• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Implementação do Projeto

3. Processo de implementação da ferramenta

Como forma de ilustrar em termos práticos como se deu a implementação da plataforma nos ciclos da investigação-ação, será apresentado o primeiro ciclo relativo ao aluno A. A figura 33 apresenta os detalhes de implementação deste ciclo.

88

Figura 33- Exemplo do primeiro ciclo referente ao Aluno A (Fonte: Elaboração da autora)

O segundo período escolar teve início a 3 de janeiro de 2018 (terça-feira), ou seja, como o aluno tem aulas aos sábados a sua primeira aula deste período foi a 6 de janeiro. No entanto a plataforma só entrou em funcionamento a dia 7 e a reunião com esta Enc. de Educação foi a dia 13. Por este motivo o ciclo iniciou-se após a reunião, ainda no dia 13 de janeiro com a aula de instrumento (aula – ensino presencial).

Tabela 6 - Conteúdos trabalhados na aula de dia 13/01/18 com o Aluno A (Fonte: elaborado pela autora)

Data Conteúdos

13/01/2018 ➢ “Twinkle, twinkle, little star" – variação

89

Nesta aula foi trabalhada a peça: “Twinkle, twinkle, little star" – variação A do Método de S. Suzuki. A música foi dividida em duas partes: Parte A e Parte B, de modo a facilitar a sua memorização e compreensão. Primeiramente foi feito o solfejo de ambas as partes separadamente, para que o aluno compreendesse as notas e tivesse tempo de assimilar que na música existiam duas partes diferentes. O aluno solfejou sem problemas e passámos à parte da execução da música no instrumento. Aqui, o aluno revelou inúmeros problemas de posição. Portanto, foram efetuadas algumas recomendações e o Enc. de Educação A não expôs nenhuma dúvida.

Depois da professora analisar o decorrer da aula (plano de ação) lançou a dia 14- 01-18 a tarefa na plataforma (ação) (ver figura 34):

Figura 34 - Primeira tarefa do Grupo A (Fonte: retirado da plataforma)

Nesta tarefa, a professora pede a gravação de ambas as partes da música separadamente, pois o aluno ainda não é capaz de executar a música completa porque confunde as partes. Para além disse é definido o objetivo de retificar a postura. O Enc. de Educação tem até dia 16-01 para proceder ao envio da tarefa. No dia 16 a professora ao receber a tarefa procede à sua análise (avaliação) (ver figuras 35 e 36).

90

Figura 35- Receção da primeira tarefa (Fonte: retirado da plataforma)

Figura 36- Exemplo da gravação da parte A da música (Fonte: retirado da plataforma)

Depois de analisada a gravação, ainda no mesmo dia, foi procedido ao envio do respetivo feedback (feedback aos enc. de educação/alunos) (ver figura 37) e por posteriormente recebia um feedback dos enc. de educação (ver figura 38).

91

Após o envio do feedback a professora refletiu e criou o próximo plano de ação para a aula seguinte. Em cada ciclo a professora tentava melhorar as suas explicações e procurava formas de ser mais clara e objetiva nos seus esclarecimentos e na atribuição das tarefas. Chegou mesmo a mandar imagens e/ou vídeos explicativos de determinado conteúdo para que os Enc. de Educação pudessem acompanhar de uma forma mais correta os seus educandos (ver figuras 39).

Figuras 39- Exemplo de algumas explicações partilhadas na plataforma pela professora para a Aluna B45

Outro exemplo de melhoria que a professora adotou ao longo do projeto foi a captação de fotos e/ou vídeos dos alunos sobre o que eles estavam a fazer de forma errada na aula ou o que era necessário corrigir em casa. Esta informação servia principalmente

45Acesso a um exemplo de um vídeo explicativo enviado pela professora durante a interrupção letiva da páscoa: https://drive.google.com/file/d/1fDykOgWIr2IVV7cXTn7Tj7ImnTkJh8Wf/view

Figura 38 - Resposta da Enc. de Educação A (Fonte: retirado da plataforma)

92

quando os Enc. de Educação por algum motivo não conseguiam assistir à aula. Desta forma, estas fotos ou vídeos foram sendo anexadas na tarefa daquela semana, para que os enc. de educação tivessem uma melhor perceção do desenrolar daquela aula (ver figuras 40 e 41).

Figura 40- Exemplo de informações partilhadas na plataforma (Fonte: Google Classrooom)

Figura 41- Posição correta da mão direita (Fonte: retirado da plataforma)

93

A plataforma também serviu para divulgação de outras atividades do projeto, como é possível ver na figura 42. Neste anúncio é divulgada a palestra “O envolvimento parental na aprendizagem do instrumento: contributos para uma prática autónoma”, orientada pela Professora Dra. Clarissa Foletto46e promovida no âmbito deste projeto. Esta atividade foi divulgada para todas as escolas inseridas neste projeto, pois era aberta a toda a comunidade escolar interna e externa, assim como a todos os interessados.

Figura 42- Divulgação da Palestra: “O envolvimento parental na aprendizagem do instrumento: contributos para uma prática autónoma”, orientada pela Dra. Clarissa Foletto, aos Enc. de Educação envolvidos no projeto

(Fonte: retirado da plataforma)

Para além da divulgação de atividades, a plataforma também foi utilizada para lançar avisos (ANÚNCIOS), por exemplo as datas das audições, como é possível ver na figura 43.

46 Anexo VIII: Cartaz de Divulgação da Palestra: “O envolvimento parental na aprendizagem do instrumento: contributos para uma prática autónoma”, orientada pela Dra. Clarissa Foletto.

94

Figura 43- Exemplo do aviso das datas das audições de primavera (Fonte: retirado da plataforma)

Durante todo o projeto existiu uma grande preocupação com o bem-estar dos alunos através da perceção de como é que eles se sentiam em situações de stress e tensão durante as audições e/ou provas. Para isso, além de dialogar com os alunos na aula, foi colocado na plataforma questões aos Enc. de Educação de como é que os seus educandos se tinham sentido durante determinada situação (ver figura 44).

Figura 44- Questão lançada na plataforma

Para além de perguntas para os Enc. de Educação, a plataforma também serviu como ferramenta de comunicação entre a professora e os alunos. Assim, como é possível ver na figura 45, também foi pedido a autoavaliação das provas às alunas B e C uma vez que já realizavam provas.

95

Figura 45- Questão lançada na plataforma

O projeto teve a sua conclusão com o final do ano letivo de cada escola. Como é possível ver na figura 46, foi deixada uma mensagem de agradecimento na plataforma aos participantes.

97