• Nenhum resultado encontrado

POSSÍVEIS CAUSAS QUE INIBEM OU FACILITAM A ABERTURA DE UMA

6. AS ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

9.4 POSSÍVEIS CAUSAS QUE INIBEM OU FACILITAM A ABERTURA DE UMA

O reconhecimento da marca Victoria’s Secret e a lealdade à marca são consideradas forças fundamentais para a empresa. A realização de campanhas publicitárias é fator determinante para a marca ser bem sucedida, gerando valor aos produtos da marca. A fidelização dos clientes na construção desse processo de relacionamento e lealdade é fundamental para compreender as necessidades e expectativas dos consumidores.

No Brasil a principal oportunidade seria a expansão da marca através da classe C, que nos últimos anos teve um aumento significativo no seu potencial de consumo. O poder aquisitivo da classe C aumentou torando possível o consumo de bens/ou serviços que antes pareciam estar fora da realidade econômica. A classe C é a mais próxima da média da sociedade brasileira.

Analisando as ameaças, o principal fator são os concorrentes. No setor de cosmético pode-se mencionar Avon e Natura, marcas brasileiras que já possuem um público alvo definido e abrangente e no setor de lingerie a principal concorrente é a HOPE, onde a garota-propaganda da marca é a modelo Gisele Bundchen e iria disputar diretamente mercado e compradores com a grife americana.

Outro fator importante que deve ser analisado para inserção da marca no mercado Brasileiro é a padronização. Para a grife abrir uma loja no Brasil, é necessário que ela faça ajustes para adaptar seus produtos aos estilos e gostos do publico brasileiro, levando em consideração características sociais e culturais do país.

Por mais que a globalização tenha aumentando e facilitado às relações entre os países, cada país possui uma legislação e barreiras à entrada de novas empresas estrangeiras e com isso se a grife americana estabelecesse lojas no país, o preço dos produtos seria elevado em relação à concorrência, devido aos tributos impostos pelo Brasil. E com isso seria necessário promover estratégias de vendas para atrair mais consumidores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A ideia inical do presente Trabalho de Conclusão de Curso era analisar as estratégias de marketing da marca Victoria’s Secret nos free shops do aeroportos internacionais da região Sul do Brasil. Porém devido a burocracia dos free shops e por norma da empresa, não seria possível realizar um questionário com os responsáveis nos free shops e fazer uma pesquisa de mercado para posteriormente efetuar uma análise dos dados obtidos.

Partiu-se para um segundo plano, onde o foco passou a ser as lojas de cosméticos e perfumarias que vendem produtos importados, presentes nos shopping de Florianópolis e Grande Florianópolis, mas novamente surgiu um novo impecilho. As lojas visitadas não comercializavam mais os produtos da marca Victoria’s Secret pois estavam proibidas de vendê-los por medidas de segurança e precaução contra a pirataria e produtos falsificados.

Resolveu-se então fazer uma análise das variáveis do mercado interno e externo da marca Victoria’s Secret, demonstrando como ela promove e vende sua marca no mercado brasileiro e identificando os principais pontos de venda no Brasil.

O resultado foi uma análise da matriz SWOT, analisando os pontos fortes e fracos do ambiente interno da marca e as oportunidades e ameaças do ambiente externo e examinando a rivalidade entre concorrentes, ameaça de produtos substitutos, ameaça de entrada de novos concorrentes, poder de barganha dos clientes e o poder de barganha dos fornecedores no mercado brasileiro, o que levou a conclusão de que no mercado brasileiro a marca teria concorrência de indústrias no setor de lingerie e cosméticos, porém a marca teria sucesso devido ao grande interesse do público feminino e também masculino, por ser uma marca altamente renomada no mundo inteiro e por oferecer produtos de qualidade.

Para um futuro estudo sobre a internacionalização da empresa e inserção no mercado brasileiro, será necessário fazer uma análise mais aprofundada sobre as questões políticas e legais como tributação de impostos e taxas necessárias para abrir uma empresa estrangeira no país, determinar quais seriam os principais concorrentes da marca no Brasil quais os benefícios a empresa traria para a economia brasileira.

REFERÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO de marcas. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

BAÑEGI, Tomás M.; SOUZA, José Meireles de. Estratégias de marketing internacional. São Paulo: Atlas, 1996

CARIONI, Rodrigo. Marketing de varejo e de serviços. Disponível em <http://busca.unisul.br/pdf/88387_Rodrigo.pdf> Acesso em 11 de jun de 2013.

FERREIRA, Manuel Portugal, REIS, Nuno, SERRA, Fernando Ribeiro. Marketing para empreendedores e pequenas empresas. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GILBERT. A CHURCHILL, JR; PETER, P. Marketing: Criando valor para os clientes. 6a ed. São Paulo: Saraiva. 2000

HITT, Michael A; IRELAND, R Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

HSM. Videochat com philip kotler. Disponível em

<http://www.youtube.com/watch?v=5trztJXHu5k> Acesso em 11 de jun de 2013. KOTABE, M; HELSEN, K. Administração de marketing global. São Paulo: Atlas. 2000.

KOTLER, P. Administração de marketing. 10ª ed. São Paulo: Pearson. 2000.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento e controle. 4a. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Brasil, 2003.

KOTLER, P; KARTAJAYA, H; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KUAZAQUI, E. Marketing Internacional: Desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais. 1a ed. São Paulo: M Books do Brasil Editora Ltda. 2007.

LIMA, Ari. A importância do marketing internacional. Disponível em http://www.arilima.com/a-importancia-do-marketing-internacional/ Acesso em 12 mai 2013.

LOBATO, David Menezes. Administração estratégica: uma visão orientada para a busca de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: Editora Ed. Ltda, 2002.

OLIVON, Beatriz. Por que a victoria’s secret faz tanto sucesso no brasil? Disponível em <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/por-que-a-victorias- secret-faz-tanto-sucesso-no-brasil> Acesso em 10 mai 2013.

POLIZEI, Eder. Plano de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005

POPCORN, Faith. Público-Alvo: Mulher: oito verdades do marketing para conquistar a consumidora do futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

SINA, Amalia. Marketing Global: soluções estratégicas para o mercado brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008

VICTORIA’S SECRET. Disponíve em <http://www.victoriassecret.com/> Acesso em 10 mai 2013

WRIGHT, Peter; KROLL, Mark; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo, 2000.

Documentos relacionados