• Nenhum resultado encontrado

O potencial de pesquisa apontado na ação do egresso em seu cotidiano escolar

Essa experiência, na formação do professor de Química fora da graduação regular já existente na UFMT, contribuiu para fomentar as reestruturações curriculares pelas quais a universidade vem obrigatoriamente passando. Contribuiu também para que o corpo docente universitário desse início a um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar.

Esse fato foi consolidado na medida em que se conseguiu aglutinar os diversos departamentos envolvidos, Química, Física, Biologia e Matemática, e contribuiu para a habilitação de 50 professores de Química que, via de regra, estão atuando em sala de aula nos municípios de Mato Grosso.

Vários egressos foram aprovados nos concursos públicos para atuarem como professores da rede de ensino na disciplina de Química. Um dos alunos, EdilsoBratkoski, foi contemplado com o prêmio Professores do Brasil em 2008, como noticiou o jornal Diário de Cuiabá, na edição n⁰. 12277, de 25 de novembro de 2008.

Alguns desses egressos, por já possuírem formação em Biologia, por exemplo, estão atuando nesta disciplina. Grande parte deles, no entanto, optou por realizar concurso para atuar no ensino de Química. E não poucos estão se desdobrando para complementar a carga horária nas demais disciplinas da área.

São estes egressos, atuando em seu cotidiano escolar, que interessam para esta pesquisa. Com a realização de uma Epistemologia da Prática Pedagógica, pretendo

compreender que saberes14

são construídos, acionados ou desenvolvidos no cotidiano escolar.

Busco uma compreensão de como estes saberes são integrados concretamente em suas tarefas cotidianas escolares. E não somente isto, mas, ao me aproximar da realidade escolar em que atuam estes egressos, trago o pressuposto de que os saberes profissionais são saberes da ação ou, ainda, saberes do trabalho, como enfatiza Tardif (2010). Por isso sei que devo afastar-me dos conhecimentos formais trabalhados na universidade, não os negando, mas também não querendo vê-los sendo reproduzidos na prática destes.

Quero estudar os saberes desses professores associado-os a situações de ensino, às suas práticas de ensino no interior da sala de aula. Compreender suas posturas, suas atitudes, sua imersão no campo científico ou não, enquanto ministram aulas, testes ou experimentos ou simplesmente participam de um conselho de classe.

O engajamento profissional destes egressos interessa na medida em que possuem formações acumuladas – mais de uma licenciatura. Uma atuação no ensino de Química da escola básica com tempo considerável – a primeira turma de LPCNM formou-se em 2006 – e a realização de um curso com proposta inovadora.

Com a intenção de sustentar a relevância da temática proposta para esta tese, trago no próximo capítulo a construção do estado de conhecimento relativo à formação de professores de Química no Brasil. Momento que considerei essencial para conhecer os avanços e os retrocessos da pesquisa nesta área, bem como as situações emergentes, tanto no Brasil quanto no exterior.

14Bombassaro (1992, p.21) faz uma discussão onde distingue os conceitos epistêmicos “saber” e

“conhecer”. E diz que “o saber está vinculado ao mundo prático, o qual não é somente condição de possibilidade para qualquer enunciado, mas também o lugar efetivo onde a enunciação pode ser produzida. Portanto, a investigação do saber como conceito epistêmico remete ao prático, pois o saber revela-se em instância que vincula o homem ao mundo”.

Fazer uma tese significa divertir-se, e tese é como um porco: nada se desperdiça.

3 O Estado do conhecimento

15

sobre a formação de Professores de

Química: um movimento necessário para a elaboração da TESE

16

O presente capítulo objetiva identificar o estado do conhecimento sobre a temática formação de professores de Química no Brasil, nesta oportunidade, com um foco especial na Prática Pedagógica desenvolvida na sala de aula.

A metodologia que segue os princípios da análise de conteúdo buscou as informações necessárias em dois tipos diferentes de banco de dados:

Teses publicadas no período de 2000 a 2011;

Artigos publicados no periódico nacional Química Nova na Escola no período de 2009 a 2012;

Inclui-se também neste texto as percepções construídas a partir do intercâmbio acadêmico realizado na cidade de La Plata/Argentina no período de agosto a outubro de 2011. Um investimento público justificado na criação de laços acadêmicos configurados pelas aprendizagens mútuas entre pesquisadores dos países citados.

Tendo a Prática Pedagógica como palavra-chave utilizada nas pesquisas, o que se identifica a principio, é que ainda são poucas as pesquisas que tem a ação do professor como tema central. A perspectiva foi a de encontrar trabalhos que se preocupassem com o que os professores estão efetivamente realizando em sala de aula.

Outra consideração inicial é a de que os problemas brasileiros estão muito próximos aos enfrentados pelos argentinos. O agravante começa a ser percebido pela falta de professores com formação na área, pelos poucos alunos matriculados nas licenciaturas em Química pela Universidade Nacional de La Plata e pela visão ainda pouco fundamentada de ciência daqueles e daquelas que realizam a Prática Pedagógica.

15

Disciplina ministrada pela Profª. Drª. Marília Morosini: Seminário Produção do estado de conhecimento de sua tese ou dissertação no Programa de Pós-Graduação em Educação para mestrandos e doutorandos da PUCRS. Disciplina que considero fundante para o diálogo com o próprio campo da pesquisa: Formação de Professores.

16Uma primeira versão da busca por uma construção do conhecimento foi divulgada na ANPEDSUL

2010. Neste texto, no entanto, ao buscar um aprofundamento e ao mesmo tempo uma atualização, optei pela economia de pesquisa ao focar minhas análises apenas nas teses em detrimento das dissertações de mestrado.

3.1 A pesquisa na pós-graduação: teses que fomentam a pesquisa na