• Nenhum resultado encontrado

Como o negócio nunca foi pensado como marca, nunca se estabeleceu uma estratégia clara de posicionamento, até porque a cliente sempre fez suas vendas informalmente. Neste ano, após fechar o nome da empresa para Enlace Brigaderia e ter um objetivo de se tornar uma microempresa era necessário possuir essa estratégia e posicionar-se perante o mercado.

Para uma visão melhor da empresa afim de direcionar a um posicionamento concreto, realizou-se um painel de expressão do produto diante do termo “Enlace”. O

painel encontra-se na figura 70 e do mesmo foi possível extrair alguns conceitos importantes, como: felicidade, sorriso, laços, família, união, afeto e abraço.

Figura 70 – Painel de expressão do produto - Enlace

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

O papel do posicionamento de uma marca é ocupar uma diferenciação diante de seus concorrentes em um segmento de mercado, e assim oferecer razões aos seus consumidores.

Desta forma, analisando todos os concorrentes, a Enlace Brigaderia tem como posicionamento o foco na experiência do consumidor com o produto, promovendo através dos doces, o enlace em momentos especiais na vida de cada cliente. Essa comunicação da empresa deverá ser realizada através dos próprios docinhos e suas embalagens, como também, nas principais redes sociais.

Para um melhor afunilamento da essência da marca foi proposta a realização da declaração da unicidade da empresa Enlace Brigaderia, afim de entender o que a marca é de fato e qual a sua mensagem a ser repassada ao seu público.

Figura 71 - Declaração de unicidade Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora,2019.

Com o auxílio da declaração de unicidade foi possível chegar em um posicionamento único, afim de diferenciar-se de seus concorrentes e agregar um posicionamento adequado à empresa Enlace Brigaderia.

4.3 BRIEFING DA MARCA

O briefing da marca, também chamado de briefing de criação por Wheeler (2012), é o resultado dos principais decisores que constroem a marca, simplificado por um diagrama.

Para esta etapa é necessário afunilar toda a estratégia em um único diagrama com o objetivo de sintetizar e apresentar de forma clara a etapa de estratégia da empresa. Desta forma, na figura 72 será apresentado o briefing da Enlace Brigaderia.

Figura 72 - Briefing da Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Analisando as estratégias da marca é necessário partir para a estratégia de comunicação dela. Com base no documento da pesquisa de Gambin [2019] que teve como objetivo de conhecer o público de cada rede social e entender o que buscam esses seguidores, foi possível resgatar alguns dados relevantes a serem destacados que podem ser transformados em estratégia para a empresa, como mostra a figura 73.

Figura 73 - Público alvo das redes sociais

Fonte: Gambin [2019] com modificações.

A partir dos dados, a Enlace Brigaderia pretende posicionar-se nas seguintes redes sociais: Instagram e Facebook, afim de aproximar do seu público potencial.

Pela rede social Instagram as estratégias são: de uma boa organização do feed, procurando passar uma boa impressão da marca e produtos ao visitante; através dos stories mostrar os bastidores, produção e ações da empresa; e na IGTV conteúdos relevantes ao público.

Já pelo Facebook, pretende-se passar um conteúdo mais formal através de sua página. Futuramente, pensa-se em gerar conteúdos pertinentes à empresa para o canal do Youtube afim de ter uma aproximação maior da marca com o seu público, trazendo a experiência.

Feita a estratégia da Enlace Brigaderia e tendo a visão de todos os pontos a serem resgatados ao decorrer do projeto, o próximo passo é a etapa criativa chamada de design de identidade.

5 DESIGN DE IDENTIDADE

A terceira etapa da metodologia é a de design de identidade, fase a qual inicia- se a etapa criativa da identidade visual. Aqui foram desenvolvidos os estudos dos conceitos da empresa através de painéis visuais, cores, tipografias, as gerações de alternativas de logo e símbolo, assim como a assinatura visual final da Enlace Brigaderia.

5.1 COR

A primeira etapa do processo criativo foram os estudos das cores, as combinações das paletas foram extraídas dos painéis visuais: da empresa, do público- alvo, do tema visual, dos principais concorrentes e do painel do termo “Enlace”. Para visualização destes estudos foi escolhida uma tipografia, afim de diferenciar e apresentar os contrastes das cores retiradas desses painéis visuais e realizar os devidos testes, conforme figura 74.

