• Nenhum resultado encontrado

5. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO HÁPTICA E VISUAL

6.7. Procedimento

6.7.4. O procedimento

O procedimento de pesquisa abrangeu quatro etapas: Levantamento de Repertório, Intervenção, Replicação do Levantamento de Repertório e Criação de um meio de transporte.

Levantamento de repertório dos participantes sobre os meios de transporte

A etapa de Levantamento de Repertório consistiu em conhecer o repertório de representações de meios de transporte das crianças participantes do estudo por meio da descrição, modelagem e desenho. Para isso não foi oferecido nenhum modelo desses objetos para as crianças.

Os meios de transporte foram apresentados em uma ordem definida: avião, bicicleta, carro, barco a vela, trem, helicóptero. Esta ordem visou evitar que um meio de transporte não remetesse ao anterior, seja em seu tamanho; características físicas, como, por exemplo, a quantidade de rodas; o formato; o local por onde transita (terrestre, aquático e aéreo). No caso do carro vir em seguida à bicicleta e ambos serem um meio de transporte terrestre, os formatos e características físicas são bastante distintos.

Para fazer o levantamento de repertório, a pesquisadora se sentava ao lado do participante que estava sentado em uma cadeira em frente a uma mesa e solicitava para que ele fizesse as seguintes tarefas: descrevesse oralmente, modelasse e desenhasse os meios de transporte. Para a solicitação de descrever oralmente o meio de transporte, a pesquisadora dizia: “Queria que você falasse pra mim como é um...”. A tarefa para modelar o meio de transporte era acompanhada da entrega de uma porção de massa de modelar e biscuit para o participante, seguido da solicitação: “Queria que você fizesse pra mim na massinha um...”; “Vamos fazer um... na massinha?”. Para o desenho eram entregues ao participante uma folha de papel no tamanho A4 e uma caixa contendo giz de cera e lápis de cor acompanhados da seguinte solicitação da pesquisadora: “Queria que você desenhasse pra mim um...”; “Vamos desenhar esse...”; “Desenha pra mim um...”; “Vamos fazer o desenho de um...”. No caso dos participantes cegos, havia uma lixa embaixo da folha de papel A4 a fim de que, ao desenhar, o seu desenho ficasse registrado.

Este procedimento foi feito com todas as crianças e com todos os objetos. A sequência das tarefas foi diferente para cada meio de transporte a fim de que os participantes não ficassem sob o controle da sequência. Para isso, a sequência das tarefas para cada meio de transporte era diferente.

A seguir encontra-se a Figura 1 referente ao diagrama da etapa do Levantamento de Repertório realizado com as crianças participantes da pesquisa.

Figura 1. Levantamento inicial de Repertório relativo aos Meios de Transporte.

Elaborado pela autora.

Intervenção

O procedimento de Intervenção teve dois componentes. Um deles visou assegurar que os participantes identificassem a representação do meio de transporte ao qual foram expostos. O outro componente teve por objetivo oferecer as condições para a realização das tarefas de representação dos meios de transporte empregando um diálogo orientado pelas realizações das crianças, seja na tarefa propriamente dita, seja nas falas sobre aquilo que estavam fazendo ou sobre os produtos obtidos.

A identificação do objeto a ser representado ocorreu de dois modos. O primeiro deles aconteceu por meio da solicitação de resposta à pergunta: “O que é isso?” que era acompanhada da leitura de uma descrição ou na apresentação de um brinquedo de um meio de transporte. O segundo modo aconteceu pela solicitação de selecionar uma dada representação de um meio de transporte em relevo, por exemplo, “Qual é o helicóptero?”.

A confecção dos objetos em massa de modelar ou desenhos e a descrição oral foram orientadas pelo diálogo que se caracterizou por uma exposição de uma representação dos meios de transporte em brinquedo, relevo ou leitura da descrição, seguida da solicitação oral

para a execução das tarefas de desenhar, modelar em massa de modelar e descrever oralmente. Para a execução destas tarefas foi garantido ao participante o acesso às representações em brinquedo e em relevo visto que elas permaneciam sobre a mesa durante a confecção em massa de modelar ou desenho e descrição oral. A participação do participante em cada tarefa era elogiada. As sequências das tarefas solicitadas para cada meio de transporte era a mesma daquela aplicada no Levantamento de Repertório do participante. Em se tratando das apresentações em brinquedo e relevo, aponta-se que foi solicitado oralmente que o participante destacasse os elementos componentes da representação do meio de transporte.

Para todos os participantes, foi realizada a mesma sequência de apresentação dos meios de transporte: barco a vela (brinquedo), carro (brinquedo), helicóptero (relevo), bicicleta (leitura da descrição), avião (brinquedo), trem (relevo).

Etapa 1 – Condições da confecção da representação dos brinquedos: Um brinquedo permanecia na mesa da criança e ela podia tocá-lo enquanto fazia as tarefas. O diálogo mantido durante a realização das tarefas tinha a finalidade de mediar a exploração do objeto, instigando a criança a encontrar elementos característicos que o representassem e/ou indicassem a funcionalidade deles.

