de considerar os seguintes pontos: 

• Se possível, não conduzir quando o carro estiver vazio e o reboque carregado. Se, não obstante, for necessário fazê-lo, terá de conduzir mais devagar, devido à desfavorável distribuição de pesos.

• Como, ao aumentar a velocidade diminui a estabilidade, quando as condições da estrada e meteorológicas forem desfavoráveis, especialmente nas descidas, tem-se de conduzir com uma velocidade menor à permitida.

Em todo caso, é necessário reduzir imediatamente a velocidade quando se note o menor vaivém do reboque. Nunca tente “arrumar” o reboque acelerando.

• PPoorr rraazzõõeess ddee sseegguurraannççaa,, nnããoo ssee ddeevvee ccoonndduuzziirr aa mmaaiiss ddee 8

800 kkmm//hh.. IIssttoo vviiggoorraa ttaammbbéémm ppaarraa nnaaqquueelleess ppaaíísseess oonnddee sseejjaa p

peerrmmiittiiddaa uummaa mmaaiioorr vveelloocciiddaaddee..

• Travar a tempo! Quando se trata de um reboque com travão por energia cinética, travar primeiro suavemente e, a seguir, com rapidez. Deste modo, se evita puxões originados pelo bloqueio das rodas do reboque.

Ao realizar uma descida, engatar as velocidades mais baixas para aproveitar a força de travagem do motor.

• As temperaturas excepcionalmente elevadas, ao ter que superar uma subida prolongada, com uma velocidade baixa e a um regime muito alto de rotações do motor, convém observar o indicador de temperatura do líquido refrigerante. Quando o ponteiro passar à zona superior da escala, dever-se-á reduzir imediatamente a velocidade.

• A eficiência refrigeradora do ventilador não pode ser aumentada pelo facto de se meter uma velocidade inferior, já que as rotações do ventilador são independentes das do motor. Por isso também, com reboque, não se tem que engatar uma velocidade inferior, até que o motor tenha superado a subida, sem grandes perdas de velocidade.K

Recomendações gerais

• DDuurraannttee oo ppeerrííooddoo ddee rrooddaaggeemm ddoo ccaarrrroo,, sseemmpprree qquuee sseejjaa p

poossssíívveell,, nnããoo ssee aaccoonnsseellhhaa aa uuttiilliizzaarr oo rreebbooqquuee.. •

• CCoonndduuzziinnddoo ffrreeqqüüeenntteemmeennttee ccoomm rreebbooqquuee,, éé rreeccoommeennddáávveell rreeaalliizzaarr ooss ddeevviiddooss ttrraabbaallhhooss ddee mmaannuutteennççããoo eennttrree ooss iinntteerrvvaallooss p

prreevviissttooss ppaarraa ss IInnssppeeccççõõeess..

• A carga do reboque e o peso de apoio indicados na placa do dispositivo de reboque são unicamente valores de verificação para tal dispositivo. Os valores relativos ao veículo se indicam na documentação do veículo e neste Manual de Instruções. • O dispositivo de reboque aumenta o peso em vazio do carro, diminuindo a correspondente carga útil do mesmo.

• Observe as disposições legais vigentes relativas ao uso e características de reboque.K

V

No documento manual de instruções alhambra auto emoción (páginas 177-180)