Figura 74 - Teste de cores para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Percebe-se que as variações das cores predominam entre os tons de: rosa, azul, vermelho, amarelo e marrom. Para Wheeler (2012, p.138) “A cor é utilizada para evocar emoções e expressar personalidades. Ela estimula a associação de marca e acelera a diferenciação”. Seguindo os princípios de diferenciar-se dos concorrentes do segmento, optou-se pelas cores do tom de rosa e azul, o azul foi retirado do painéis

visuais do público como cor de diferenciação e o rosa como uma cor que caracteriza o setor de doces artesanais, em função do público feminino predominante, assim serão especificadas abaixo utilizando a escala RGB (material digital), CMYK (material impresso) e em hexadecimal.

Figura 75 – Cores institucionais da Enlace Brigaderia

Fonte: Elabora pela autora, 2019.

As cores aqui representadas mantêm-se em equilíbrio pelo contraste entre a cor quente e fria, respectivamente, representadas pela cor rosa e a cor azul. O rosa traz o apelo ao setor de doces artesanais e ao público feminino, o qual é a maioria em seu público e sua tonalidade forte traz essa personalidade capaz de evocar emoções ao público. Já o azul remete ao painel visual da empresa e público-alvo que em conjunto ao rosa agregará harmonia à assinatura visual.

Para verificação das cores foram feitos os testes de aplicações de fundo mostrados na figura 76, afim de orientar e validar a cor escolhida.

Figura 76 - Teste de fundo das cores da Enlace Brigaderia

As aplicações dos testes foram realizadas no fundo branco e nas cores institucionais rosa e azul e validada perante a sua boa legibilidade, além de caracterizar o seu público alvo e a própria empresa.

Após os estudos sobre as cores é necessário procurar uma tipografia adequada para a construção e dar identidade à marca.

5.2 TIPOGRAFIA

Na segunda etapa do processo criativo, foram feitos os estudos da tipografia para a empresa Enlace Brigaderia. Dentro das assinaturas visuais apresentadas nos estudos da auditoria da concorrência, notou-se a predominância da tipografia manuscrita, caracterizada pela aparência de ser feito à mão. Além disso, junto aos conceitos da empresa de enlaçar momentos especiais (criar laços afetivos) a tipografia manuscrita é a que mais se aproxima por possuir linhas circulares e a escrita linear.

Desta forma, obteve-se uma ampla pesquisa de fontes manuscritas, cerca de 40 tipos foram testados e sintetizados os melhores em uma lista reduzida, conforme figura 77.

Figura 77 - Pesquisa de fontes manuscritas

Diante dos testes, a tipografia final utilizada para a assinatura visual da Enlace Brigaderia foi a tipografia Amarillo, a mesma é uma tipografia manuscrita que possui linhas orgânicas, com a presença de traço grosso e fino bem acentuado, com diferentes espessuras, assim foi customizada para reforçar o conceito do enlaçar, criar laços e união, conceitos os quais fazem parte da empresa. A tipografia Amarillo encontra-se na figura 78.

Figura 78 - Fonte Amarillo

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Assim, escolheu-se a tipografia principal do logotipo da empresa que transmitisse o posicionamento da Enlace Brigaderia e sua personalidade, afim de tornar-se um programa de identidade eficaz junto aos demais elementos.

Já para a tagline “Brigaderia” também foram realizados alguns estudos tipográficos para a tomada de decisão, como mostra a figura 79.

Figura 79 - Estudos tipográficos para “Brigaderia”

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

As análises foram realizadas entre tipografia regular e a tipografia bold para entender qual daria melhor peso em conjunto à tipografia principal. Feitos os testes, para a alternativa da tagline utilizou-se a fonte Britannic Bold, a mesma não possui serifas apresentando uma grande legibilidade, e por ser bold, possui suas letras mais

grossas, mantendo o peso visual entre os elementos e destacando o nome da empresa “Enlace”.

A tipografia Britannic Bold é apresentada na figura 80. Figura 80 - Tipografia Britannic Bold

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Feitos os testes e análises das tipografias para a Enlace Brigaderia, fez-se necessário seguir para o desenvolvimento da assinatura visual.

