• Nenhum resultado encontrado

Processo de formação em serviço para supervisoras pedagógicas

4 OBSERVAÇÕES E DISCUSSÕES

4.2 Processo de formação em serviço para supervisoras pedagógicas

O processo formativo foi elaborado a partir de um Ciclo de Estudos, em que as participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos

sobre tecnologia educacional e integração das TDIC‟s no currículo a partir de leituras, análises, discussões em grupo, seminários e atividades práticas. No período de agosto a dezembro de 2015, foram realizados encontros quinzenais com as participantes da pesquisa. Cada encontro teve a duração de 3h30min, totalizando uma carga horária de 30 horas. Para elucidar a organização do processo formativo e permitir uma análise de suas possíveis contribuições, optou-se por descrever a íntegra do planejamento. Considera-se que a descrição detalhada possa contribuir para a organização de processos formativos semelhantes em outros contextos de preparação do sistema educacional para a inserção de TDIC na sala de aula.

4.2.1 Planejamento do processo formativo dos supervisores pedagógicos para integração das TDIC’s no contexto escolar

O tema da formação foi a “inserção de tecnologias digitais inovadoras no currículo”. O objetivo geral foi analisar as possibilidades de integração das TDIC‟s na prática docente, refletindo sobre o papel do supervisor pedagógico nesse processo. Os específicos: identificar as diferentes estratégias de uso pedagógico das TDIC‟s e vivenciar experiências de aprendizagem utilizando diferentes ferramentas digitais.

Sua ementa constituiu em: Tendências em Tecnologia Educacional; Análise das possibilidades pedagógicas da integração das TDIC‟s; Inovação Pedagógica X Inovação Tecnológica; Ação supervisora na integração das TDIC‟s.

O conteúdo programático foi: 1. Utilização das TDIC‟s na rede municipal: dificuldades e necessidades. 2. Experiências mundiais em projetos mediados por tecnologias digitais (Classe Invertida, Gamificação, Plataforma Adaptativa, Programação, Videogames). 3. Inovação Pedagógica: Percepções pessoais sobre inovação; Diferentes perspectivas teóricas sobre inovação; Confronto teoria X percepção pessoal; Conceito grupal de inovação pedagógica;

Diferenças entre inovação pedagógica e inovação tecnológica; Utilização do Padlet55 na prática educativa. 4. Integração de tecnologias no currículo: Percepções pessoais sobre integração no currículo; Convergência e Divergências da integração das TDIC‟s no currículo e Possibilidades pedagógicas das TDIC‟s (Webquest56).

Na metodologia levou-se em conta o conhecimento prévio das participantes, promovendo reflexão individual e problematização dos temas nas rodas de conversa, além de estimular a associação entre a teoria e prática. Quanto às estratégias: leitura e interpretação de textos, pesquisa na internet, seminários, utilização de ferramentas da Web 2.0, slides, infográficos, charges.

A avaliação foi realizada durante todo o processo educativo, nas diferentes atividades de ensino e aprendizagem, observando: a participação, a compreensão de conceitos, as habilidades tecnológicas e a necessidade (ou não) de intervenção para as atividades propostas. As atividades desenvolvidas podem ser sintetizadas, observando a figura 5.

55

Padlet é um aplicativo de Internet que permite que as pessoas expressem seus

pensamentos sobre um tema comum facilmente. Ele funciona como uma folha de papel

on-line onde as pessoas podem colocar qualquer conteúdo (por exemplo, imagens,

vídeos, documentos de texto) em qualquer lugar da página, junto com qualquer um, de qualquer dispositivo. O Resultado da atividade pode ser conferido no endereço: <http://goo.gl/Kc2VxI>

56Metodologia de pesquisa na Internet, onde se estimula a pesquisa, a ação do sujeito e o

Figura 5 Atividades desenvolvidas no processo formativo

A seguir, no Quadro 4, são apresentadas todas as atividades realizadas em cada etapa do processo formativo elaborado e desenvolvido com as supervisoras pedagógicas.

Quadro 4 Atividades desenvolvidas com as supervisoras pedagógicas no

processo formativo

1º Encontro Objetivo

 Promover a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais, analisando suas implicações para a prática educativa, identificando as necessidades e dificuldades da supervisão pedagógica.

