• Nenhum resultado encontrado

A metodologia é um caminho a ser trilhado pelo pesquisador no processo de produção de conhecimentos sobre a realidade que se busca conhecer (MINAYO, 1998).

Quadro 01 – Síntese da estratégia da pesquisa.

Título

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Problema de pesquisa “Qual a percepção dos estudantes universitários de Nova Cruz quanto ao accountability social a as ações do estado do Rio Grande do Norte a partir da relação as contas públicas através do portal da transparência?”

Objetivo geral

Analisar percepção dos estudantes universitários de Nova Cruz quanto ao accountability social a as ações do estado do Rio Grande do Norte a partir da relação as contas públicas através do portal da transparência.

Objetivos específicos Coleta de dados Análise de dados

a) Verificar o portal da transparência do estado do RN com base nos preceitos da legislação de Acesso à Informação e Transparência Pública, Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011.

Pesquisa bibliográfica Análise documental

b) Evidenciar o conhecimento dos estudantes universitários de Nova Cruz/RN acerca do portal da transparência do Estado do RN e legislação sobre o tema.

Aplicação de questionário Análise quantitativa

c) Analisar o interesse dos estudantes universitários de Nova Cruz/RN em realizar a fiscalização das contas públicas disponibilizadas no portal de transparência do Estado do RN.

Aplicação de questionário Análise quantitativa

Fonte: Elaborado pelo autor (2021).

3.1 NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa classifica-se como descritiva, com relação ao objetivo do trabalho. A pesquisa descritiva procura conhecer a realidade estudada, suas características, seus problemas.

Pretende “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade”

(TRIVIÑOS, 1987, p.100).

Para GIL (2002), as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Entre as pesquisas descritivas, salientam-se aquelas que têm por objetivo estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc.

Outras pesquisas deste tipo são as que se propõem a estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, as condições de habitação de seus habitantes, o índice de criminalidade etc. São incluídas neste grupo as pesquisas que têm por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população. Também são pesquisas descritivas aquelas que visam descobrir a existência de associações entre variáveis, como, por exemplo, as pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência político-partidária e nível de rendimentos ou de escolaridade (GIL, 2002).

Desse modo, o presente estudo caracteriza-se como descritivo, pois busca avaliar o interesse da fiscalização dos universitários de Nova Cruz, através do instrumento de coleta de dados, para que determinados questionamentos sejam esclarecidos.

A pesquisa também se classifica pelo método quantitativo com relação a sua abordagem, devido à preocupação com o numerário.

“A pesquisa quantitativa lida com números, usa modelos estatísticos para explicar os dados e é considerada pesquisa hard” (MARTIN, Bauer, 2017, p. 24).

3.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA

Para a realização do trabalho foi analisado uma amostra de 84 pessoas, de forma aleatória e não estatística da população não conhecida em sua totalidade dos universitários de Nova Cruz, em busca de respostas confiáveis no que diz respeito ao tema abordado nessa pesquisa, destes de forma intencional e não probabilística, foram selecionados para

responderem o questionário proposto, aplicado para alunos universitários na faixa etária entre 18 e 30 anos.

A escolha da população deu-se para que houvesse uma análise das diferentes visões a respeito do tópico, de acordo com a graduação exercida. Os cursos dos universitários respondentes do questionário são: educação física, fisioterapia, odontologia, psicologia, enfermagem, nutrição, administração, contabilidade, direito, economia, arquitetura e engenharia. A faixa etária dos universitários é de 18 a 30 anos, de ambos os sexos.

3.3 INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Com o objetivo de identificar o interesse e o conhecimento dos universitários de Nova Cruz a respeito das legislações vigentes e os meios de acesso à informação do estado do RN, a pesquisa foi realizada através da ferramenta Google Forms, por meio de um questionário que se encontra no apêndice A, contendo 12 perguntas fechadas para obtenção das respostas, disponibilizado por meio de um link de acesso no aplicativo WhatsApp, baseado no questionário do artigo Acesso à Informação e Transparência na Administração Pública, dos autores Carpes e Bianco (2013).

Quanto aos instrumentos utilizados para a coleta de dados, as informações foram extraídas de livros virtuais e físicos, artigos institucionais encontrados em meios eletrônicos e afins encontrados em bibliotecas virtuais, repositórios institucionais e, pesquisa ou estudo de campo, por meio de um questionário estruturado com 12 questões relacionadas ao objetivo do trabalho.

3.4 COLETA DE DADOS

O questionário foi aplicado com 116 universitários residentes em Nova Cruz. A quantidade refere-se aos universitários que são do conhecimento do autor, por meio de pesquisas em redes sociais e listagem de alunos que utilizam do transporte público universitário, de diferentes cursos de graduação, de universidades públicas e privadas do estado do Rio Grande do Norte e da Paraíba, entre as datas de 5 a 12 de abril de 2021, através de um

questionário virtual no aplicativo Google Forms, por meio de um link enviado via aplicativo WhatsApp. Do montante, 84 universitários contribuíram com a pesquisa, que corresponde a 72,41% do total.

3.5 TRATAMENTO E ANÁLISE DE DADOS

Após a coleta dos dados, eles foram organizados em planilhas de Excel e posteriormente transformados em gráficos de pizza, por meio da utilização das técnicas de análise exploratória.

Realizado este procedimento, eles foram discutidos em confronto com a teoria apresentada.

Documentos relacionados