• Nenhum resultado encontrado

Problemas candentes da cidade

No documento MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (páginas 83-87)

Mapa 5 – Comparação do resultado do 1° com o 2° turno

3. Campanha eleitoral de Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo

3.2. Primeiro turno

3.2.1. Pré-Horário Eleitoral

3.2.1.4. Programa de Haddad

3.2.1.4.2. Problemas candentes da cidade

Além de seu plano estruturador da cidade, Haddad também prometeu ações específicas para temas da cidade. Dentre eles: Agência São Paulo de

81http://eleicoes.uol.com.br/2012/noticias/2012/08/13/programa-de-haddad-da-continuidade-ao- governo-de-marta-assista.htm

desenvolvimento, educação, moradia, saúde, mobilidade urbana, reciclagem, coleta de lixo, impostos, internet.

A criação da Agência São Paulo de desenvolvimento seria uma iniciativa com foco na formalização, concessão de crédito e formação profissional.

Na Educação, Haddad prometeu criar 20 novos CEUs (Centros Educacionais Unificados), implementar educação integral para 100 mil estudantes e reforçar o programa escolar gratuito. Para a qualificação dos professores previu a criação das Universidades Abertas em cada subprefeitura, que ofereceria aos profissionais da rede municipal e estadual cursos de especialização, mestrado e doutorado em parceria com as universidades. Também defendeu parcerias com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e disse que levaria a Universidade Federal de São Paulo para a Itaquera, na zona leste, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para a zona norte.

Já na área de moradia disse ter um plano habitacional que previa a construção de 55 mil novas moradias, além da urbanização de favelas a qual beneficiaria 70 mil famílias e a regularização fundiária de 200 mil títulos de posse. Para realizar essas medidas disse que teria o apoio do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Na região dos distritos de Sé, Brás e Vila Carioca, o petista apresentou um programa de descontaminação para voltarem a serem ocupadas por moradia. Na região central da cidade, Haddad quis investir na criação de modelos habitacionais que integrem moradia e comércio nos prédios que hoje estão abandonados. Conforme disse Haddad:

"Não queremos bairros só de comércio e bairros só de moradia. Serão bairros de uso misto.”82

O candidato destacou ainda o aumento do IPTU como forma de inibir a especulação imobiliária no centro.

Para a área de Saúde disse que iria criar o programa Rede Hora Certa. O qual terá atendimento ambulatorial de especialidades com exames de imagem e centros cirúrgicos para procedimentos simples, como operação de catarata e cirurgia de varizes. Para diminuir o tempo de espera das filas de atendimento médico hospitalar.

Prometeu ainda a implantação do prontuário eletrônico, criação de 43 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), construção de cinco prontos- socorros com padrão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a criação de mil novos leitos hospitalares - a partir da construção dos três hospitais previstos na gestão Gilberto Kassab e ampliação das unidades que já existem. Disse que não abandonaria as obras da atual administração.

Para a mobilidade urbana, propôs a criação de três versões do Bilhete Único: diário, semanal e mensal. Com o usuário podendo realizar quantas viagens quisesse em um período de tempo que fosse determinado pela prefeitura.Disse que procuraria o governo estadual para propor a integração com a CPTM e o Metrô.

“O que nós estamos estudando é que o Bilhete Único possa valer uma semana, um mês. A pessoa compra o bilhete com um desconto grande e pode usar quantas vezes ela quiser. Está em estudo e é nossa intenção. É

82 http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,como-marta-haddad-prioriza-programas- sociais,915947

como nós vemos em outros países. Você pode usar quantas vezes quiser. Você compra por semana ou por mês”. 83

Disse que criaria 150 quilômetros de corredores de ônibus em faixas exclusivas e ampliaria a oferta de serviços de transporte à noite e aos fins de semana.

Sobre contribuições com o governo estadual para a construção do metrô, disse que o faria sim, mas desde que se pactuasse. Sugeriria ao governo estadual a extensão da Linha 3-Vermelha do metrô da Barra Funda à Lapa, ajuda financeira para a integração subterrânea entre as estações Barra Funda e Brás, antecipação da inauguração da estação Pirituba da Linha 6- Laranja do Metrô, a extensão da Linha 2-Verde da Vila Madalena até Cerro Corá e a ampliação da linha 5-Lilás de Capão Redondo até o Jardim Ângela.

Para a coleta de lixo disse que aumentaria a coleta seletiva de 1% do lixo produzido atualmente para 10% e ampliaria os ecopontos de 56 para 140.

Sobre os impostos pensava-os a luz da sustentabilidade e do redesenho urbano que queria fazer. Disse que haveria incentivo tributário para construções com iniciativas sustentáveis. Reduziria em 50% o IPVA para carros elétricos.

Já para levar a cabo seu redesenho urbano, sua promessa era de reduzir impostos para as empresas que se instalassem nas regiões do Arco do Futuro. O ISS (Imposto Sobre Serviço) cairia de 5% para 2% e o IPTU poderia ser reduzido a zero e isentar a outorga onerosa do direito de construir nessas regiões.

“Vamos transformar rotas de passagem em destino e, para isso, vamos fazer as obras viárias necessárias.” 84

Sobre as parcerias com o governo federal agiria de modo diferente da gestão anterior:

“Cada centavo que for de São Paulo nós vamos lá em Brasília buscar. Essa visão de recusar parceria federativa por divergência político-partidária é a coisa mais atrasada. Todo o tempo reclamam que o governo estadual não tem recurso municipal e federal. Eu estou dizendo que vou trazer recurso municipal e federal para o metrô, mas quero pactuar metas. Há estações que são imprescindíveis para São Paulo. Eu vou sentar com o governo estadual e dizer que estamos dispostos a trazer recursos para o transporte público.” 85

Sobre a internet disse que retomaria o projeto de Marta Suplicy (criticado por adversários na campanha eleitoral de 2008) de viabilizar o fornecimento de

banda larga grátis para toda a cidade.

No documento MESTRADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (páginas 83-87)