A Figura 2, das Condições da confecção da representação dos brinquedos encontra-se abaixo.

Figura 2. Condições da confecção da representação dos brinquedos

Etapa 2 – Condições da confecção da representação em relevo: Os meios de transporte representados em relevo foram apresentados dois a dois. Um deles havia sido solicitado no Levantamento de Repertório e o outro não havia sido apresentado à criança. O critério para o pareamento foi que as formas ou os elementos presentes em um não remetessem ao outro. Todos os pares possuíam o mesmo tamanho, com exceção do par trem- patinete, no qual o trem possuía um comprimento maior que o patinete. Os respectivos pares foram: helicóptero e ônibus; trem e patinete.

A finalidade de mediar o processo de tocar o meio de transporte era instigar a criança a encontrar elementos característicos que representassem o meio de transporte e/ou a funcionalidade dele.

Após cada tarefa de representação, os objetos em relevo eram expostos novamente à criança e era pedido a ela para que escolhesse aquele que foi solicitado.

A Figura 3 das Condições da confecção da representação em relevo encontra-se abaixo.

Figura 3. Condições da confecção da representação em relevo

Etapa 3 – Condições da confecção (da representação) do meio de transporte bicicleta a partir da leitura da descrição feita pela própria criança: A leitura da descrição de um meio de transporte teve o objetivo de verificar se a criança identificava o objeto que ela mesma descreveu. Assim, as descrições orais de todos os meios de transporte feitos por todas as crianças na etapa de Levantamento de Repertório foram lidas, e foi selecionada aquela que contemplava o critério da qualidade da descrição. Foi considerada uma descrição completa, aquela que destacava os elementos que caracterizavam o meio de transporte quanto à funcionalidade desses elementos ou do meio de transporte. A descrição intermediária era aquela que destacava apenas os elementos que caracterizam o meio de transporte ou somente a funcionalidade desses elementos ou do meio de transporte. O único meio de transporte de todos os participantes que obedeceu aos critérios de descrição completa estabelecidos foi a bicicleta.

Optou-se por utilizar a leitura da descrição oral feita pelo participante apenas para a bicicleta, uma vez que as descrições orais dos demais meios de transporte não se enquadravam nos critérios de descrição completa e descrição intermediária.

A Figura 4, das Condições da confecção (da representação) do meio de transporte bicicleta a partir da leitura da descrição feita pela própria criança encontra-se abaixo.

Figura 4. Condições da confecção (da representação) do meio de transporte bicicleta a partir da leitura da descrição feita pela própria criança

Replicação do Levantamento de repertório das crianças após intervenção

A ordem das tarefas foi a mesma do Levantamento do Repertório de entrada: avião, bicicleta, carro, barco a vela, trem e helicóptero e obedeceu à mesma sequência de representações: descrição oral; modelagem e desenho.

Abaixo se encontra a Figura 5 referente ao diagrama desta etapa.

Figura 5. Levantamento pós intervenção do repertório relativo aos meios de transporte

Elaborado pela autora.

Criação de um meio de transporte

Esta etapa teve por objetivo verificar se os participantes criariam objetos que se caracterizassem por se deslocar em algum meio e simultaneamente transportassem pessoas e/ou objetos. Atendeu-se assim à expectativa de verificar se as crianças generalizavam estas características definidoras de meios de transporte para as representações específicas trabalhadas no procedimento: avião, bicicleta, carro, barco a vela, trem e helicóptero como parte da classe dos meios de transporte.

No diálogo com a criança, foram especificadas as particularidades seguidas dos aspectos comuns compartilhados pelos objetos. Foram destacados os meios de transporte os quais se deslocavam na terra, no ar e no mar; a função de um ou mais deles (deslocar-se e transportar). A seguir um exemplo do diálogo nesta etapa dos procedimentos apresenta as falas gerais que solicitavam, esclareciam ou destacavam aspectos das características dos meios de transporte. Foram suprimidas as respostas dos participantes. “A gente conversou esse tempo todo sobre o carro e a bicicleta, que eles andam no chão; o avião e o helicóptero que voam; o trem que anda no trilho; o barco a vela que anda no mar. A gente conversou de tanta coisa disso. E o que eles têm em comum? (...)Vamos pensar ó, o barco a vela e o carro. O que será que eles têm em comum? (...) Pra que eles servem? (...) Pra que serve o carro”? Quando a resposta era tida como correta, a pesquisadora solicitava à criança para que ela inventasse aquilo que ela tinha falado, como por exemplo, “todos andam”, “todos servem para carregar”: “Vamos agora fazer de conta que você é um inventor. Você é um cientista. Aí, você vai inventar pra mim uma coisa que ....”.

Ao final das solicitações, especificações e elogios, era solicitada a invenção de uma “coisa” que “andasse e carregasse gente ou coisas”. Cada criança foi exposta a uma sequência de solicitações diferente: G – Desenho/Modelagem/Descrição Oral; K – Desenho/Descrição Oral/Modelagem; A e N – Modelagem/Desenho/Descrição Oral.

A Figura 6, Criação de um meio de transporte encontra-se abaixo. Figura 6. Condições de criação de um meio de transporte.