• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA

4.1 Procedimentos Metodológicos

Este trabalho utiliza como espaço de análise 10 (dez) municípios da região do nordeste paraense, sendo abordados ao todo 17 (dezessete) Projetos Assentamentos, eleitos a partir de dados do INCRA como os mais populosos e com maior número de famílias que receberam o crédito PRONAF, nesse caso os agricultores contemplados com titulo definitivo da propriedade emitido pelo INCRA, (ver gráfico 3), atendidos pelo Programa Nacional de Reforma Agrária - PNRA do Governo Federal.

O método definido para este estudo, a princípio foi o qualitativo e quantitativo com aplicação da análise descritiva, haja vista que neste, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira sobre eles (ANDRADE, 1997). O objetivo é descrever as características de determinada população, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, estruturadas em questionário. O questionário dividiu-se em dados pessoais do entrevistado, aspectos educacionais, aspectos sociais, relações de trabalho, relações de crédito e aspectos econômicos da família. Em um segundo momento, será realizado o tratamento econométrico, utilizando o modelo de regressão logística ou modelo Logit.

22% 12% 19% 7% 7% 7% 6% 7% 7% 6%

Capitão Poço Paragominas Ipixuna

N.Esperança Cachoeira do Piriá Ulianópolis

S. Domingos do Capim Mãe do Rio Aurora do Pará

Irituia

Gráfico 3 – Percentual de agricultores entrevistados/municípios Fonte: Pesquisa de campo.

A pesquisa está focada em Projetos de Assentamento do Nordeste do Pará, apoiada em levantamentos de dados, através de pesquisa de campo, entrevistas, análise de documentos produzidos pela INCRA, Banco do Brasil e Fundação Sócio Ambiental do Nordeste Paraense - FANEP, como Manuais Normativos, Diagnósticos e outros periódicos das Instituições, elaborados e distribuídos por seus técnicos, bibliografia disponível sobre o assunto, nas mais diversas formas, e dados obtidos, através das observações. Bruyne (2001) descreve o estudo de caso como

Um grande número de pesquisa está fundada no estudo em profundidade de casos particulares, isto é, numa análise intensiva, empreendida numa única ou em algumas organizações reais. O estudo de caso reúne informações tão numerosas e tão detalhadas quanto possível com vistas a apreender a totalidade da situação.

Para Godoy (2001):

O estudo de caso é um tipo de metodologia de pesquisa de caráter qualitativo e é uma importância estratégica quando o foco de interesse é sobre fenômenos atuais, que só poderão ser analisados dentro de um contexto da vida real. É considerado de caráter exploratório e descritivo e o pesquisador deve estar aberto às suas descobertas.

Os dados foram coletados aleatoriamente, através de entrevistas padronizadas, estruturadas e direcionadas ao público específico de agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária e que receberam crédito rural pelo PRONAF categoria “A”.

As entrevistas foram realizadas nos Projetos de Assentamentos, de acordo com a Tabela 5. Foram escolhidos pela ordem, os assentamentos mais populosos, com maior numero de agricultores que receberam o crédito, ficando com o total de dezessete (17) entre os trinta e quatro (34) instalados na região.

Para definir a amostragem dos agricultores a serem entrevistados, verificou-se através de informações da Fundação Sócio Ambiental do Nordeste Paraense -FANEP, entidade que presta assessoria técnica nos projetos de assentamentos visitados, que 350 famílias haviam recebido crédito de investimentos no período de 2001 e 2002 sendo portanto, que o período de carência expirava em

janeiro de 2005 e 2006, quando o agricultor deveria começar a realizar os pagamentos.

Para calcular o tamanho da amostra, recorremos a Barbetta (2002), quanto à utilização da fórmula, a seguir:

onde:

n0 = é a primeira aproximação do tamanho da amostra.

E0 é o erro amostral tolerável (6% = 0,06)

onde:

N é o número de elementos da população n é o tamanho da amostra

Nesse caso aplicação deu-se da seguinte forma:

Em um universo que contém 350 famílias de agricultores familiares assentadas no Programa Nacional de Reforma Agrária, que receberam crédito agrícola nos anos de 2001 e 2002, deseja-se fazer uma pesquisa referente ao nível de inadimplência da população estudada e depois verificar quais os fatores que contribuem para essa situação:

Aplicação prática:

Definindo o erro amostral tolerável em 6% E0 = 0,06 n0 = 1 / (E0)2 n0 = 1 / (0,06)2 n0 = 278 n = (N . n0) / (N + n0) n = (350.278) / (350 + 278)

n = 155 agricultores familiares, deveriam ser entrevistados.

A amostra foi determinada de acordo com a amplitude do universo pesquisado, nível de confiabilidade que se deseja, o erro estimado/adotado e a proporção conhecida das características do universo a ser pesquisado. Devido a problemas operacionais, foram aplicados 137 questionários. Para Gil (1995), os fatores que determinam o tamanho de uma amostra:

Para que uma amostra represente com fidedignidade as características do universo, deve ser composta por um número suficiente de casos. Este número, por sua vez, depende dos seguintes fatores: extensão do universo, nível de confiança estabelecido, erro máximo permitido e percentagem com a qual o fenômeno se verifica.

Nesse sentido, os agricultores eram abordados em seus lotes agrícolas, onde o pesquisador, indagava ao assentado sobre a sua disponibilidade de responder algumas perguntas e que a mesma tinha objetivos acadêmicos e as sugestões seriam encaminhadas ao INCRA e Banco do Brasil e demais prestadoras de serviço de assistência técnica, após análise dos dados. Assim sendo, ficou assim distribuídos os entrevistados, de acordo com a Tabela 5:

Tabela 5 – Número de agricultores entrevistados por Projeto de Assentamento Projeto de Assentamento(PA) Nº de Entrevistados N° de famílias que receberam crédito Localização/ Município Percentual (%) Arapuá-Simeira/ N.Esp. do Piriá 9 31 N.Esp. Do Piriá 6,6

Canaã 7 29 Capitão Poço 5,1

Candiru 7 28 Ipixuna 5,1

Cidapar II 9 22 Cachoeira do

Piriá 6,6

Projeto de Assentamento(PA) Nº de Entrevistados N° de famílias que receberam crédito Localização/ Município Percentual (%) Enalco 7 20 Ipixuna 5,1 Floresta 9 19 Ulianópolis 6,6

Itabocal 10 17 Mãe do Rio 7,3

Manoel Sousa – Aurora 9 20 Aurora 6,6

Minas Pará – Ipixuna 7 21 Ipixuna 5,1 Paragonorte-Paragominas 9 26 Paragominas 6,6 Paranoá – Capitão Poço 8 18 Capitão Poço 5,8 S. Pedro - Irituia 8 22 Irituia 5,8 Taperussú – S.D.Capim 8 18 S. D. do Capim 5,8 Timborana - Capitão Poço 7 21 Capitão Poço 5,1

União – Ipixuna 7 22 Ipixuna 5,1

Vale Bacaba – C. Poço 9 19 Capitão Poço 6,6

Total 137 352 100,0

Fonte: FANEP, 2006

Foram definidos para esta pesquisa cerca de 137 questionários (ver modelo em anexos) aplicados no período de 20 de novembro a 15 de dezembro de 2006.

Documentos relacionados