• Nenhum resultado encontrado

Os resultados provenientes do questionário serão analisados com auxílio de estatística descritiva e correlacional, além de análise textual. O uso de software de pesquisa facilita o processo de interpretação dos dados, uma vez que o organiza de maneira sistemática e lógica. Os softwares utilizados serão o SPSS (statistical package for social Science), Evoc (ensemble de programes permettant l’analyse des évocations), openevoc e o IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires).

A análise do questionário se deu da seguinte forma:

a) Nas questões abertas foram realizadas análises textuais através de software IRAMUTEQ, que possibilitaram a análise de coocorrência de palavras nos segmentos dos textos, elaboração de uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) apresentada na forma de dendogramas indicando em classes lexicais os eixos dos discursos e uma Análise Fatorial por Correspondência (AFC);

b) As questões de múltipla escolha foram analisadas pelo software

8

OPENEVOC. Sant’Anna (2012) afirma que o diferencial do EVOC em relação ao IRAMUTEQ está na existência de recursos nativos no programa para a realização de pesquisas na abordagem estrutural das RS. Essa abordagem se baseia na hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central, que seria o elemento fundamental responsável pela organização e significação da representação (Abric, 2001). Diferente do EVOC, esse programa é aberto e acessado via internet. A análise é feita por quadrantes dentro de uma distribuição fatorial dos termos mais citados. Plano fatorial divide-se em quatro quadrantes em que o primeiro é o local das representações sociais mais nucelares e os demais são as periferias dessas representações, ou seja, mais suscetíveis a mudanças.

c) As escalas foram analisadas através de estatísticas exploratórias, descritivas e inferenciais com a ajuda do software SPSS.

d) Os dados sócio-laborais serviram para fazer a caracterização dos participantes que responderam o questionário e participaram das entrevistas.

Já as análises das entrevistas passaram por dois procedimentos: a) Textuais com os mesmos parâmetros do questionário;

b) Rede associativa através do EVOC, mas com cálculos de neutralidade e estereotipia da amostra.

A análise textual foi utilizada devido ao número de dados obtidos e também por possibilitar explorar associações e relações entre os dados textuais e as variáveis selecionadas no instrumento. Foram utilizados critérios simultâneos como ponto de corte para inclusão de elementos no dendograma: a frequência das palavras (maior ou igual à média de ocorrências ou com 100% de porcentagem na classe), e o qui-quadrado X² (1) ≥ 3,84 com nível de significância de p < 0,05.

Os textos advindos da transcrição das entrevistas e das questões abertas constituíram quatro corpora que foram analisados por meio de técnicas quantitativas de tratamento com auxílio do software IRAMUTEQ (Nascimento & Menandro, 2006; Camargo & Justo, 2013). O IRAMUTEQ possibilitou analisar a coocorrência de palavras nos segmentos dos textos dos discursos, elaborando uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) apresentada na forma de um dendograma, indicando em classes lexicais os eixos dos discursos e uma Análise Fatorial por Correspondência (AFC) permitindo visualizar, sob a configuração de um plano fatorial, as oposições resultantes da CHD (Mutombo, 2013). As classes lexicais foram constituídas das palavras com o maior grau de significância em relação à classe e seus respectivos percentuais de segmentos de textos onde apareceram, em relação ao total do corpus da análise. Esse tipo de tratamento permitiu identificar discursos distintos a respeito do objeto, bem como analisar as inter-relações entre eles.

É importante ressaltar que esse “programa informático viabiliza diferentes tipos de análise de dados textuais, desde aquelas bem simples, como a lexicográfica básica (cálculo de frequência de palavras), até análises multivariadas (classificação hierárquica descendente, análises de similitude). Ele organiza a distribuição do vocabulário de forma facilmente compreensível e visualmente clara (análise de similitude e nuvem de palavras) ”. (Camargo e Justo, 2013, p. 515).

Já o uso do EVOC e do OPENEVOC se fez devido à necessidade de verificar como as representações sociais organizam-se dentro de uma estrutura. A teoria do núcleo central apresenta-se como um construto teórico que complementa a teoria original, lidando com a complementaridade interna da estrutura das representações. Sá (2002) explica que essa complementaridade de papéis é exercida por dois sistemas: um sistema central, consensual coerente e estável, e determinado por condições históricas e culturais, definida por uma homogeneidade de grupo e que resiste a mudanças de curto prazo e possui a função de gerar a

significação da representação e definir sua organização; e um sistema periférico, que é mais flexível e que permite a integração das histórias e experiências individuais e suporta a heterogeneidade e contradições, é mais sensível a mudanças e tem como função a adaptação do sistema central a realidade concreta.

O conjunto de programas EVOC visa permitir a identificação, a partir de uma lista ordenada de evocações livres, dos elementos centrais e periféricos da representação conforme define a teoria do núcleo central. Pereira (2005) explica que as técnicas elaboradas por Vergès cruzam as frequências das evocações - natureza quantitativa - com as ordens das evocações - natureza qualitativa - para construir uma tabela de contingências de quatro quadrantes separados e divididos por número de evocações e ordem das palavras evocadas.

Já o SPSS é um dos softwares mais utilizados dentro da pesquisa na área da ciências sociais e humanas e possibilita fazer diferentes tipos de análises estatísticas. No caso da pesquisa, o utilizamos para fazer análises exploratórias e descritivas do material, assim como fazer as análises exploratórias das escalas e a correlação dos itens pesquisados.

Pretende-se ainda fazer devolutivas do material acessado para os participantes da pesquisa e para as instituições participantes.

RESULTADOS