• Nenhum resultado encontrado

Do que são capazes os nossos motores? Sobretudo de contribuir para um futuro melhor.

No documento W T/W SLE P W ayenne O C O Cayenne (páginas 35-38)

A utilização de bobinas de igni- ção individuais nos modelos a gasolina torna o sistema de igni- ção isento de desgaste e de ma- nutenção, com excepção das ve- las de ignição.

A vantagem para si é que o que não é substituído, também não tem de ser eliminado. Para uma gestão responsável dos recursos e do meio ambiente. Além de que economiza tempo e dinheiro. O Cayenne S Hybrid não neces- sita de intervalos de manutenção ou de assistência adicionais.

Porém, os intervalos de manuten- ção dos modelos Cayenne depen- dem de diversos factores, como, por exemplo, a qualidade local do combustível. Para mais infor- mações, solicite a lista de preços em vigor no seu país ao seu Centro Porsche.

Materiais e reciclagem.

Um Porsche proporciona durante muito tempo prazer aos nossos clientes e ao seu meio ambiente. Este princípio Porsche resume-se numa só palavra: sustentabilidade.

Apenas um exemplo: O sistema de escape dos modelos Cayenne é fabricado em aço inoxidável muito resistente, de acordo com o princípio de construção de bai- xo peso.

Os nossos automóveis estão isentos de amianto, de CFC e de peças fabricadas com CFC. A taxa de reaproveitamento dos componentes é superior a 95 %. São cumpridas todas as exigên- cias legais em matéria de recicla- gem. A identificação dos mate- riais utilizados permite a separa- ção e uma melhor reciclagem.

A propósito da reutilização dos materiais, ainda falta muito tem- po. Dois terços de todos os auto- móveis Porsche alguma vez cons- truídos ainda circulam nos dias de hoje, sendo a melhor forma de poupar recursos.

Poderá encontrar mais informa- ções relativamente à questão do meio ambiente na Internet em www.porsche.com.

Manutenção.

Materiais duradouros e resistentes ao desgaste reduzem ao mínimo os componentes que necessitam de manutenção: Assim, por exem- plo, ao substituir o filtro do óleo, só é necessário trocar um ele- mento de papel, fácil de reciclar, sem necessidade de mudar a caixa.

A afinação dos componentes móveis é efectuada automatica- mente. Por exemplo, através da compensação hidráulica da folga das válvulas.

Ruído.

Quase paradoxal. O som carac- terístico de um Porsche também é composto por tudo aquilo que não se ouve. Claro, no fundo vem das entranhas do motor. Mas não só. A acústica também é uma área à qual nos dedica- mos por inteiro, optimizando todo o veículo.

A rigidez das peças e a leveza e resistência dos materiais à temperatura minimizam a folga das peças, reduzindo também os ruídos mecânicos emitidos. Silenciadores e sistemas de admissão de grandes volumes minimizam ainda mais os ruídos, durante toda a vida útil do veículo.

Juntamente com os fabricantes de pneus reduzimos os ruídos de rolamento dos pneus. Adicio- nalmente, introduzimos peque- nos detalhes aerodinâmicos que reduzem os ruídos do vento ao mínimo possível.

O que resta é o puro som Porsche.

Potência e eficácia, além das coisas que realmente são neces- sárias. E ainda a possibilidade de se poder recostar ocasionalmente. Soa a um conceito familiar. Encontrá-lo-á também a bordo dos modelos Cayenne.

Formas vincadas e acentuadas dão continuidade ao design exte- rior no habitáculo. A posição do banco e um volante desportivo asseguram a integração ideal do veículo – para uma sensação desportiva ainda maior.

Já é habitual para um Porsche: os 5 instrumentos circulares saltam opticamente para fora do tablier, formando um painel de instru- mentos. O ecrã TFT a cores de alta resolução de 4,8" mostra as informações do computador de bordo ou apresenta, em combina- ção com o PCM incl. módulo de navegação, o mapa do sistema de navegação. O ecrã TFT a co- res apresenta ainda os valores do controlo da velocidade de cruzeiro opcional com função de controlo da distância ou mensa- gens de alerta, por exemplo, do sistema opcional de controlo da pressão dos pneus (RDK).

No Cayenne S Hybrid o ecrã disponibiliza ainda informações sobre a gestão energética. Os indicadores da pressão do óleo, da temperatura do óleo, da temperatura do líquido de refrige- ração e da capacidade do depó- sito são analógicos. O indicador da pressão de sobrealimentação no Cayenne Turbo é digital. A título opcional e em conjugação com o PCM, também está dispo- nível uma bússola no painel de instrumentos, que indica os pon- tos cardeais por meio de uma rosa-dos-ventos, com os respec- tivos graus e a altitude a que se encontra.

A coluna da direcção poder ser ajustada manualmente (electrica- mente no Cayenne Turbo) em altura e profundidade. O aro do volante é em pele lisa. Opcional- mente, também está disponível um volante SportDesign com o mes- mo acabamento e com patilhas das mudanças. Para um carácter ainda mais desportivo. Com o volante multifunções de 3 raios, disponível a título opcional, a ope- ração de muitas funções, como as do rádio ou do telefone, tor- nam-se ainda mais confortáveis. Felizmente tem mais tempo para

poder usufruir um pouco do interior dos modelos Cayenne. Vistosa: a consola central com elevação para a frente. Uma he- rança do Carrera GT. O espaço fica, desde logo, estruturado. Abre a porta e sabe imediatamen-

te que está num Porsche. A igni- ção continua do lado esquerdo. Nos primórdios do desporto auto- móvel poupavam-se assim alguns décimos de segundos agitados no arranque.

O novo parece-lhe tão familiar?

No documento W T/W SLE P W ayenne O C O Cayenne (páginas 35-38)

Documentos relacionados