• Nenhum resultado encontrado

A potência pode limitar-se a uma mera fórmula Ou através do travão.

No documento W T/W SLE P W ayenne O C O Cayenne (páginas 30-32)

Sistema de travagem de série do

Cayenne/Cayenne Diesel Sistema de travagem de série do Cayenne S/Cayenne S Hybrid Sistema de travagem de série do Cayenne Turbo

Segurança e meio ambiente | Segurança · 63 62 · Segurança e meio ambiente | Segurança

Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) Para tal, o sistema eléctrico de gestão do motor regula a inten- sidade de corrente do gerador, consoante a posição do pedal do travão, e recupera uma parte da energia cinética para a bate- ria. Se for excedida uma determi- nada força de accionamento do travão, é activado o sistema de travagem.

Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

A título opcional, todos os mode- los Cayenne podem ser equipa- dos com um sistema de travagem que já teve de superar as provas mais exigentes nos circuitos de competição, o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB). Está disponível para jantes a partir de 20“ no Cayenne Turbo e para jantes a partir de 19“ nos restantes modelos Cayenne.

Os discos dos travões são feitos a partir de fibras de carbono es- pecialmente tratadas e siliciadas a cerca de 1.700 graus Celsius num processo de vácuo. Para um grau de dureza claramente mais elevado e uma resistência superior às sobrecargas térmicas em rela- ção aos discos de ferro fundido. A reduzida dilatação térmica do PCCB impede as deformações em situações de forte sobrecarga dos travões. Além disso, os discos em cerâmica garantem a ausência de corrosão e uma maior atenuação sonora.

As características do sistema pro- porcionam uma distância de tra- vagem curta, especialmente em situações de extrema sobrecarga dos travões. A resposta dos tra- vões é ainda mais rápida e preci- sa, mesmo com uma força de accionamento do travão reduzida. A elevada resistência à fadiga do PCCB constitui uma clara vanta- gem, em especial nas travagens a alta velocidade.

A principal virtude do sistema de travões em cerâmica reside no peso extremamente baixo dos dis- cos: são cerca de 50% mais leves do que os discos de ferro fundido com o mesmo tipo de construção e dimensões semelhantes. Um factor que não se reflecte apenas de forma positiva nas prestações e no consumo, mas que, sobretudo, permite reduzir as massas não suspensas e rotativas. Para uma melhor aderência à estrada, bem como um aumento do conforto de

condução, especialmente em pi- sos irregulares. E ainda uma maior manobralidade.

Disponível opcionalmente para os modelos Cayenne.

Recuperação.

O sistema electrónico de gestão do motor no Cayenne S Hybrid controla a travagem, de modo que ao accionar o pedal do travão seja possível recuperar o máximo da energia dispendida, através do modo de alternador do motor eléctrico, para a bateria níquel-metal-hídrido de 288 volts. Este processo é designado por recuperação.

Segurança e meio ambiente | Segurança · 65 64 · Segurança e meio ambiente | Segurança

Além disso, o PSM dispõe de 3 funções adicionais. Caso o con- dutor retire o pé do acelerador de uma forma repentina, o PSM coloca o sistema de travagem em alerta. A pré-carga do sistema de travagem cria então uma pressão reduzida dentro do sistema, en- costando as pastilhas dos travões ligeiramente aos discos dos tra- vões, de modo a que seja possí- vel alcançar mais rapidamente a máxima potência de travagem no caso de uma travagem efectiva.

Quando o sistema de assistência à travagem reconhece uma trava- gem de emergência através do grupo hidráulico do PSM, produz a pressão necessária de forma a obter a máxima desaceleração. É detectada uma travagem de emergência sempre que se ex- cede uma determinada força de accionamento do pedal. Além disso, e em combinação com o controlo da velocidade de cruzeiro opcional e o PSM, se detectar uma redução da distân- cia ao veículo da frente, o siste- ma coloca os travões em alerta através da pré-carga do sistema de travagem.

Também com o controlo da velo- cidade de cruzeiro desactivado, o sistema regista os veículos que circulam à frente, sensibilizando o assistente de travagem se as

distâncias diminuírem rapida- mente. Adicionalmente, o condu- tor é alertado através do accio- namento breve do travão, caso a distância continue a diminuir. Se estiver a puxar um reboque, o PSM também é activado, se necessário, para estabilizar o conjunto veículo-reboque. O sistema PSM aumenta consi- deravelmente a segurança de condução. O veículo ou o conjun- to veículo-reboque é mantido na trajectória pretendida, dentro dos limites da física. As transfe- rências de carga em regime de arrasto ou travagem parcial em curvas são compensadas até uma aceleração transversal má- xima. Mas também são optimiza- das as características dinâmicas e a estabilidade direccional ao acelerar em pisos mistos.

A estratégia de regulação do ABS integrado no PSM está orientada para travagens em piso solto. Através do bloqueio das rodas forma-se uma cunha de travagem, que encurta a distância de trava- gem, por exemplo, em gravilha ou neve.

O PSM também pode ser desacti- vado. Para uma experiência de condução activa. Ainda assim permanece activo em segundo plano. Para garantir a sua segu- rança.

De série em todos os modelos Cayenne. sentido da marcha, a velocidade

de circulação, aceleração de deriva e a aceleração transver- sal. Com base nestes dados, é calculada a direcção de marcha efectiva. Se esta se desviar da trajectória desejada, o PSM enceta travagens orientadas em cada uma das rodas para estabi- lizar o veículo. Se necessário, interfere no sistema electrónico de gestão do motor e altera o binário de tracção em função da situação.

Sistema Porsche Stability Management (PSM).

O sistema Porsche Stability Mana- gement (PSM) é um sistema elec- trónico para o controlo da estabili- dade do veículo e/ou do conjunto veículo-reboque em condições extremas de uma condução dinâ- mica, bem como para o aumento da segurança de condução. Dele também faz parte o sistema anti- bloqueio (ABS). Os sensores detectam permanentemente o

Você sabe muito bem onde o leva a viagem.

No documento W T/W SLE P W ayenne O C O Cayenne (páginas 30-32)

Documentos relacionados