• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 METODOLOGIA

3.2 Procedimentos e estratégias de pesquisa

Qualificado o projeto, procedemos aos encaminhamentos interinstitucionais formais exigidos para o início da pesquisa de campo, que finalizou com a aprovação dele e autorização para realizar a pesquisa no âmbito da Coordenadoria de Educação Inclusiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) para o contexto educacional proposto (sala de recursos).

Realizamos os contatos iniciais na escola para agendamento da primeira reunião para apresentar o projeto de pesquisa. Esse primeiro encontro realizou-se em março de 2011 para a apresentação do projeto de pesquisa às professoras de AEE e regente (que atendem um aluno em comum). Nessa ocasião, houve a manifestação de interesse e disponibilidades por parte das profissionais para participarem da pesquisa com a indicação de um possível aluno para participar como sujeito de pesquisa.

Nesse sentido, iniciamos o detalhamento do projeto, que previu o desenvolvimento de um plano envolvendo as duas professoras e a pesquisadora com o objetivo de implementarem a sistematização do atendimento realizado em sala de recursos utilizando o computador como recurso pedagógico no atendimento ofertado ao aluno nesse ambiente. Com isso, realizamos um encontro com a mãe do aluno para que ela conhecesse o projeto e autorizasse a participação do filho na pesquisa.

Todas as participantes assinaram os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido, concordando em participar da pesquisa. Ao assinarem esse termo, as participantes autorizaram a utilização das suas respostas, a gravação das entrevistas em áudio e também tomaram conhecimento da possibilidade de desistência em qualquer momento da pesquisa.

Após cumprimento de todos os trâmites previmos os seguintes ciclos para o andamento da pesquisa.

O planejamento das ações da pesquisa prognosticou como primeiro passo a avaliação inicial do aluno. Após essa identificação inicial, foi possível traçar o Plano de AEE (ver Anexo A) do aluno com vistas a sistematizar o atendimento de forma a

atender suas reais necessidades educacionais. A partir dos objetivos definidos em conjunto pelos dois professores que atendem o aluno, planejamos todas as ações desenvolvidas na sala de recursos com a utilização do computador uma vez que esse recurso foi definido de forma a favorecer o alcance dos objetivos propostos no referido planejamento.

A implementação do projeto ocorreu através da sistemática de atendimento apresentado no quadro a seguir:

Quadro 2 – Proposta de sistematização do atendimento.

Ação Participantes Frequência Objetivo

Avaliação inicial do

aluno  Professora de AEE  Aluno

 Pesquisadora

Um encontro Identificar o perfil do aluno através da análise documental e verificar o seu nível de aprendizagem atual para subsidiar a elaboração do PAEE.

Elaboração do PAEE

do aluno  Professora de AEE  Professora

regente  Pesquisadora

Um encontro Definir estratégias, atividades e recursos para orientar o trabalho pedagógico a ser desenvolvido com o aluno. Atendimento ao aluno em sala de recursos  Professora de AEE  Aluno  Pesquisadora

Duas vezes por semana.

Período de uma hora e meia

Desenvolver atividades constantes no PAEE utilizando o computador como recurso de apoio. Registro do atendimento realizado no AEE (reflexão/ação/planej amento)  Professora de AEE  Pesquisadora

Duas vezes por semana (após os

atendimentos). Período de 15 minutos

Registrar as impressões sobre o atendimento, pontos positivos, negativos, reflexão sobre a postura do aluno e do professor, esboçar o trabalho a ser desenvolvido no próximo atendimento. Encontros de avaliação e acompanhamento  Professora de AEE  Professora regente  Pesquisadora Quinzenal. Período de meia hora. Discutir o processo de

desenvolvimento do aluno, indicar os avanços, trocar experiências e redirecionar a ação.

Avaliação final do

aluno  Professora de AEE  Aluno

 Pesquisadora

Um encontro Verificar os avanços pedagógicos do aluno e a eficiência do PAEE elaborado para o aluno.

Avaliação de todo o processo de atendimento ao aluno  Professora de AEE  Professora regente  Aluno  Pesquisadora

Um encontro Avaliar as contribuições e pertinência do plano proposto em todas as suas perspectivas (intervenção pedagógica, uso do computador, orientações à família, prosseguimento do trabalho desenvolvido).

O trabalho de pesquisa teve início em março de 2012 e totalizou três meses e 20 dias de envolvimento com o objeto de estudo e contato com os sujeitos e com o ambiente escolar pesquisado.

Esse tempo foi contado a partir da apresentação da pesquisadora à direção da escola para a entrega do termo de autorização, como anteriormente mencionado.

O trabalho perpassou o acompanhamento das atividades desenvolvidas com o aluno que foi sujeito de pesquisa, em atendimento na sala de recursos situada em uma escola de ensino regular da Regional do Plano Piloto. Dessa forma, foram acompanhados todos os atendimentos realizados pela professora de AEE ao aluno. No tempo acima mencionado, também foram realizadas as entrevistas com os sujeitos da pesquisa:11 a professora de AEE, a professora do aluno da classe de ensino regular, o aluno com NEE em atendimento na sala de recursos e a sua mãe. A coleta de dados foi encerrada no final de junho de 2012.

As observações realizadas na sala de recursos ficaram restritas aos dias de atendimento do aluno, que aconteceram todas as segundas e quintas-feiras no período da manhã, com a duração de uma hora e meia cada. Ao total foram acompanhados 16 encontros realizados individualmente com o aluno na sala de recursos. Ao final de cada atendimento, a professora fazia um registro no computador. Tais registros continham observações sobre as atividades realizadas, sobre o comportamento e rendimento do aluno e fatos que chamaram a atenção. Sempre após o registro, era realizado também o planejamento para o atendimento seguinte.

As reuniões de avaliação e acompanhamento do trabalho foram realizadas com a professora de AEE e a professora regente. As reuniões aconteceram quinzenalmente e tiveram como objetivo discutir o avanço do aluno nas diversas áreas, trocar impressões e experiências para avaliar o trabalho realizado com o aluno tanto em sala de aula como em sala de recursos e, quando necessário, tomar decisões e redirecionar o plano de trabalho para melhor responder às demandas educacionais do aluno. Ao total foram realizados cinco encontros entre as professoras, com a presença da pesquisadora.

11 Os roteiros de entrevistas inicial e final realizadas com as professoras, assim como os relativos às