• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 DIREÇÃO DE TURMA

2.8 Saída de Campo no SVP

2.8.3 Preparação

À semelhança de todas as áreas, regi a saída de campo por etapas. Numa primeira etapa deste projeto, além da definição de objetivos, sondei os professores do Conselho de Turma, através de conversas informais relativamente a este projeto, com vista a apurar quais as disciplinas com a possibilidade de abordar um novo conteúdo ou, mesmo, concluir uma aprendizagem e inserir esse conteúdo em atividades de exploração da natureza.

Esta atividade estava prevista realizar-se no parque do Jamor com um circuito de arborismo, uma estafeta de canoagem e orientação. Finalizava com uma visita ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, com a duração de um dia inteiro, procurando que estas fossem as mais indicadas para os objetivos definidos. Ou seja:

• Orientação, porque segundo Costa (2001)11, esta permite a possibilidade de trabalho com

respostas abertas, fomentando a criatividade, originalidade e em que todas podem ser válidas (Lozano, Correras & Costa, 2016).

• Arborismo, porque é considerado por diversos autores uma atividade saudável, ecológica e rica a nível motor, tendo uma incidência sobre o controlo e sentido de equilíbrio e concentração. Destacando o desenvolvimento de valores, tais como a autonomia, o

autocontrolo e a superação pessoal (Lozano, et al., 2016), sendo este último um objetivo específico para o aluno nº 16;

• Slide, que se encontra dentro do arborismo, promove o respeito pela segurança, o esforço e trabalho de grupo, desenvolvendo capacidades físicas, trabalhadas também em EF, como a força superior e a flexibilidade;

• Canoagem, em caiaques duplos, que de acordo com Solé (1989)12 e Pérez-Gómez (2005)13

valoriza o progresso coletivo acima do progresso individual e desenvolve aspetos afetivos, cognitivos, sociais e motores como a antecipação, entreajuda, equilíbrio e reciprocidade (Lozano et al., 2016).

Numa etapa seguinte, reuni com o professor de informática e este afirmou ser possível integrar a saída de campo no domínio ‘Criação de um Blog’. Este domínio foi um dos conteúdos abordados em sala de aula em que os alunos poderiam usar as fotografias tiradas e os conhecimentos adquiridos na saída de campo para a construção do mesmo. Desta forma, o professor aprovou que a avaliação dos alunos nesta disciplina fosse a apresentação de um blog sobre a saída de campo.

Nesta segunda etapa, convenci alguns dos professores a participarem nas atividades, numa terceira estes juntamente comigo convenceram os alunos a participar e numa etapa final os alunos deveriam realizar relatórios às disciplinas que integrassem a atividade mobilizando os conhecimentos da saída de campo.

Na terceira etapa, elaborei e entreguei as autorizações atribuindo a responsabilidade aos alunos para as devolverem dentro de uma semana.

Nesta mesma fase abordei a professora de matemática, português e ciências para explorar a melhor forma de relacionar as suas disciplinas na saída de campo.

No que diz respeito à disciplina de matemática, a professora iria abordar a trigonometria como matéria, e desta forma iria realizar uma questão aula com elementos relacionados com a saída de campo mais especificamente com o slide, onde todos têm de responder para poderem avançar no percurso.

O aluno nº16 teria oportunidade, tal como os outros, de voltar a realizar esta questão- aula no percurso de arborismo, na estação do slide, com a diferença que a dele contaria para

12Solé, J. (1989). El piragüismo en la escuela. Apunts: Educación Física y Deportes, 18, 16-18. 13Pérez-Gómez, A. (2005). Estudio del planteamiento actitudinal del área de EF de la ESO en la LOGSE. Una propuesta didáctica centrada en una metodología basada en actitudes. Servicio de Publicaciones de la Universidad de León, España.

nota, pois com a visualização real da situação poderia ser mais fácil para ele de interpretar o problema trigonométrico.

No que concerne a português e ciências, estas matérias seriam integradas no percurso de orientação, onde os alunos teriam de responder a questões sobre a matéria que estão a acabar de abordar. No grupo onde estaria o nº16, todas as respostas seriam tidas em conta para a sua avaliação, podendo com isto conseguir uma maior aquisição e entendimento dos conhecimentos abordados em sala de aula.

Na disciplina de ciência ainda iriam realizar um jogo de reciclagem conciliando com o projeto da escola, visto esta ter um programa eco-escolas.

Nesta etapa, também voltei a reunir com o professor de informática para o ajudar com os tópicos que os alunos poderiam abordar no blog, ficando desta forma combinado eu criar os tópicos.

O blog teria como assuntos principais o enquadramento geral de arborismo, canoagem e orientação, as principais regras de segurança de cada uma e a importância destas para a saúde. Por fim, os alunos iriam utilizar as fotografias tiradas no dia da saída de campo para concluir o trabalho.

Ainda nesta fase, desloquei-me ao espaço onde se iriam realizar as atividades para conhecer bem e averiguar como combinar as matérias na orientação, os percursos existentes no arborismo, a segurança, confirmando que tudo estivesse pronto para os alunos se divertirem e aprenderem.

A Saída de Campo era constituída por 42 alunos, 7 professores e 4 atividades: Arborismo (circuito com 22 obstáculos até 10m de altura e 2 slides de mais de 200m) Canoagem (estafeta de canoas duplas por equipas) e Orientação. E ida ao Centro de alto rendimento. Desta forma, o dia estava planeado da seguinte forma:

➢ 9h: saída do externato;

➢ 10h: inicio da atividade no complexo desportivo do Jamor; ➢ 13h: pausa para almoço;

➢ 14h: retomar atividades; ➢ 15h: término das atividades;

➢ 15h15: visita ao centro de alto rendimento; ➢ 16h30: saída do Jamor;

Os alunos estavam divididos em 3 grupos de 14 com 2 professores responsáveis em cada grupo e divididos pelas três atividades (canoagem, arborismo c/slide e orientação), decorriam ao mesmo tempo. Cada atividade tinha cerca de 1 hora, após essa hora os grupos trocavam de atividade. As principais regras abordadas foram:

➢ Segurança;

➢ O aluno pode utilizar o telemóvel apenas para tirar fotos referentes ao trabalho de TIC (apenas 3 telemóveis por grupo);

➢ Levar um caderno para apontamentos; ➢ Levar muda de roupa e chinelos (canoagem)

➢ Levar almoço e lanches para meio da manhã e tarde; ➢ Levar água;

➢ Obrigatório levar “...BOA DISPOSIÇÃO, ALEGRIA, VONTADE DE CONVIVER E APRENDER!”