• Nenhum resultado encontrado

Ponto 9 – Considere incluir provisões que atendam as necessidades, tais como aquelas de populações de pacientes

3 TEORIA APLICADA ÀS ATIVIDADES DE LICENCIAMENTO, AOS CONCEITOS OPERACIONAIS E AO

3.1.2 Principais destaques das atividades de licenciamento no Canadá: ano fiscal

Em geral, os dados sugerem que no ano fiscal de 2010 os ETT institucionais continuaram a ver os efeitos da recessão econômica de diversas formas. O número de pessoas especializadas em licenciamento trabalhando em tempo integral diminuiu, continuando a tendência observada na pesquisa do ano fiscal de 2009, enquanto o número de outras pessoas continuou a crescer. E, embora o número de instituições pesquisadas para este estudo tenha aumentado de 37 para 40 instituições, o número total de divulgação de invenções destes respondentes diminuiu quase 10%. Licenças executadas - um indicador chave de retorno financeiro futuro - declinou acentuadamente, mais de 27%. A modesta redução de 1,7% em receita geral de licenças foi mais que compensada por um aumento de quase 50% em "outros rendimentos" – que sugere o esforço dos Escritórios, em um clima de

investimento frio, para encontrar fontes alternativas de receitas. Uma aversão a riscos, combinada com um clima de investimento em contínuo declínio também podem ter refletido no aumento do número de empresas startups que deixaram de operar no ano da pesquisa, que passou de 4 no ano fiscal de 2009 para 21 no ano fiscal de 2010. Razões semelhantes podem ser responsáveis por aproximadamente 47% na diminuição do número de tecnologias licenciadas que tornarem-se disponíveis para uso comercial durante o ano da pesquisa. Essas métricas podem também ser o reflexo da queda no número de funcionários mencionados acima, assim como prioridades institucionais de mudança de comercialização de tecnologia de forma agressiva para uma maior dependência de ligações com a indústria.

3.1.2.1 Características sobre a pesquisa realizada no Canadá

Em 2010 o número de instituições que responderam a pesquisa passou de 37 para 40; no entanto, apenas 34 instituições responderam, tanto no ano fiscal de 2009 como no ano fiscal de 2010. Duas instituições responderam no ano fiscal de 2009, mas não no ano fiscal de 2010, e quatro novas instituições participaram este ano. Alguns dos deslocamentos nos dados entre estes dois anos poderia, em certo grau, ser atribuído às mudanças nesse grupo.

Outra mudança para o ano fiscal de 2010 foi a inclusão, pela primeira vez, de informações sobre os 22 Centros de Excelência para a Comercialização e Pesquisa (Centres of Excellence for Commercialization and Research). Focados em setores específicos de comercialização, esses centros foram estabelecidos com um investimento de mais de 286 milhões dólares pelo governo canadense.

O relatório do ano fiscal de 2010 do Canadá inclui algumas comparações em relação ao ano fiscal de 2009.

- Os gastos com pesquisa

Os gastos com pesquisa (em dólares americanos) continuaram a aumentar novamente este ano; os gastos totais de P&D aumentaram 4,4%, os gastos provenientes de fontes federais aumentaram 2,8%, e, mais significativamente, os gastos em pesquisa provenientes de fontes industriais aumentaram 9,2%.

A divisão das despesas:

$6,1 bilhões dólares totais gastos com pesquisa; $2,7 bilhões de dólares de gastos com pesquisa provenientes de fontes federais; $795 milhões de dólares de gastos com pesquisa provenientes de fontes industriais.

- Gestão da Propriedade Intelectual: equipe

O número de profissionais de licenciamento, trabalhando em tempo integral, nas organizações canadenses diminuiu 2,6% (de 208 para 203 pessoas).

O número de outros empregados em tempo integral aumentou 6,7% (de 144 para 153 pessoas).

Essa tendência na diminuição de pessoal de licenciamento e aumento de pessoal para atividades de não-licenciamento nos ETT canadenses foi afetada pelo resultado do ano anterior.

- Gestão da Propriedade Intelectual: divulgação de invenções

O número de divulgação de invenções recebidos diminuiu 9,8% (de 1921 para 1732), o que pode ser considerado interessante devido fato de que o número de ETT que responderam esta questão aumentou de 37 para 40 (8,1%).

