• Nenhum resultado encontrado

O PROCESSO DE RECICLAGEM

No documento Monografia de MARCOS CLOVIS DA COSTA (páginas 32-37)

3. RECICLAGEM, UMA NECESSIDADE NOS TEMPOS MODERNOS

3.1 O PROCESSO DE RECICLAGEM

O processo de reciclagem do entulho para a obtenção de agregados envolve basicamente a seleção dos materiais recicláveis do entulho e da trituração em equipamentos apropriados.

Segundo Coelho & Chaves (1998) a sequência deste processo é a seguinte:

Figura 5 – Sequência do processo de reciclagem

Fonte: Coelho & Chaves (1998)

Coelho & Chaves (1998) afirmam que os resíduos encontrados predominantemente no entulho, que são recicláveis para a produção de agregados, pertencem a dois grupos:

Materiais recicláveis do entulho Trituração Peneiramento Agregados reciclados

Grupo I – materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassas, blocos de concreto;

Grupo II – materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.

Há também um Grupo III, de resíduos não-recicláveis, sob o ponto de vista de reciclagem de entulho, composto de materiais como: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor.

A composição do entulho sofre influência de vários fatores, como, por exemplo, as características regionais, hábitos e costumes da comunidade, nível econômico, etc.

Figura 6 – Usina de reciclagem de entulho

Fonte:http://images.google.com.br/images?q=entulho+da+constru%C3%A7%C3%A3o+civil&hl=pt- BR&btnG=Pesquisar+imagens.

3.1.1 Vantagens e desvantagens da reciclagem de entulhos

De acordo com Zordan (1997) existem aplicações específicas para o entulho reciclado. Em sua tese de mestrado, o autor demonstra essas aplicações e suas vantagens da seguinte forma:

a) utilização em pavimentação – esse destino se caracteriza como sendo a forma mais simples de aplicação, podendo ser na forma de brita corrida ou em mistura de resíduos com solo. As vantagens dessa utilização são:

-é a forma de reciclagem que requer menor utilização de tecnologia; -permite a utilização de todos os componentes minerais do entulho; -gera economia de energia no processo de moagem;

-possibilita uma parcela maior de utilização do entulho produzido;

-maior eficiência do resíduo quando adicionado aos solos saprolíticos em relação à mesma adição feita com brita.

b) utilização como agregado para o concreto – isso significa que o entulho processado pode se transformar em agregado para o concreto não estrutural e suas vantagens são:

-utilização de todos os componentes minerais do entulho; -economia de energia no processo de moagem;

-possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido;

-possibilidade de melhorias no desempenho do concreto em relação aos agregados convencionais.

c) utilização como agregado para a confecção de argamassa – ao ser processado por equipamentos que moem o entulho, pode ser utilizado como agregado para a argamassa de assentamento e revestimento, sendo suas vantagens:

-ganho na resistência;

-efeito pazolâmico;

-redução no consumo do cimento e da cal.

d) outros usos – utilização de concreto reciclado com agregado, cascalhamento de estradas, preenchimento de vazios, de valas e reforço de aterros.

Os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho são benefícios ambientais. A equação da qualidade de vida e da utilização não predatória dos recursos naturais é mais importante que a equação econômica. Os benefícios são conseguidos não só por se diminuir a deposição em locais inadequados (e suas conseqüências indesejáveis já apresentadas) como também por minimizar a necessidade de extração de matéria-prima em jazidas. Reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos.

As experiências indicam que é vantajoso também economicamente substituir a deposição irregular do entulho pela sua reciclagem. O custo para a administração municipal é de US$ 10 por metro cúbico clandestinamente depositado, aproximadamente, incluindo a correção da deposição e o controle de doenças. Estima-se que o custo da reciclagem significa aproximadamente 25% desses custos.

A produção de agregados com base no entulho pode gerar economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais. A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% em relação a similares com matéria-prima não reciclada. Esta relação pode variar, evidentemente, de acordo com a tecnologia empregada nas instalações de reciclagem, o custo dos materiais convencionais e os custos do processo de reciclagem implantado. De qualquer forma, na grande maioria dos casos, a reciclagem de entulho possibilita o barateamento das atividades de construção.

O emprego de material reciclado em programas de habitação popular traz bons resultados. Os custos de produção da infra-estrutura das unidades podem ser reduzidos. Como o princípio econômico que viabiliza a produção de componentes originários do entulho é o emprego de maquinaria e não o emprego de mão-de-obra intensiva, nem sempre se pode afirmar que a sua reciclagem seja geradora de empregos.

3.1.2 Condições básicas para a reciclagem municipal

De acordo com Silveira (1993) a implantação de um sistema para uso/destino racional, com ou sem reciclagem do entulho municipal, deve ser iniciada por um levantamento das informações.

A avaliação do entulho municipal visa permitir, em resumo, um gerenciamento adequado ante os problemas ambientais e econômicos, causados pela deposição irregular, assim como estabelecer em outro extremo todo o quadro inicial referente à origem dos materiais.

Nota-se, portanto, que a decisão de reciclar deve envolver uma série de questões, que vão desde a quantificação do entulho até a implantação de elementos jurídicos para o respaldo das atividades previstas.

Quadro 6 – Requisitos básicos da instalação de reciclagem municipal Materiais recicláveis do

entulho Equipamento de trituração Agregados reciclados -área para recepção do

entulho bruto;

-equipamentos e pessoal para separação dos resíduos não-recicláveis.

-existem diversos tipos de equipamentos de trituração: elementos magnéticos para separar o aço, correias, transportadoras, etc. -a granulometria do agregado será estabelecida na trituração e no peneiramento; -a qualidade do agregado dependerá basicamente da qualidade da composição do entulho. Fonte: Silveira (1993)

Como somente agora a reciclagem de entulho tem atraído atenção, é compreensível que a normalização adequada vai demandar algum tempo para ser implantada. É por isso que o conhecimento técnico qualitativo de agregado reciclado torna-se necessário para quem participa do final do processo.

3.2 MODELO ANALISADO PARA REALIZAÇÃO DE PROPOSTA PARA FOZ

No documento Monografia de MARCOS CLOVIS DA COSTA (páginas 32-37)

Documentos relacionados