• Nenhum resultado encontrado

3.6.1 De seleção dos participantes

Os participantes foram funcionários de três organizações de trabalho, indicados para participarem da pesquisa pelo gestor responsável. Foram selecionados para esta pesquisa três organizações da Região da Grande Florianópolis – Santa Catarina de grande porte. O critério da seleção foi a proximidade com a UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, sede da pesquisa, indicadas por profissionais da área de Psicologia.

3.6.2 Contato com os participantes

O primeiro contato com as organizações foi feito via telefone com os gestores das organizações com o objetivo de explicar o objetivo da pesquisa como também verificar a possibilidade de realização da mesma e agendar uma visita. Neste primeiro contato por telefone os gestores demonstraram interesse pela pesquisa, e deixaram agendada uma visita.

Na visita aos gestores das organizações foi explicado o objetivo da pesquisa os procedimentos a serem utilizados como também foi solicitado o consentimento para a realização da pesquisa. Depois do acordo feito, o responsável pela organização assinou um acordo de ciência e concordância entre instituições. Por ter havido interesse por parte das três organizações na realização desta pesquisa os gestores se prontificaram em agendar o mais breve possível a aplicação dos questionários aos funcionários. Deste modo, logo após a revisão do instrumento de pesquisa, a pesquisadora entrou em contato por telefone com os gestores das organizações e agendamos os horários para a aplicação dos questionários.

Para que previamente os gestores se organizassem para a liberação de seus funcionários no dia da aplicação do questionário as pessoas responsáveis pela área de Recursos Humanos das Organizações se prontificaram em entrar em contato com os responsáveis dos setores.

Em duas organizações a pedido do gestor responsável pelo RH, os questionários foram aplicados em dois turnos de trabalho, em uma delas no período matutino e vespertino, e na outra no período matutino e noturno. Segundo os gestores seria interessante, por entenderem que os funcionários tinham perfis diferentes. Na terceira organização o questionário foi aplicado em todos os funcionários em uma única vez no período matutino. Porém nesta organização embora tivessem presente funcionários de setores diferentes, a pessoa responsável pelo RH, que esteve presente para apresentar a pesquisadora aos funcionários percebeu e comentou que o gestor do setor que apresentava maior índice de absenteísmo não havia liberado o número de funcionários que ela havia solicitado, liberando apenas dois, causando-lhe surpresa.

Nas três organizações a pesquisadora pode ficar sozinha com os funcionários, contanto com a presença de um funcionário do setor de Recursos Humanos apenas para a apresentação aos funcionários, desta forma foi explicado aos funcionários o objetivo da pesquisa, como também foi exposto que a pesquisa não havia vínculo com a organização, com o intuito que os funcionários se sentissem mais a vontade em responder as questões. Assim como foi explicado a cada participante a questão do sigilo a respeito de seus dados pessoais e entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Apêndice B), em duas vias, o qual foi assinado por cada funcionário participante da pesquisa, sendo que uma via foi entregue a pesquisadora e outra ficou com o participante. Na medida em cada funcionário entregava para a pesquisadora a via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado é que o questionário era entregue para preenchimento.

Em uma das organizações, um dos grupos funcionários começou a debater algumas questões do questionário, emitindo opiniões, trocando idéias, ao final parecia uma mesa redonda. Pelo fato dos participantes que estavam trocando idéias manterem a sua opinião, a pesquisadora acredita que não houve influencia nas respostas.

A pesquisa foi avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.6.3 De coleta e registro dos dados

Foi entregue a cada participante um questionário com perguntas fechadas e uma aberta. A pesquisa foi aplicada aos funcionários pela pesquisadora em locais dentro das organizações de trabalho. Aos funcionários que participaram da pesquisa foram feitos esclarecimentos a respeito do questionário, porém antes de entregar o questionário foi entregue uma via o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e solicitado aos participantes que o assinassem, logo após a entrega deste devidamente assinado pelos funcionários é que o questionário foi entregue pela pesquisadora aos mesmos. Foi solicitado aos funcionários que devolvessem questionário diretamente a pesquisadora no ato que terminassem de responder. Portanto, o recolhimento dos questionários respondidos foi feito pela pesquisadora, logo após o funcionário ter terminado de responder. Deste modo, os questionários foram recolhidos, diretamente de cada funcionário no momento.

3.6.4 De organização, tratamento e análise de dados

Com o intuito de se obter conhecimentos acerca dos fatores que influenciam a ocorrência do absenteísmo, foi aplicado um questionário para que se possa avaliar a percepção dos funcionários sobre os motivos e implicações deste fenômeno. Os dados obtidos através das respostas dos funcionários foram agrupados e a partir dos dados quantificáveis dos dados percentuais e quantidades relativas foi realizado o tratamento dos dados através da ferramenta do excel, e assim transformados em gráficos para melhor visualização e posterior descrição, análise e interpretação. Os resultados obtidos da pesquisa foram tratados através da aplicação do questionário e posterior análise dos gráficos a partir do referencial teórico a fim de se verificar se foi alcançada os objetivos.

4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

O absenteísmo é um fenômeno organizacional caracterizado pela ausência do funcionário na organização de trabalho quando ele deveria estar trabalhando, é resultante de fatores multideterminados que podem refletir em um desequilíbrio na relação entre funcionário e organização de trabalho. Desta forma, caracterizar a percepção dos funcionários acerca de fatores que influenciam a ocorrência de absenteísmo na sua organização de trabalho pode trazer esclarecimentos acerca deste fenômeno possibilitando aos gestores futuras intervenções favorecendo funcionários e organização de trabalho.

4.1 A PERCEPÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVAM A

Documentos relacionados