5.3 ASSINATURA VISUAL

A Enlace Brigaderia já possui um nome, ou seja, uma marca, mas é preciso apresentar-se visualmente ao mercado, e isto é feito através de uma assinatura visual, o qual deve transmitir o posicionamento de uma empresa e ser resgatada visualmente pelo público dela.

O primeiro passo para a etapa de desenvolvimento da assinatura visual da Enlace Brigaderia foi a realização de um painel de tema visual – conforme figura 81-, com o intuito de buscar referências para as gerações de alternativas.

Figura 81 - Painel de tema visual

Fonte: Elaborado pela autora, 2019. Retirado dos sites Logolounge, Logopond e o Dribbble.

O painel apresenta algumas tendências atuais de assinaturas visuais de alguns sites renomados do ramo, como: Logolounge (2019), Logopond (2019) e o Dribbble (2019). As escolhas foram feitas em cima de estilos interessantes a serem gerados para o projeto e também pelos conceitos trazidos até aqui, sintetizando em: formas mais orgânicas trabalhadas com linhas, tipografias manuscritas e decorativas, símbolos mais simplificados e as combinações das paletas de cores.

A partir das referências visuais indicadas no painel e os conceitos do termo Enlace, foram geradas cerca de 50 alternativas e sintetizadas as melhores na figura abaixo.

Figura 82 - Primeiras gerações de alternativas para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora,2019.

As gerações trouxeram traços bem orgânicos e muitas linhas em formas de laços, simbolizando a união e o enlace. Alguns símbolos e vinhetas foram gerados a partir do formato dos brigadeiros, o principal produto da empresa, juntamente com ícones de afeto e a coroa simbolizando a riqueza familiar.

Após este processo, algumas alternativas que demonstravam melhor os conceitos da empresa (enlaçar, criar laços, união, afeito), foram vetorizadas no programa Adobe Illustrator CC – conforme mostra figura 83 -, para verificar como ficariam as formas dos símbolos e gerar novas alternativas, aqui as cores foram utilizadas apenas para distinguir os elementos sem qualquer escolha.

Figura 83 - Geração de alternativas vetorizadas

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Afunilando ainda mais as alternativas, dentro dos conceitos da Enlace Brigaderia (criar laços, enlaçar afeto) e no direcionamento da cliente quanto a sua escolha pessoal foi possível chegar nas três principais alternativas que foram refinadas apenas as questões de símbolo, tipografia secundária e linhas, assim estão apresentadas na figura 84.

Figura 84 - Alternativas refinadas Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

As três alternativas foram refinadas e apresentadas novamente à cliente para averiguar sua opção final, destacando os conceitos de enlaçar momentos especiais partindo da tipografia até o laço que simboliza o afeto (coração). A assinatura visual escolhida pela cliente foi a última, a qual a escolha reflete esses conceitos. A assinatura visual final está presente na figura 85, onde serão destacados os principais conceitos apresentados por ela.

Figura 85 - Assinatura visual Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Apresentada a versão final da assinatura visual da empresa Enlace Brigaderia, é importante entender a sua estrutura. A marca é considerada mista, pois é composta pela combinação de elementos figurativos e nominativos, aqui no caso símbolo e tipografia estilizados para traduzir o conceito do laço junto ao coração significando o enlace de afeto, enlaçar momentos especiais junto à companhia familiar ou da melhor companhia, aqui simbolizadas como um sentimento de riqueza (coroa) para a vida. Outro ponto a ser salientado é a quebra do formato do coração que foi estilizado para que se tornasse um símbolo diferenciado e com maior destaque em composição com a coroa e as linhas.

Como comentado anteriormente, as tipografias foram estilizadas, a tipografia do logotipo foi escolhida pelos enlaces manuscritos que as linhas demonstram e estilizadas trazem o fechamento do laço, já a tipografia da tagline acompanha em seu estilo bold a espessura da tipografia principal, contendo espaçamento entre os tipos para dar um respiro e leveza à marca.

As cores utilizadas foram extraídas dos painéis visuais e assim, criaram uma intensa harmonia entre seus tons quente e frio.

A assinatura visual apresenta uma boa legibilidade e variação de proporção para ser utilizada em diversas mídias, tanto digitais como impressas, assim será feito algumas aplicações de teste.

