• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

3. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL SOBRE A

3.1. Procedimentos teóricos-metodológicos

Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento da pesquisa foram as análises documental e bibliográfica, compreendendo a riqueza de

124

A Editora Cortez foi a responsável pela publicação da obra.

125 Com a obra de Silva (2010), posterior à organizada por Gómez (2009) – até então única referência do Serviço Social sobre a questão ambiental –, tem-se o retrato da disputa ideológica, no seio da profissão, tendo em vista as discrepâncias entre as duas obras, tanto nos referenciais teóricos quanto nos métodos de análise da realidade.

126

As teses e suas dimensões teórico-metodológicas e ídeo-políticas apresentadas no capítulo anterior subsidiarão a análise sobre a produção de conhecimento pelo Serviço Social sobre a questão ambiental. Foi possível a identificação dessas teses a partir da análise de dados do estudo em questão.

127

97 apreensões da realidade e reflexões que estes meios possibilitam. Os documentos e textos carregam consigo não só a descrição e análise do real ou o registro de um momento histórico, mas também concepções teórico-metodológicas, ideo-políticas e projetos de sociedade a que se vinculam.

A delimitação das fontes para análise do objeto deste estudo se deu considerando o amadurecimento do debate a partir da criação e sistematização de Grupos Temáticos de Pesquisa (GTP’s), orientados pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), possibilitando o adensamento das discussões nos referidos espaços profissionais, além da ausência de estudos sobre a questão ambiental oriunda dos XII e XIII ENPESS128.

Diante disso, suscitou o período a ser estudado, estabelecendo assim os anos de 2009 a 2013, tanto por abarcar os encontros que originaram tal objeto de estudo, como pelo aumento das produções bibliográficas na área ambiental no período supracitado129, em contraste com a mencionada ausência/desconhecimento da sistematização da produção desse conhecimento sobre este período.

Ao contemplar o período delimitado, também nos subsidiaremos na pesquisa bibliográfica. Os principais critérios para elegibilidade do (o) periódico(s) foram: ser fomentado pelo Serviço Social; ter tido alguma publicação de texto sobre a questão ambiental; e por último estar indexado(s) no Scientific Electronic Library Online (Scielo)130, tendo em vista a popularidade desse acervo entre pesquisadores, mundialmente, além da facilidade de acesso ao referido banco de dados. Nesse sentido, os textos a serem analisados estão inseridos no periódico Katálysis131, posto o atendimento de todos os requisitos estabelecidos.

No que concerne à pesquisa documental, a amostra compreende os anais dos encontros mencionados, oriundos do eixo temático Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social, com ênfase na questão ambiental. O XII ENPESS, com

128

Pode-se fazer menção às pesquisas de Rafael (2008) e Carnevale (2009), nas quais foram analisados até o X e XI ENPESS, respectivamente.

129

Durante o período tratado também foi publicada uma edição sobre a questão ambiental em outro periódico que compete ao Serviço Social, a revista Temporalis.

130

Disponível em < http://www.scielo.org/php/index.php>. 131

O Serviço Social possui trezentos (300) periódicos, a partir da Qualis avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós- graduação.

98 o tema “Crise do capital e produção do conhecimento na realidade brasileira: pesquisa para quê, para quem e como?” permitiu a identificação de oitenta (80) documentos. Neste caso não havia, no eixo temático, indicação de ênfase, o que só passou a existir no encontro posterior. Pela ausência de distinção entre as temáticas adotamos os seguintes critérios para seleção dos dados: a) título, resumo e/ou palavras-chave condizentes com a questão ambiental; b) identificação dos (as) autores (as) que trataram da questão ambiental no XIII ENPESS (2012), visto que nesses anais a abordagem foi classificada por ênfase temática.

Eleitos os documentos do XII ENPESS132 somamos aos do XIII encontro (37 documentos); porém, diante da exorbitante amostra, visto a soma dos documentos (58) e ainda dos textos do periódico para serem analisados (considerando ainda a duração do processo de pesquisa)133 elegemos outros critérios para lapidar os dados de análise: a definição de descritores – questão ambiental, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, degradação/devastação ambiental, educação ambiental, sustentabilidade e conflitos socioambientais; além de restringir a amostra a documentos e textos escritos por assistentes sociais134, apesar da produção de conhecimento do Serviço Social agregar pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Essa delimitação se deu pela necessidade de contribuir diretamente com a categoria, compreendendo as particularidades da formação profissional e os dilemas e desafios que cabem à profissão135.

