• Nenhum resultado encontrado

Princípios e competências do National Health Service

Já se teve oportunidade de mencionar as três principais características do National Health Service, presentes desde a sua criação no final da primeira metade do século XX, quais sejam a universalidade, a abrangência e o uso gratuito89.

Atualmente, mais sete princípios-chave, de acordo com o documento The NHS Constitution for England, atualizado, pela última vez, em 201590, guiam o sistema, servindo de orientação tanto para aqueles que nele trabalham como para os pacientes, que, graças a uma política de real transparência sobre as opções proporcionadas de cuidados médicos pelo NHS, podem e devem estar a par dos nortes profissionais da rede pública de saúde inglesa.

Primeiramente, tem-se que o sistema é disponível (comprehensive service, available to all91) a todos os indivíduos que habitem o Reino Unido, sem qualquer discriminação, sendo responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas físicos e mentais. Além disso, consubstancia-se como dever social a promoção da equidade por meio dos serviços prestados, tendo-se maior cuidado com as parcelas da sociedade em que os investimentos em saúde e a expectativa de vida são inferiores aos padrões verificados nas demais.

O segundo princípio relaciona-se com o fato de o atendimento ser baseado na necessidade clínica do paciente, e não na sua capacidade financeira (clinical need, not an individual’s ability to pay) de custear o procedimento requerido. Embora a gratuidade predomine, alguns serviços são pagos, como aqueles relacionados às necessidades oftalmológicas e dentárias e às prescrições médicas.

Em alguns casos, o governo concede benesses, por exemplo, a pessoas maiores de sessenta anos, a pacientes total ou parcialmente cegos e a pacientes diagnosticados com diabetes ou glaucoma (para serviços oftalmológicos); a pessoas menores de dezoito anos ou menores de dezenove anos que recebam educação em tempo integral e a grávidas ou mães de filhos de até um ano (para serviços dentários); a pessoas menores de dezesseis anos, maiores de sessenta anos ou de idade entre dezesseis e dezoito anos que recebam educação em tempo

89 Página 31.

90 UNITED KINGDOM. DEPARTMENT OF HEALTH. The NHS Constitution for England. Última

atualização em 14/10/2015. Disponível em: <https://www.gov.uk/government/publications/the-nhs-constitution- for-england/the-nhs-constitution-for-england#nhs-values>. Acesso em: 23 mar. 2016.

integral e a pacientes internados no sistema NHS (para prescrições médicas). Ademais, pessoas de baixa renda também podem solicitar auxílio com custos dessa natureza92.

Na sequência, tem-se a aspiração do NHS aos maiores padrões de excelência e profissionalismo (highest standards of excellence and professionalism). Essas metas são refletidas na saúde de alta qualidade focada na experiência do paciente; na contratação de funcionários, bem como no suporte e no treinamento que eles recebem; na administração dos seus órgãos e no compromisso de inovação e de promoção de pesquisas que melhorem a atual e a futura saúde da população.

Aproveitando-se o ensejo do foco no paciente, menciona-se o quarto princípio (the NHS aspires to put patients at the heart of everything it does), que leciona que esse indivíduo deve estar no centro de todas as atividades do NHS. A mais recente administração do governo conservador propôs, o que já foi relatado em momento anterior neste trabalho, o envolvimento real dos demandantes com o sistema, manifestando opinião sobre os atendimentos que recebem e sobre os tratamentos aos quais são submetidos, de forma que se aprimorem os serviços com base nessa resposta.

Em seguida, fala-se no relacionamento do setor público com o privado e o voluntário, na tentativa de incrementar a saúde ofertada aos britânicos (the NHS works across organisational boundaries and in partnership with other organisations in the interest of patients, local communities and the wider population). Aqui se faz referência à integridade das atividades de assistência aos cidadãos.

Os dois últimos princípios (the NHS is committed to providing best value for taxpayers’ money; the NHS is accountable to the public, communities and patients that it serves) se relacionam, pois prometem utilização justa e efetiva do dinheiro público responsável pelo financiamento do National Health Service e responsabilidade pela transparência e pela prestação de contas do dinheiro dos contribuintes.

A Constituição do NHS traz, ainda, valores nos quais se devem pautar todas as suas atuações. Elencam-se o trabalho em conjunto, o respeito e a dignidade, o compromisso com a qualidade, a compaixão, a melhoria de vida e o atendimento a todos.

Por fim, a estrutura do NHS na Inglaterra93 quanto aos serviços disponibilizados à população é divida nos âmbitos nacional e local. No primeiro, enquadram-se atenção

92 UNITED KINGDOM. NATIONAL HEALTH SERVICE. NHS in England: help with health costs.

Disponível em: <http://www.nhs.uk/NHSEngland/Healthcosts/Pages/help-with-health-costs.aspx>. Acesso em: 23 mar. 2016.

primária, serviços especializados94 e assistência aos infratores e aos membros das forças armadas. No segundo, organizado pelo Clinical Commissioning Groups95 (CCGs), abarcam- se atenção secundária e serviços comunitários, de cuidados com saúde mental e de reabilitação.

93 ENGLAND. NHS ENGLAND. Understanding The New NHS. Guia atualizado sobre a estrutura e as

funções do NHS, conforme as alterações do Health and Social Care Act 2012. 2014. p. 8-9. Disponível em: <https://www.england.nhs.uk/wp-content/uploads/2014/06/simple-nhs-guide.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2016.

94 São eles proporcionados em determinados hospitais, atendendo a um número mais restrito de pacientes

Requerem profissionais específicos. Cf. ENGLAND. DEPARTMENT OF HEALTH. Specialised services. NHS Commissioning > Specialised services. Disponível em: <https://www.england.nhs.uk/commissioning/spec- services/>. Acesso em: 24 mar. 2016.

95 Grupos locais formados por vários GPs que devem estar a par das necessidades das pessoas (pacientes) as

quais se encontrem sob sua administração e assegurar os serviços e os cuidados médicos a elas adequados. Cf. ENGLAND. DEPARTMENT OF HEALTH. Clinical Commissioning Groups (CCG) and how they

perform. 2015. About the NHS > CCG outcomes. Disponível em: <http://www.nhs.uk/NHSEngland/thenhs/about/Pages/ccg-outcomes.aspx>. Acesso em: 24 mar. 2016

3 ESTRUTURA DE DESCENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇOS MÉDICOS NO BRASIL