Atividades desenvolvidas

1. Análise do impacto da TDIC na vida pessoal, social e profissional a partir de charges e problematizações nas roda conversa.

2. Levantamento de dificuldades e necessidades da supervisão pedagógica quanto ao uso das TDIC‟s na prática pedagógica.

2º e 3º encontros Objetivo

 Conhecer algumas experiências pedagógicas mediadas por tecnologias digitais da comunicação.

Atividades desenvolvidas

1. Apresentação do mapa mental: uso de tecnologias digitais na rede municipal sob o ponto de vista das supervisoras pedagógicas

2.1. Leitura e discussão de um texto em que se relata uma proposta com uso de TDIC

2.2. Síntese da proposta lida

2.3. Pesquisa na internet sobre o principal conceito explicitado no texto 2.4. Utilização de uma ferramenta digital da Web 2.0 (Padlet)

2.5. Seminário

4º e 5º encontros Objetivos

 Identificar conceitos pessoais sobre inovação pedagógica, estabelecendo diferenças entre diversas concepções teóricas sobre inovação pedagógica e sintetizar esses conceitos utilizando uma nova ferramenta digital.

 Criar um conceito coletivo de inovação pedagógica.

Reconhecer algumas possibilidades de utilização do Padlet na prática pedagógica.

Atividades desenvolvidas

1. Revisão sobre os principais conceitos vistos no encontro anterior: gamificação, plataforma adaptativa, sala invertida e games.

1.1. A partir de uma aula expositiva dialógica, relembrar as principais características de cada tendência em TDIC.

2. Percepções pessoais sobre inovação.

registradas suas ideias sobre as perguntas: o que é inovar? Por que é necessário inovar? Como se inova? Quais são as dificuldades para se inovar em sua escola?

3. Mapa conceitual coletivo: Percepções sobre inovação

3.1. Cada participante deve (se quiser) falar sobre suas anotações e em seguida, a formadora faz uma síntese das ideias.

4. Trabalho em dupla: Inovação sob diversas perspectivas

4.1. Cada dupla receberá uma folha impressa com os conceitos de inovação pedagógica sob a perspectiva de alguns teóricos.

5. Síntese no Padlet: http://goo.gl/ha1cGT

5.1. Cada dupla deve acessar o link e sintetizar suas ideias no muro digital. 6. Confronto: teoria x percepções pessoais

6.1. No coletivo, propor uma discussão em que as participantes possam verificar se suas ideias iniciais estão dissonantes (ou não) da teoria estudada.

7. Quadro síntese (inovação, renovação e mudança) 7.1. Apresentar a síntese das ideias dos autores estudados.

7.2. Discutir as dificuldades da ação supervisora na proposta de mudanças na escola.

8. Apresentação de slides: Como usar o Padlet na prática educativa? 8.1. Apresentar os slides e discutir coletivamente as possibilidades de utilização.

6º encontro Objetivo

 Relacionar as convergências e divergências das TIDC‟s citadas por Valente (2013) com o seu contexto educacional.

 Identificar o papel da supervisão pedagógica na integração das TDIC‟s.

Atividades desenvolvidas

1. Roda de conversa: Qual a sua visão de currículo? Em sua opinião, quais são as possibilidades de inserir TDIC‟s na sala de aula? Quais são as dificuldades?

2. Trabalho em grupo:

2.1. Dividir as participantes em grupos: convergências e divergências. 2.2. Entregar uma parte do texto de Valente (2013)57 sobre convergências e divergências para cada grupo.

2.3. Cada grupo deve ler a sua parte (convergências ou divergências), discutir e destacar as principais ideias.

3. Seminário:

3.1. Cada grupo apresenta os resultados de suas discussões para as participantes.

3.2. Propor ao grupo o debate sobre o papel da supervisão pedagógica na integração das TDIC‟s na sala de aula.

7º, 8º, 9º, 10º encontros Objetivo

• Experimentar a utilização de algumas possibilidades pedagógicas das TDIC‟s a partir de atividades exploratórias, identificando os paradigmas em cada uma delas.

Atividades desenvolvidas

1. Em roda, explicar o conceito de Webquest. 2. Solicitar que as participantes acessam o link:

<https://goo.gl/9uDku7> e desenvolvam as atividades propostas.

Fonte: Elaboração da autora (2015).

4.3 Análise descritivo-reflexiva sobre o processo de formação em serviço