Diante disso, a amostra realizada referente aos anais do XII ENPESS (2010) totalizam quinze (15) documentos e a do XIII ENPESS (2012) corresponde a vinte e seis (26). Sendo assim, a análise da incorporação da temática ambiental pelo

132

Dos oitenta (80) documentos inseridos no eixo Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social, inicialmente, resultaram vinte e um (21) para análise.

133

O curso de mestrado em Serviço Social pela UFPE é desenvolvido em vinte e quatro (24) meses, podendo ser prorrogado por mais seis (6) meses, de acordo com o colegiado do departamento. Dentre esse período tem-se o cumprimento da carga horária de 360 horas distribuídas em seis disciplinas, qualificação do projeto, estágio docência, coleta de dados, desenvolvimento da pesquisa e escrita da dissertação.

134

Foi possível tomar conhecimento desse dado a partir do currículo Lattes. Disponível em <www.cnpq.br>. Depois desse processo, os nomes dos (as) autores (as) foram suprimidos, conforme a dimensão ética da pesquisa, visto que a análise é documental e bibliográfica, não podendo ser personalizada. Além disso, os documentos e texto elaborado pela orientadora desta pesquisa foram retirados, bem como os documentos de minha autoria.

135

Não partimos de uma interpretação endógena da profissão. Analisar a produção de conhecimento desenvolvida pelos (as) assistentes sociais torna-se um esforço importante, entendendo os dilemas e a necessidade de amadurecimento da profissão.

99 Serviço Social será instrumentalizada pela pesquisa documental de quarenta e um (41) escritos.

Para delimitar a amostra dos textos da Revista Katálysis foram utilizados os mesmos critérios utilizados da pesquisa documental136. A edição Relações sociais, desenvolvimento e questões ambientais (v.15, nº1. 2012) contou com a publicação de dez (10) artigos, entretanto, a produção analisada consistiu em três (3) textos. Dessa forma, a amostra final consistiu em quarenta e quatro (44) produções: quarenta e um (41) documentos e três (3) artigos.

Após a delimitação da amostra137, foram realizadas as leituras dos documentos e artigos e os destaques, visando à organização do quadro de análise de dados138. A sistematização reúne no quadro o título do documento ou artigo, conceito e/ou categoria de análise tratada, estratégia de enfrentamento, principais referências bibliográficas utilizadas, perfil da produção e demais observações importantes.

A partir dessa sistematização, analisamos a realidade com base no método materialista histórico e dialético, no intuito de apreender a dinâmica da realidade, em suas múltiplas mediações e determinantes.

Para procedermos ao estudo, iniciamos com a revisão de literatura para subsidiar a análise dos dados, após a qual teve início a escrita da dissertação, constituindo-se na articulação entre método e metodologia.

Durante o desenvolvimento da pesquisa encontramos algumas dificuldades ao analisar os documentos: a) no que concerne aos traços metodológicos, foi marcante a ausência de citação de referências bibliográficas utilizadas no texto ou acréscimo de bibliografia que não foram utilizadas, na maioria dos trabalhos; b) quanto à forma, documentos que destoaram das normas de submissão de trabalhos elaborada pela comissão organizadora do encontro, a exemplo de apresentação de anteprojeto ao invés de artigo, inclusive com cronograma de realização das atividades da pesquisa.

136

Os que estão grifados em negrito, bem como a dimensão ética a que me referencio na nota de rodapé de número 8.

137

A amostra foi listada e enumerada. Segue como apêndices denominados A, B e C. 138

100 Apesar disso, foi possível realizar uma análise com vistas ao atendimento dos objetivos da pesquisa, voltando-se para as concepções teórico-metodológicas e ídeo-políticas que norteiam a produção de conhecimento do Serviço Social acerca da problemática socioambiental.

3.2. Análise documental dos anais do XII e XIII Encontro Nacional de