• Nenhum resultado encontrado

POVOS DA MESOPOTÂMIA  Sumérios

No documento COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM (páginas 32-35)

Exemplo: (àrea do retângulo e quadrado) Retângulo

POVOS DA MESOPOTÂMIA  Sumérios

Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras

cidades dessa região. A fixação desse povo nesse território aconteceu por volta de 5000 a.C., atraído, provavelmente, pela fertilidade do solo proporcionada pelas cheias dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras cidades-estados dos sumérios desenvolveram-se a partir de 4000 a.C. O desenvolvimento das cidades sumérias aconteceu sob o modelo de cidades-estados, ou seja, elas caracterizavam-se por constituir unidades distintas e autônomas em relação às outras. Assim, cada cidade suméria possuía administração e governante próprios, com leis distintas e política econômica diferente uma das outras. As cidades sumérias também possuíam grandes templos dedicados aos deuses, chamados zigurates. Atribui-se aos sumérios a criação da primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme.

A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, e sua definição pode ser dada como uma escrita que é produzida com o auxilio de objetos em formato de cunha. A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de 3.500 a.C. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foram se tornando mais simples.

Escrita cuneiforme, de origem Suméria, encontrada no Iraque. Foto: Fedor Selivanov / Shutterstock.com

Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.

 Acádios

Os acádios formaram o Primeiro Império da região da Mesopotâmia depois de entrarem em guerra para tirar o poder do povo sumério em torno de 2.300 a.C. Depois da guerra, os dois povos uniram- se e construíram um Império Unificado, também chamado de Império Acádio. Liderados pelo rei Sargão I, os acádios herdaram costumes, cultura e também a escrita cuneiforme dos sumérios. Aprimorando estudos astronômicos, os acádios desenvolveram um calendário lunar de doze meses. Essa forma de organizar o tempo parece familiar a você?

 Babilônicos

Originários dos povos amoritas que habitavam a região sul do deserto árabe, os babilônios foram uma das civilizações que ocuparam a região mesopotâmica. Promovendo a dominação dos acadianos, os amoritas realizaram um processo de expansão territorial que alcançou várias cidades da Mesopotâmia. Em meados do século XVIII a.C., o rei Hamurábi consolidou o Primeiro Império Babilônico. Durante o seu governo centralizador e autoritário, Hamurábi ergueu a cidade de Babilônia, que se transformou em um dos mais importantes centros urbanos e comerciais da Antigüidade. Além disso, Hamurábi foi responsável por um importante conjunto de leis talhadas em um monumento de pedra conhecido como o Código de Hamurábi ou Lei de Talião. Esse instrumento jurídico, de forma geral, determinava a execução de penas que se igualassem aos prejuízos causados por algum delito, falha ou acidente.

Mesmo consolidando esse conjunto de leis e conduzindo o crescimento e a prosperidade do Império Babilônico, uma série de revoltas internas e a invasão dos cassitas e hititas provocaram o esfacelamento do império babilônico em diferentes reinos. No ano de 1300 a.C., os assírios foram responsáveis por subjugar todos os reinos que outrora eram dominados pelos babilônicos.

 Assírios

Os assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia e, assim como os acádios e os caldeus, conseguiram construir um grande império centralizado na região. O império construído pelos assírios destacou-se dos demais por ter sido o maior desenvolvido na Mesopotâmia.

Ao longo da história assíria, destacaramse Nínive, Assur e Nimrod como as principais cidades mesopotâmicas, embora a Babilônia dominada por eles continuasse sendo a maior cidade da região.

Os assírios constituíram uma sociedade extremamente militarizada, além da eficiência, o exército assírio é também lembrado pela extrema crueldade. A tortura, o empalamento, a decapitação, as amputações e o esfolamento faziam parte dos procedimentos comuns dos soldados assírios em relação aos seus adversários. Era através desse terror empreendido pelos métodos cruéis que os assírios impunham seu poder sobre os outros povos mesopotâmicos.

No final do século VII a.C., as cidades assírias foram conquistadas pelos novos babilônicos.

 Caldeus ou Novo Império Babilônico

Os caldeus, povo de origem semita, habitavam a região da Caldeia, no sul da Mesopotâmia. Eles lideraram a libertação da Babilônia do domínio assírio e assumiram o governo da cidade. No século VII a.C., os caldeus dominaram toda a Mesopotâmia. Nascia o Império Caldeu, também conhecido como Segundo Império Babilônico.

O rei de maior destaque desse período foi Nabucodonosor. Durante o seu reinado, o Novo Império Babilônico atingiu sua máxima extensão e a cidade da Babilônia tornou-se um importante centro comercial, por onde passavam caravanas de mercadores que se dirigiam ao Oriente. Ele também ficou bem conhecido principalmente com a construção das maravilhas arquitetônicas como a Torre de Babel e os Jardins Suspensos. Mas também foi impulsionado por violentas repressões contra os inimigos, como o “Cativeiro da Babilônia”, que exigiu a deportação em massa dos

judeus de Jerusalém para a Mesopotâmia.

Com a morte de Nabucodonosor, seguiu-se uma disputa pelo trono entre seus sucessores que enfraqueceu o império. Em 539 a.C., a cidade da Babilônia foi conquistada pelos persas.

No documento COMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM (páginas 32-35)

Documentos relacionados