• Nenhum resultado encontrado

As respostas dos professores entrevistados foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD (MORAES; GALIAZZI, 2011). Nesta técnica de análise, realiza-se a leitura do texto seguida de sua fragmentação, organização em unidades de sentido, categorizações das informações e uma posterior produção textual na qual tem-se a intenção de projetar as ideias dos entrevistados, de forma que possibilite ao pesquisador compreender os elementos essenciais acerca das suas concepções sobre o fenômeno investigado.

Pode-se perceber tal proposição nas palavras de Moraes e Galiazzi (2011):

[...] a análise textual discursiva é um processo integrado de análise e de síntese que se propõe a fazer uma leitura rigorosa e aprofundada de conjuntos de materiais textuais, com o objetivo de descrevê-los e interpretá- los no sentido atingir uma compreensão mais complexa dos fenômenos e dos discursos a partir dos quais foram produzidos. (IBIDEM, 114)

A produção dos metatextos foi realizada posteriormente, depois de uma minuciosa identificação das unidades de análise. “Estas são os elementos de base a serem categorizados na sequência do processo.” (IBIDEM, p. 114). Tal processo realizado na análise desta investigação deu-se pela atenta fragmentação das respostas dos professores, para que fossem validadas as unidades produzidas nesta tese, de acordo com o problema de pesquisa proposto.

Por intermédio das unidades de sentido obtidas através das categorizações das respostas dos professores, foram realizadas aproximações entre estas respostas e a produção teórica da área. Foram feitas relações com a produção teórica de autores da temática, como por exemplo, Demo (2002), Morin (2000, 2011), Piaget (1978, 2011), Pombo (2008), Fazenda (2008), dentre outros. Isso foi feito para que fosse possível reunir elementos emergentes na investigação, tornando mais profunda sua compreensão, bem como proporcionar uma investigação mais

imersiva nas ideias dos respondentes. Para tal, foi realizada uma exaustiva série de releituras dos materiais de análise obtidos das unitarizações e categorizações, para que fossem geradas percepções de novos elementos sobre o fenômeno investigado.

Para os autores Moraes e Galiazzi (2011, p. 171)

O processo de impregnação se efetiva com a unitarização, consistindo ela em aprofundar as leituras, selecionando aspectos importantes dos fenômenos a serem trabalhados posteriormente no processo produtivo. Unitarizar é delimitar e destacar unidades básicas de análise a partir dos materiais pesquisados, envolvendo permanentes interpretações de investigador.

Portanto, a partir da ATD, teve-se a intenção de perceber quais foram as justificativas dos professores para o emprego das práticas educativas que visam estabelecer as interfaces disciplinares no ensino de Ciências, assim como compreender de que maneira estes educadores percebem os resultados por eles almejados ao promoverem tais práticas.

4 PRIMEIRO ARTIGO

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS QUE BUSQUEM CINDIR INTERFACES

DISCIPLINARES17

The conceptions of high school teachers on educational strategies that aim to split disciplinary interfaces

Tiago Amador Tamanini18

Tania Denise Miskinis Salgado19

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar quais são as concepções de um grupo de educadores da Área de Ciências da Natureza que atuam no Ensino Médio em Porto Alegre e de graduandos de cursos de licenciatura dessa mesma área, acerca das Interfaces Disciplinares como princípio educativo no ensino de Ciências. A coleta de informações foi feita junto aos participantes do curso de extensão “Buscando Interfaces Disciplinares no Ensino de Ciências”, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2016. Os pressupostos estão alicerçados nos teóricos da área de educação e nas referências legais elaboradas pelo Ministério da Educação do Brasil e pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Foi aplicado um questionário, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como principal conclusão, foi possível identificar certas divergências quanto ao entendimento do significado de interdisciplinaridade, além de falta de conhecimento referente à ação de tal estratégia.

17 Artigo apresentado em seção Comunicação oral no IV Congresso Internacional de Educação

Científica e Tecnológica – IV CIECITEC, realizado de 9 a 11 de outubro de 2017, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus de Santo Ângelo/RS. O artigo compõe o livro dos anais do evento, intitulado Educação Científica e Tecnológica, ISSN 2238-9237.

18 Doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde –

UFRGS – Porto Alegre-RS. Mestre em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS – Porto Alegre – RS

19 Professora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS – Porto Alegre –

Palavras Chave: interfaces disciplinares, ensino médio, percepções dos educadores.

Abstract: The aim of this research is to investigate the conceptions of a group of teachers about the Disciplinary Interfaces as an educational principle in the teaching of Sciences. The group is composed of Nature Sciences educators who work in High Schools in Porto Alegre and undergraduate students in college courses of the same area. The data collection was done with participants of the extension course “Looking for Disciplinary Interfaces in Science Teaching”, offered by the Federal University of Rio Grande do Sul, in 2016. The assumptions are based on education theorists and on legal studies developed by the Brazilian Ministry of Education and the Education Department of Rio Grande do Sul. A questionnaire was applied and the answers were analyzed through Discursive Textual Analysis. As a main conclusion, it was possible to identify certain divergences in the understanding of the meaning of interdisciplinarity, as well as lack of knowledge regarding the action of such strategy. Keywords: disciplinary interfaces, high school, educator’s perceptions.