• Nenhum resultado encontrado

Procedimento Administrativo – Pedidos de Financiamento Individual

4 POSSÍVEIS ADAPTAÇÕES PARA O SUS DA ESTRUTURA E PRÁTICA DO

4.3 Breves Comentários sobre a Judicialização da Saúde no Brasil

4.4.1 Procedimento Administrativo – Pedidos de Financiamento Individual

Conforme relatado em momento anterior, existe uma fase administrativa prévia à judicial para aqueles cidadãos que desejam obter medicamentos ou tratamentos não listados ou não comumente fornecidos pelos órgãos que compõem o National Health Service.

Há uma estrutura extrajudicial sólida para esse tipo de demanda que gravita em torno dos Individual Funding Requests (IFR) - pedidos de financiamento individual. Por meio desse instituto, os pacientes, sempre acompanhados de seus médicos, podem dirigir-se ao seu Clinical Commissioning Group e solicitar recursos públicos para tentar garantir o procedimento médico ou o remédio de que necessitam, mas que não estão disponíveis, de prontidão, no NHS.

Os pacientes nunca poderão realizar sozinhos essa requisição, pois o IFR é um processo apto a permitir que um médico do NHS solicite verba para o suporte de determinado tratamento necessário à melhoria da situação de saúde de determinada pessoa sob seus cuidados204.

203 Ibidem.

204 ENGLAND. NHS ENGLAND. Interim Standard Operating Procedure: The Management of Individual

Funding Requests. 2016. p. 10. Disponível em: <https://www.england.nhs.uk/commissioning/wp-

A indisponibilidade desses serviços pode ser motivada pela falta de evidências acerca da eficácia da substância ou do tratamento, a depender do caso; pelo alto preço cobrado para fornecê-los, indistintamente, a todos os usuários do NHS ou pela sua recente introdução no meio médico e no mercado, não havendo nem mesmo decisão sobre a sua incorporação ao sistema de saúde205.

O procedimento administrativo se inicia com a obtenção formulário do IFR, disponibilizado, até mesmo, virtualmente. Todos os campos e todas as informações inerentes às condições clínicas do paciente devem ser preenchidas, sob pena de, em uma futura triagem, o processo ser paralisado. Não é demais salientar, novamente, que o pedido deve ser subscrito por um médico, geralmente, o provedor do serviço que se deseja ter acesso, o qual deve ser um contratado do NHS206. Além disso, é da responsabilidade dele a fundamentação adequada

do pedido, demonstrando o estado excepcional ou grave do paciente.

Após o envio do formulário e dos demais documentos pertinentes anexados, funcionários ligados ao organograma do IFR organizarão o Pre-Panel Decision Document, uma espécie de congregação das informações do caso em detalhes que servirá de base para o breve julgamento do pedido de financiamento.

A próxima fase envolve a avaliação da papelada pelo Screening Group (grupo de triagem), um conjunto de pessoas que irá verificar se há ou não viabilidade de o processo rumar para a avaliação final pelo IFR Panel. Considerar-se-ão todos os detalhes e as peculiaridades relativos ao problema de saúde do paciente, que necessita de tratamento não disponibilizado normalmente pelo NHS, e poderão ser pesquisados dados técnicos e científicos relacionados à situação para auxiliar a análise207.

A resposta do Screening Group será dada em até dez dias úteis do recebimento da documentação. A partir de então, pode-se dar prosseguimento para o IFR Panel, solicitar-se mais informações ao médico subscritor ou denegar-se o requerimento formulado. Optando-se pela terceira alternativa, serão enviadas cartas ao médico responsável e ao paciente com os motivos para o ato e com as possíveis alternativas que estarão à disposição, sendo papel do

205 ENGLAND. NHS ENGLAND. Individual funding requests - A guide for patients and service users.

Disponível em: <https://www.england.nhs.uk/commissioning/wp-content/uploads/sites/12/2015/06/individl- fund-reqts-info-pats.pdf >. Acesso em: 05 mai. 2016.

206 ENGLAND. NHS ENGLAND. Interim Standard Operating Procedure: The Management of Individual

Funding Requests. 2016. p. 10. Disponível em: <https://www.england.nhs.uk/commissioning/wp-

content/uploads/sites/12/2013/11/ifr-standard-operating-procedure-250216.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2016.

primeiro esclarecer quaisquer dúvidas da parte do segundo quanto ao desfecho do procedimento administrativo208.

Nesse estágio, não há previsão de recurso da decisão denegatória, mas é possível que o médico requerente disponibilize novos documentos que possam modificar a opinião do grupo de triagem para pedir uma reconsideração. Em dez dias úteis, a triagem emitirá novo parecer em face das evidências acrescentadas, que culminará no prosseguimento para a análise do IFR Panel – a ser comunicado do fato em até vinte e cinco dias do recebimento do pedido de reconsideração – ou em nova negativa.

Se o paciente e o médico não estiverem satisfeitos com a última negativa, podem realizar uma reclamação junto ao NHS England, por meio do NHS England Complaints Procedure, uma instância assemelhada a uma ouvidoria, que colhe as reclamações sobre o sistema público de saúde feitas pelos usuários209.

Quando o pedido de financiamento individual chega ao IFR Panel, é dada mais uma oportunidade ao médico e ao paciente requerentes de apresentar mais dados que possam favorecê-los. Toda a documentação anexada, o Pre-Panel Decision Document e o formulário inicial serão entregues ao grupo avaliador sem qualquer identificação do paciente, pois o procedimento é confidencial a essa altura.

Com base nos critérios da política própria do IFR (IFR Policy) e no material do qual estiver de posse, o IFR Panel decidirá se aprova ou não o financiamento. Em caso de aprovação, o IFR Panel passa a requisitar periódicos relatórios sobre o resultado do tratamento liberado para o paciente postulante. Ocorrendo o contrário, da mesma forma que na fase de triagem, será enviado um documento explicando as razões da denegação do pedido para o médico e para o doente interessado210.

A improcedência do pedido, geralmente, dá-se em virtude da insuficiência de dados para que o IFR Panel possa formular sua decisão e do não atendimento aos critérios da política do IFR.

Existe uma opção recursal, na qual haverá a revisão da decisão do IFR Panel pelo órgão denominado Process Review Panel. Da mesma forma que nas fases anteriores, haverá uma pré-seleção, a triagem, para que se possa proceder, efetivamente, à revisão. O Process Review Panel poderá sustentar o posicionamento prévio do IFR Panel ou tramitar o processo de volta, indicando em quais pontos o parecer merece ser reconsiderado211.

208 Ibidem, p. 13. 209 Ibidem, p. 14. 210 Ibidem, p. 15-16. 211 Ibidem, p. 17-18.

Médico e paciente serão informados por correspondência, em cinco dias úteis, sobre o pronunciamento final, assim como o IFR Panel, o qual deverá, se necessário, reunir-se para acatar os apontamentos feitos pelo Process Review Panel em um prazo de até dez dias úteis, a contar da data da carta detentora de tais apontamentos.