• Nenhum resultado encontrado

3.1 Ambiente do estudo

O HUCFF é um hospital universitário terciário que conta com 511 (83,8%) leitos ativos, sendo 297 leitos de especialidades clínicas, 173 de especialidades cirúrgicas e 41 de terapia intensiva, com aproximadamente 1200 admissões por mês. Na tabela 4 está apresentada a distribuição dos leitos do hospital por especialidade.

3.2 Desenho do estudo

Para a análise de fatores de risco para infecção por enterobactérias multirresistentes foi realizado um estudo do tipo caso-controle pareado, onde incluindo dois controles para cada caso. A descrição da distribuição de variáveis em casos e controles incluiu: dados demográficos, doença de base, setores de internação hospitalar, uso prévio de antimicrobianos, alimentação parenteral ou enteral, dispositivos e procedimentos invasivos.

3.2.1 Definições Período do estudo

De 1 de março a 31 de outubro de 2001

População em estudo

Pacientes com pelo menos 72 horas de internação no HUCFF, preenchendo os critérios de inclusão como pacientes-caso ou controle.

Definição de EnR

Amostras de enterobactérias apresentando resistência às oxiimino- cefalosporinas detectada em teste de susceptibilidade antimicrobiano (sistema Vitek).

Critérios de inclusão como pacientes-caso

Foram considerados pacientes-caso aqueles que apresentaram isolamento de EnR em espécime clínico representando infecção sintomática após 72 horas de admissão hospitalar no período do estudo. Para efeito de análise de fatores de risco apenas o primeiro episódio de infecção por EnR foi considerado. Para seleção desses pacientes, foram utilizados os dados da vigilância microbiológica coletados pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HUCFF e os dados do relatório do Sistema Vitek de identificação bacteriana do laboratório de bacteriologia do HUCFF, impresso diariamente.

Critérios de inclusão como pacientes-controle

Como pacientes-controle foram incluídos os pacientes internados no HUCFF durante o período do estudo, pareando com o setor de aquisição de infecção e o período de risco. Foi considerado provável setor de aquisição aquele em que o paciente–caso estava internado durante pelo menos 72 horas antes do diagnóstico

da infecção por EnR. Definimos como "período de risco" o espaço de tempo compreendido entre a data de admissão e a data do diagnóstico de infecção por EnR no paciente caso correspondente, conforme ilustramos no esquema abaixo:

Data de admissão Data de Diagnóstico da infecção

Caso |---|--- Alta ou óbito

Controle |---|--- Alta ou óbito Período de Risco

A seleção dos pacientes-controle foi feita de maneira aleatória consultando o registro informatizado de pacientes internados no HUCFF e por consulta ao livro de registro de pacientes admitidos nas unidades intensivas durante o período do estudo, selecionando cada controle por setor onde foi feito o diagnóstico da infecção por EnR do paciente-caso correspondente.

Critérios de exclusão

Pacientes com infecção de origem comunitária, ambulatorial ou de outro hospital

Quando a identificação de EnR de qualquer espécime clínico representasse colonização ou infecção do trato urinário assintomática. Pacientes menores de 12 anos de idade.

Pacientes com história prévia de infecção por EnR, mesmo que fora do período do estudo.

Critério de exclusão apenas dos pacientes-controle

Pacientes com diagnóstico de infecção sem germe identificado durante o período de risco avaliado.

3.2.2 Dados coletados dos pacientes

Os dados a seguir foram obtidos a partir dos prontuários e registrados em ficha própria (Anexo 1)

Dados demográficos: sexo, idade, procedência e setor de internação hospitalar.

Diagnóstico da principal doença de base

Datas: internação hospitalar, coleta do espécime clínico, alta hospitalar, óbito ou transferência para outra instituição

Uso de antimicrobianos durante o período de risco, incluindo datas de início e fim.

Procedimentos invasivos realizados durante o período de risco, tais como cirurgia, inserção de cateter venoso central, cateter vesical, cateter arterial periférico, cateter de artéria pulmonar, cateter nasogástrico, drenos, entubação orotraqueal, traqueostomia, ostomias, balão intra- aórtico, cateter urinário e ventilação mecânica, com registro de datas de início e fim.

Diagnóstico de infecção associada aos cuidados de saúde de acordo com os critérios propostos por especialistas dos “Centers for Disease Control and Prevention” (Garner et al., 1988)

Evolução: alta, óbito, transferência.

Os dados foram armazenados em um banco de dados no programa Access 2000, construído para este estudo.

3.3 Procedimentos microbiológicos

A identificação das amostras e a susceptibilidade aos antimicrobianos, incluindo a detecção da produção de ESBL, foram avaliadas no laboratório de microbiologia do HUCFF através do sistema Vitek (bioMérieux, EUA) utilizando-se os cartões GNI e GNS-650, respectivamente. A susceptibilidade foi avaliada para os antimicrobianos amicacina, cefepima, ciprofloxacina, cotrimoxazol e piperacilina– tazobactam. Para a classificação das amostras como EnR foi observado o resultado de susceptibildiade à ceftazidima, ceftriaxona, cefotaxima e aztreonam e a produção de ESBL.

Aspectos éticos

No presente estudo, as amostras de materiais clínicos foram coletados conforme rotina própria de cada setor, não havendo nenhuma interferência nas coletas e no tratamento destes pacientes. Por ser um estudo retrospectivo, solicitamos isenção do TCLE, que foi autorizado.

O sigilo dos dados obtidos foi mantido, sendo divulgado apenas o conjunto dos resultados, resguardando-se a individualidade dos pacientes participantes.

Este estudo foi submetido à avaliação pelo Comitê de Ética do HUCFF-UFRJ e aprovado pelo mesmo.

Documentos relacionados