• Nenhum resultado encontrado

1. A Farmácia Nuno Barros

2.5.3. Prestação de cuidados de saúde

O papel do farmacêutico perante a comunidade não se restringe à dispensa de medicamentos. A prestação de cuidados farmacêuticos visa fundamentalmente a melhoria dos resultados terapêuticos, com base na prevenção, gestão da doença e melhoria da qualidade de vida de utentes com determinadas patologias. Para além dos serviços que serão desenvolvidos de seguida, na Farmácia Nuno Barros administram-se alguns injetáveis e vacinas, prestam-se primeiros socorros e organiza-se a medicação crónica semanal.

2.5.3.1. Determinação da pressão arterial

Para a determinação da PA é utilizado um esfigmomanómetro de braço, Tensoval® Duo

Control. Antes de medir a PA, o utente deve descansar cerca de 5 a 10 minutos,

especialmente se apresenta visíveis sinais de cansaço. Idealmente, os valores devem ser sempre determinados com o mesmo aparelho e no mesmo braço. Durante a medição, o utente deve permanecer sentado e em silêncio. Caso se queira repetir a medição deve esperar-se, no mínimo, 5 minutos [81]. Não se podem tirar conclusões rápidas dos valores obtidos. Caso se obtenham valores superiores aos considerados normais segundo a OMS (Anexo XXIII), não se devem tirar conclusões sem antes avaliar o doente, os seus problemas de saúde, os medicamentos habituais, o estilo de vida, os hábitos alimentares ou outros problemas de saúde associados [82]. Contudo, deve o farmacêutico educar o utente sobre a HTA, identificando fatores de risco cardiovascular,

promovendo a adesão à terapêutica e incentivando a adoção de estilos de vida e alimentação saudáveis, tais como a redução de consumo de sal e álcool, a desabituação tabágica e a prática de exercício físico. O doente deve ser referenciado para consulta médica se apresentar os valores de PA elevados em mais do que uma ocasião ou, caso apresente diagnóstico prévio de HTA, estes se encontrem fora dos objetivos terapêuticos [81]. Habitualmente é entregue um cartão de registo dos valores obtidos e em alguns clientes, que previamente autorizam através de um consentimento informado, os valores são registados na ficha de acompanhamento no SI.

2.5.3.2. Determinação da glicemia capilar

A determinação da glicemia é fundamental para o controlo da diabetes e para o seu diagnóstico precoce, evitando as suas complicações. Para a determinação deste parâmetro bioquímico utiliza-se o método de punção capilar. Em primeiro lugar, o farmacêutico deve averiguar se o utente tem diabetes mellitus diagnosticado e se toma algum medicamento para o seu controlo. Caso não haja este diagnóstico prévio devem ser avaliados fatores de risco para a diabetes, tais como o excesso de peso, a história familiar, a HTA, entre outras [81]. Na Farmácia Nuno Barros é utilizado o aparelho

Element™ Infopia. Os valores de referência estão estabelecidos pela OMS (Anexo XXIV)

[82]. Para determinar a glicemia em jejum, deve pedir-se ao utente um jejum de 8 horas. O farmacêutico deve prestar conselhos para a prevenção da diabetes nos indivíduos que apresentam fatores de risco, tais como a adoção de estilos de vida saudável, o controlo do peso e a prática regular de atividade física. Deve ainda educar o utente sobre a doença, explicando os sinais e os sintomas conhecidos para que este esteja em alerta e tome medidas tão brevemente quanto possível, de forma a minimizar o risco de complicações graves. Caso se suspeite de diabetes, deve encaminhar-se o utente para o médico. Nos utentes diagnosticados, o farmacêutico deve alertar para os perigos da hiperglicemia e da hipoglicemia, para as complicações da doença e para o risco cardiovascular [81]. Adicionalmente, deve ser promovida a autovigilância da glicemia, ensinando a utilizar corretamente os dispositivos. Deve ser monitorizada a adesão à terapêutica e, se aplicável, ensinadas as técnicas para a utilização de dispositivos de administração de insulina.

2.5.3.3. Determinação de colesterol total e triglicerídeos

Estas determinações são igualmente efetuadas recorrendo ao método da punção capilar. O aparelho existente na Farmácia Nuno Barros, Accutrend® GCT, apenas permite determinar o colesterol total e os triglicerídeos. Os valores de referência estão estabelecidos pela European Guidelines on Cardiovascular Disease (2012) (Anexo XXV) [84]. Apesar de se poder determinar o colesterol total a qualquer hora do dia, a

determinação de triglicerídeos exige um jejum de 12 horas. Idealmente, os valores elevados de colesterol total devem ser confirmados em jejum. O farmacêutico tem um papel essencial na identificação de indivíduos suspeitos de dislipidemias, centrando-se na redução da prevalência de fatores de risco ou na redução das suas complicações, consciencializando a população sobre a doença. Na população diagnosticada, o farmacêutico deve promover a autovigilância, a adesão à terapêutica, a consulta médica de rotina e a adoção de estilos de vida saudáveis. O doente deve ser referenciado para o médico caso os seus valores se encontrem superiores ao considerado normal em mais do que uma determinação na farmácia, principalmente se o risco cardiovascular for elevado ou se tiver história de doença cardiocerebrovascular [81].

2.5.3.4. Determinação da composição corporal

Com as crescentes morbilidade e mortalidade atribuídas à obesidade ou a doenças a ela associadas, a determinação da composição corporal é cada vez mais requisitada na farmácia. A balança utilizada (Omron®) determina o peso e a altura, o IMC, a massa gorda, a massa magra ou muscular, o nível de gordura visceral e o metabolismo basal. Cabe ao farmacêutico aconselhar o utente no sentido de controlar e prevenir a obesidade, encaminhando, caso se justifique, para uma consulta de nutrição, um serviço disponível por marcação na Farmácia Nuno Barros.

2.5.3.5. Teste de gravidez

Os testes de gravidez permitem a determinação qualitativa e rápida da gonadotrofina coriónica humana (hCG) na urina. É possível realizar este teste na farmácia, no entanto, a maioria das utentes prefere realizá-lo em casa. A tira é imersa na amostra durante alguns segundos, sendo de seguida colocada numa superfície plana. O tempo de espera para a leitura do resultado depende do teste utilizado. O resultado é inválido caso não se desenvolva nenhuma linha, devendo o teste ser rejeitado e repetido. Caso apareçam duas linhas (linha de teste e linha controlo), o resultado é positivo. Se apenas aparecer uma linha, o resultado é negativo. É importante salientar que o teste apenas deve ser realizado na altura em que devia menstruar (duas semanas após a ovulação), uma vez que níveis indetetáveis de hCG na urina poderão originar falsos negativos [85].

2.5.3.6. Teste rápido à urina

O teste rápido à urina permite uma análise sumária da composição da urina. Este teste é frequentemente requisitado em situações de suspeita de infeção urinária, apesar de não se tratar da sua única utilidade. Na Farmácia Nuno Barros é realizado o Combur Test®, que permite determinar a presença de glucose, proteínas, cetonas, sangue, nitratos, bilirrubina, urobilinogénio, leucócitos, a densidade e o pH da urina. A tira deve ser imersa

na amostra e imediatamente colocada em posição plana, após remover o excesso de urina. Passados 60 a 120 segundos, deve comparar-se a cor resultante da reação ocorrida na zona de teste com as cores de controlo [86]. Na Farmácia Nuno Barros entrega-se um documento ao utente com os resultados obtidos (Anexo XXVI). Por fim, o utente é incentivado a consultar o médico caso se suspeite de algum problema de saúde.

Documentos relacionados