• Nenhum resultado encontrado

4.6. Procedimentos de eventos subseqüentes

4.6.4. Procedimentos para identificar eventos subsequentes relevantes

Visando identificar eventos subsequentes que podem significar fraudes relevantes nas demonstrações contábeis, devem-se aplicar alguns procedimentos direcionados no período entre a data do fechamento das demonstrações contábeis e a

aprovação da emissão das demonstrações contábeis. Abaixo alguns procedimentos que podem ser executados nesse período visando identificar fraudes relevantes nas demonstrações contábeis:

 Leituras das atas de reunião do conselho de administração e da diretoria;  Entrevista com a administração;

 Corroboração com os advogados internos e externos da empresa;  Testes de pagamentos subsequentes;

 Revisão dos balancetes do período.

4.6.4.1. Leituras das atas de reunião do conselho de administração e da diretoria

As empresas de capital aberto registram todas as suas reuniões relevantes em atas do conselho de administração e da diretoria. Assuntos relevantes tais como captação de empréstimos, descobertas de fraudes relevantes, novos investimentos, aprovação do orçamento para o próximo exercício são todos formalizados em atas de reunião.

As empresas privadas, por sua vez, também costumam registrar os eventos relevantes em atas de reunião.

Portanto, as atas de reunião muitas vezes fornecem informações relevantes que podem ser indicativo de fraudes. Por exemplo, pode-se identificar em ata de reunião que uma unidade de negócio do grupo foi vendida no ano anterior e essa transação não foi reconhecida nas demonstrações contábeis.

4.6.4.2. Entrevista com a administração

As entrevistas com as pessoas chaves na administração, tais como presidente, diretor financeiro, gerente geral da fábrica, controler, muitas vezes fornecem informações importantes que se pode identificar indícios de fraudes.

 Ocorreu algum evento relevante no período entre a data de fechamento e a aprovação das demonstrações contábeis?

 Foram identificados fraudes ou indícios de fraudes?

 Ocorreu mudança nos principais processos judiciais movidas contra a empresa?

 Alguns dos clientes que a empresa possui valores a receber estão em situação financeira complicada?

 Ocorreram ajustes contábeis não usuais ou complexos?

Muitas vezes essas perguntas geram informações que precisam ser investigadas mais detalhadamente para verificar se há algum indício de fraude. Por exemplo, se o contador informar que ocorreu um roubo na fábrica, deve-se conversar com o gerente geral da fábrica para verificar qual foi o montante envolvido, porque isso ocorreu e se não deveria ter melhores controles internos.

4.6.4.3. Corroboração com os advogados internos e externos da empresa As empresas costumam ter muitas ações judiciais decorrentes de problemas trabalhistas, pendências tributárias, autuações fiscais. As ações judiciais são estimativas contábeis contabilizadas de acordo como CPC 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos contingentes.

O parágrafo 14 do CPC 25 descreve as exigências para reconhecer a provisões inclusive de contingências:

“ Reconhecimento Provisão

§ 14 – Uma provisão deve ser reconhecida quando:

(a) a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;

(b) seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e

(c) possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação. Se essas condições não forem satisfeitas, nenhuma provisão deve ser reconhecida.”

O reconhecimento dessa provisão de perda de contingências, sejam elas fiscais, trabalhistas, cíveis ou tributárias, dependem da estimativa dos advogados e por se tratar de estimativas são muitos mais vulneráveis às fraudes.

Portanto, os procedimentos de conversar e obter uma carta escritas dos advogados internos e externos da empresa para verificar se ocorreram causas novas ou alterações naqueles já existentes devem ser realizados nos eventos subsequentes com o objetivo de identificar transações relevantes que possam afetar as demonstrações contábeis.

4.6.4.4. Testes de pagamentos subsequentes

Os testes de pagamentos subsequentes consistem em obter todos os pagamentos relevantes ocorridos no período subsequente junto ao departamento de tesouraria. Após a seleção desses pagamentos, obtém-se a documentação suporte e verifica qual a data de competência dessa transação.

Por exemplo, seleciona um pagamento de despesas com prestação de serviço de consultoria realizado em janeiro, cujo serviço foi prestado em dezembro do ano anterior. Depois verifica se essa nota de prestação de serviço foi devidamente contabilizada em dezembro. Uma administração mal intencionada pode, por exemplo, contabilizar uma despesa relevante no ano subsequente ao seu período de competência para melhorar o lucro da empresa. Isso se trata de fraude e precisa ser investigada e endereçada.

4.6.4.5. Revisão dos balancetes do período subsequente

Muitas vezes a revisão dos balancetes emitidos entre as data de fechamento e a data da aprovação da emissão das demonstrações contábeis fornece informações importantes que podem indicar indícios de fraudes relevantes nas demonstrações contábeis. Pode-se verificar, por exemplo, que a receita de Dezembro de X1 foi muito superior que a de Janeiro de X2 devido principalmente às devoluções de vendas. No entanto, ao ser investigado essa transação mais detalhadamente, percebe-se que houve um superfaturamento fictício em dezembro para aumentar os lucro e consequentemente atingir o orçamento, o qual foi todo estornado em janeiro do ano subsequente.

Os procedimentos de eventos subsequentes, no entanto, devem ser realizados por pessoas com experiência e que tenham bastante ceticismo profissional, pois, além de

identificar as transações relevantes ocorridas no período, pode identificar também indícios de fraudes relevantes nas demonstrações contábeis.

CAPÍLULO V

Documentos relacionados