- Gestão da Propriedade Intelectual: patentes depositadas O número total de pedidos de patentes nos EUA aumentou 6,5%. O número de novos pedidos de patentes também teve um aumento de 6,4%. Fora do campo de novos pedidos de patente, os pedidos provisórios dos EUA aumentaram significativamente a uma taxa de 37,9%, mas ambos os pedidos de modelo de utilidade nos EUA e os pedidos de estrangeiros diminuíram 23,0% e 15,0%, respectivamente. A divisão de pedidos de patente depositados são: 986 total de pedidos de patentes norte-americanas

928 novos pedidos de patentes: 604 pedidos provisórios nos EUA; 94 pedidos de modelos de utilidade nos EUA e; 181 pedidos de estrangeiros.

O número de patentes americanas emitidas aumentou 19,2% a 143.

- Gestão da Propriedade Intelectual: Licenciamento

O número de licenças executadas diminuiu acentuadamente 27,7%. Este ano houve uma estranha inversão da tendência de licenciamento. Considerando que, no ano fiscal de 2009, observou-se um aumento no número de licenças executadas impulsionado, principalmente por um aumento nas licenças de direito não exclusivo, no ano fiscal de 2010, por sua vez, observou-se uma diminuição do número de licenças executadas, impulsionado principalmente por uma diminuição de licenças exclusivas. Licenças sem-exclusividade diminuíram 18,0%, enquanto as opções de licenças com exclusividade subiram para 30%, um aumento moderado de 6,8%.

449 total de licenças executadas: 189 licenças executadas com exclusividades; 260 licenças executadas sem-exclusividade e; 90 opções executadas

- Gestão da Propriedade Intelectual: Renda de licença De modo geral, a renda total da licença diminuiu 1,7% no ano fiscal de 2010. Esse resultado, provavelmente, deve-se à diminuição da quantidade de royalties recebidos, que diminuiu 8,7% e da quantidade patrimônio creditado, que diminuiu 32,4%. Estes números são bastante surpreendentes, como o número total de licenças e opções de renda com licenciamento e, mais especificamente com os royalties correntes aumentando 8,6% e 22,2%, respectivamente. Deve-se notar que estas reduções foram compensadas por um aumento acentuado na outra renda, que aumentou 44,9%.

- Rendimento total = 58,7 milhões dólares americanos; Royalties correntes recebidos = 41,3 milhões dólares; Patrimônio creditado = 848 mil dólares; Outros rendimentos recebidos = 12,8 milhões dólares; 1.079 licenças e opções com renda; 924 licenças com royalties correntes e; Nove licenças e opções que rendem mais de $ 1 milhão de dólares.

- Gestão da Propriedade Intelectual: startup

Apesar de um aumento global no número de empresas startups criadas por instituições participantes, no ao fiscal de 2010 (4,2%), o número de startups existentes que se tornaram não operacionais, aumentou de 4 para 21. Independentemente disso, o número de startups operacionais ainda está em crescimento de 591-632.

50 empresas startups criadas: 100% tiveram o seu principal local de negócios no Estado do qual a instituição de origem do licenciamento faz parte. Das empresas startups criadas, as instituições de licenciamento ocuparam posições de capital em 40%; 21 empresas startups tornaram-se inoperáveis e; 632 empresas startups estão em funcionamento.

- Gestão da Propriedade Intelectual: produtos

O número de tecnologias licenciadas que se tornaram disponíveis para uso comercial durante o ano fiscal de 2010 diminuiu significativamente para 46,77%, um contraste drástico a partir do aumento percentual de 19,2% ocorrido no ano anterior. 33 tecnologias licenciadas tornaram-se disponíveis comercialmente.

A partir dos ―principais destaques‖ apresentados sobre as atividades de licenciamento em OPP norte-americanas e canadenses, percebe-se que os EUA, entre outros critérios abordados no levantamento da pesquisa, mesmo durante a crise econômica, tiveram um aumento significativo no número de empresas nascentes - startups, de 2009 para 2010. Nas OPP canadenses, observou-se nesse mesmo critério, um aumento geral no número de criação de empresas nascentes – startups, por instituições participantes da pesquisa, no ao fiscal de 2010. No entanto, o número de startup que tornou sua operacionalização inviável, também aumentou de 4 para 21. Independentemente desse resultado, o númerode startups operacionais ainda, está em crescimento de 591-632, e esse resultado é considerado positivo.

A intenção em apresentar os principais destaques das atividades de licenciamento em OPP norte-americanas e canadenses é mostrar como se encontra a realidade sobre esse tema e, consequentemente o tema da pesquisa para a tese, em países que possuem know-how na execução das atividades de licenciamento, para obter, além de informações, inspiração para a coleta de dados conteúdos para a