5.4 APLICAÇÃO DE TESTES

Para esta última etapa do design de identidade é importante realizar as aplicações de testes. Segundo Wheeler (2012, p. 148) “Nenhuma marca pode ser apresentada em uma folha de papel em branco. Os tomadores de decisão precisam ver a identidade do mesmo modo que o cliente a veria. Eles precisam ver como ela os levará ao futuro.” Desta forma, serão apresentadas na figura 86 alguns testes da assinatura visual.

Figura 86 - Aplicação de testes para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Com as aplicações de teste foi possível verificar como ficaria a assinatura visual em determinados produtos, no exemplo, em uma caneca e na camiseta. Assim a cliente conseguiu aprovar a alternativa, a qual segue como identidade para empresa Enlace Brigaderia.

A próxima etapa da metodologia é aplicar a assinatura visual nos pontos de contato da empresa.

6 CRIAÇÃO DE PONTOS DE CONTATOS

Esta etapa trata-se da criação dos principais pontos de contato para a empresa Enlace Brigaderia. Aqui serão apresentadas as alternativas de: cartão de visitas, embalagens, brindes e acessórios, mídias sociais e veículos.

A primeira alternativa realizada foi o cartão de visita para a empresa Enlace Brigaderia, conforme a figura 87, o cartão de visita traz as cores institucionais da empresa e suas linhas orgânicas, juntamente com os elementos do símbolo.

Figura 87 - Cartão de visita para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

A segunda aplicação realizou-se nos pontos de contato do produto em relação aos clientes, neste caso, nas próprias embalagens, como mostra figura 88. Foram utilizadas as embalagens pardas e branca para a entrega dos produtos ao cliente com o contraste entre as cores e os elementos da marca.

Figura 88 – Embalagens para Enlace Brigaderia

Na terceira aplicação, realizou-se em acessórios e possíveis brindes da empresa Enlace Brigaderia. Conforme mostra a figura 89, foram trabalhadas nas aplicações as cores instucionais, além da enfâse ao símbolo da empresa.

Figura 89 – Brindes e acessórios para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Na quarta aplicação estão os exemplos da marca nas mídias sociais, apresentando uma imagem de perfil para o Instagram e a capa para o perfil de Facebook.

Figura 90 - Mídias sociais para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Na última aplicação no ponto de contato da empresa está o veículo. Assim, foi gerado uma alternativa de aplicação no carro como ponto de contato futuro para à empresa, na figura 91 foram trabalhados as cores institucionais e o símbolo da empresa.

Figura 91 - Exemplo de aplicação em veículo para Enlace Brigaderia

Fonte: Elaborado pela autora, 2019.

Finalizando a etapa de pontos de contato é preciso partir para a última etapa da metodologia, a qual gerará um manual de identidade visual da Enlace Brigaderia.

7 GESTÃO DE ATIVOS

Da etapa de gestão de ativos apenas será realizado o Manual de Identidade Visual da empresa Enlace Brigaderia, o qual Wheeler (2012) chama de conteúdo de diretrizes.

O Manual de Identidade visual é de suma importância para que as diretrizes da marca sejam seguidas por todos os parceiros ou para aplicações da marca em qualquer ponto de contato. O uso indevido dessas diretrizes pode prejudicar a imagem da marca, portanto é necessário seguir à risca.

O Manual de identidade visual da Enlace Brigaderia encontra-se no Apêndice F, mas aqui serão destrinchadas as etapas presentes. O manual segue na sequência com: conceito da empresa, a declaração de unicidade, a assinatura visual, paleta de cores, tipografias, margens de segurança e limite de redução, teste de fundos e versões cromáticas, uso não permitidos, cartão de visita, embalagens, brindes e acessórios, mídias sociais e veículos.

8 CONCLUSÃO

Ao final desse projeto chegou-se à conclusão da grande importância que o design tem nos dias atuais, especificamente na área de identidade visual/design de marca. Percebe-se a grande relevância que uma identidade visual bem definida tem para uma marca, afim de diferenciar-se de seus concorrentes e trazer uma declaração de unicidade para qualquer empresa, transformada em estratégia de mercado.

Todo o referencial teórico e as informações coletadas através da cliente tiveram extrema importância para fundamentar o projeto e assim gerar a condução da pesquisa, detalhando a empresa e entendo o mercado a qual está inserida, desenvolvendo os seus ideais, seu posicionamento e as estratégias para a Enlace Brigaderia.

Um dos pontos fortes que trouxeram fundamentos ao projeto, foi a pesquisa detalhada dos concorrentes de segmento da grande Florianópolis, a partir dali, foi possível retirar vários atributos e estratégias visíveis para a etapa de design de identidade, que juntamente com o auxílio dos painéis visuais, tiveram conceitos concretos para chegar à alternativa final, a qual foi aprovada pela cliente com muita satisfação. Com a identidade visual finalizada, realizou-se o manual da Enlace Brigaderia, afim de concretizar as diretrizes da marca e suas aplicações nos pontos de contato.

Após todo o estudo e dedicação aplicado ao projeto, os objetivos antes estabelecidos foram alcançados concluindo que a identidade visual final desenvolvida transmitiu todos os conceitos da marca.

Pensando em investimentos futuros para a Enlace Brigaderia, seria interessante propor para a empresa firmar parcerias com o mercado-alvo, no caso de: empresas de eventos, festas (infantis e adultos), casamentos, eventos corporativos e pequenos estabelecimentos locais, afim de garantir uma maior relação comercial e estruturação no mercado da grande Florianópolis.

Além disso, há a possibilidade de criar uma plataforma digital ou site para a empresa, que visa trazer praticidade para a empresa em relação a comunicação com o seu público, garantindo maior organização nos seus serviços.

Por último, o ponto a ser destacado é que no decorrer do desenvolvimento de projeto foi possível colocar em prática grande parte dos ensinamentos adquiridos durante toda a graduação de design, sendo uma experiência essencial para ser levada ao mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS

ABAR. Sobre arte rupestre. [Pernambuco]: ABAR, 2006. Disponível em:

http://www.globalrockart2009.ab-arterupestre.org.br/arterupestre.asp. Acesso em 01 nov. 2018.

ALCÂNTARA, Flávio. 4 maneiras de proteger sua marca dos falsificadores. In: MEDIUM, 6 jun.2016. Disponível em: https://medium.com/@flavioalcantara/4- maneiras-de-proteger-sua-marca-dos-falsificadores-e909b0a6fa60´. Acesso em 05 nov. 2018.

AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos de design criativo: uma introdução

abrangente aos princípios do design criativo, apresentados por meio de

explicações detalhadas e ilustrados com exemplos do design contemporâneo.

2. ed. Porto Alegre: B, 2012.

Associação dos Designers Gráficos. Apresentação. Disponível em:

http://www.adg.org.br/institucional/apresentacao. Acesso em: 05 de jun. 2018. Associações dos Designers Gráfico. O valor do design: guia ADG Brasil de

prática profissional do designer gráfico. 2ª ed. – São Paulo: Editora Senac,2004

CLÁUDIA PIERRI. Florianópolis, 2019. Disponível em: https://claudiapierri.com.br/. Acesso em 05 set. 2019.

CONE SUL. O que são: marcas normativas, mistas e figurativas. CONE SUL: São Paulo, 2017. Disponível em: http://conesul.com.br/marcas-nominativas-mistas- figurativas/. Acesso em 14 nov. 2018.

DOCINHOS DA TATÁ. Florianópolis, 2019. Disponível em:

https://www.instagram.com/docinhosdatatagranato/. Acesso em 08 set. 2019. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Donis A.Dondis; tradução Jefferson Luiz Camargo. – 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DOT DIGITAL GROUP. As gerações e suas formas de aprender. Florianópolis: DOT Digital Group, [2019] E-book.

DRIBBBLE. 2019. Disponível em: https://dribbble.com/. Acesso em 10 nov. 2019. ENCOMENDA GOURMET. Florianópolis, 2019. Disponível em:

http://www.encomendagourmet.com.br/. Acesso em 08 set. 2019.

FONSECA, Joaquim da. Tipografia & Design gráfico: design e produção gráfica

FRUTIGER, Adrian. Sinais e símbolos: desenho, projeto e significado. Adrian Frutiger: tradução Karina Jannini. – São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GAMBIN, Aline. Capacitação Instagram: conectando pessoas e compartilhando conteúdo. [Tubarão: Unisul,2019]. Material de capacitação.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4º edição. São Paulo: Atlas, 2002.

GOBÉ, Marc. A emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Marc Gobé: tradução de Fulvio Lubisco. – Rio de Janeiro: Campus, 2002.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 9º edição. São Paulo: Escrituras editora, 2009.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a

razão. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.

Documentos relacionados