• Nenhum resultado encontrado

4.6.2 Produção e Comercialização 4.6.3 Caderno Técnico

TABELA SÍNTESE CONCEITO

4.6. RESULTADO FINAL

4.6.2. Produção e Comercialização

Relativamente à produção, todas as peças, figuras, peões e tabuleiros, seriam produzidas em plástico, de preferência em polímeros termoplásticos, recicláveis e reciclados, e não tóxicos. O processo utilizado seria injecção por molde. Cada peça seria produzida já na sua cor final, e posteriormente seriam impressos os pormenores. Em relação à comercialização. Poder-se-ia começar com uma primeira fase na qual os produtos seriam apenas encomendados online, através do site da marca, e uma segunda fase na qual os produtos estariam disponíveis em lojas de brinquedos, como o Toysrus, Imaginarium e Centroxogo, e posteriormente abrir os próprios postos de venda da marca.

A estratégia de comunicação do produto seria feita em três abordagens diferentes. Uma direccionada aos pais, que são os compradores, outra direccionada às crianças que são os utilizadores, e outra direccionada às escolas e instituições de apoio ao sobredotado. Na abordagem aos pais, utilizar-se-iam sobretudo as redes sociais, Facebook, Twitter, etc. Na abordagem às escolas e instituições, utilizar- se-ia uma estratégia mais directa e pessoal. Iriam embaixadores da marca dar o equipamento a conhecer às escolas e instituições, preferencialmente agendando sessões de experimentação com as crianças presentes, fazendo assim o produto chegar às crianças. Utilizar-se-iam os meios de comunicação através de um anúncio de televisão e um de rádio. Poder-se-iam escrever artigos para revistas científicas associadas à educação e à sobredotação, disseminando assim a investigação e o equipamento resultantes nestes meios.

Dever-se-iam criar relações de parceria com os Centros de Ciência Viva e outros museus, incluindo o Oceanário e Jardim Zoológico, assim como com a Odisseia, National Geographic, e Canal História. Tanto a “Curiosos à Descoberta” como os parceiros obteriam visibilidade e publicidade. Cada Kit de Zoologia, poderia oferecer um desconto no Jardim Zoológico, e cada bilhete de criança comprado para o Jardim Zoológico poderia oferecer um desconto nos produtos da marca, por exemplo.

Estas parcerias seriam também cruciais na criação do conteúdo informativo do jogo. E é sempre uma mais-valia para estas instituições estarem ligadas à educação, fomentando o gosto e o interesse pelas ciências, arte e tecnologias nas crianças, que serão futuros cientistas, engenheiros e artistas.

Foi feita uma breve análise acerca do ciclo de vida do produto e a respectiva avaliação de impactes em cada uma das fases.

A primeira fase corresponde à produção. Começa com a extracção e/ou transformação das matérias-primas e termina com o produto finalizado e devidamente embalado. Neste caso, o processo de produção é a injecção por moldes e os materiais utilizados são o aço, apenas na produção dos moldes, o plástico das peças finais resultantes e o cartão para a embalagem.

Esta fase tem um impacte económico alto, devido ao custo elevado da criação dos moldes, à sua manutenção e ao custo energético que é necessário para manter a linha de produção a funcionar. O plástico utilizado é predominantemente reciclado, assim como o cartão das embalagens pelo que o impacto ambiental é médio, uma vez que os processos de transformação causam sempre algum impacte ambiental, assim como o próprio funcionamento da fábrica, a nível de energia despendida. O impacte social é baixo, no sentido em que apenas estão afectos os trabalhadores envolvidos no processo de produção.

A segunda fase corresponde à distribuição, transporte e armazenamento dos produtos desde que saem da fábrica até que chegam à loja para ser vendidos. Esta fase tem alto impacte ambiental, uma vez que o transporte dos produtos é feito quase sempre por meios rodoviários e infelizmente os meios de transporte são bastante CICLO DE VIDA DO PRODUTO/SERVIÇO - AVALIAÇÃO DE IMPACTES

1.Produção

Materiais e Processos de Transformação - Refinação do petróleo

- Produção do Polímero - Produção dos moldes (aço) - Enchimento dos moldes (plástico) - Produção das embalagens (cartão)

2.Distribuição

Transporte e Armazenamento - Refinação do petróleo - Produção do Polímero - Produção dos moldes (aço) - Enchimento dos moldes - Produção das embalagens

3.Comercialização

Promoção Venda

- Site da marca - Redes Sociais (twitter, etc) - Mídia (televisão e rádio) - Revistas (brinquedos, design e educação) - Apresentação presencial

- Lojas de Brinquedos - Stands Próprios da Marca - Online ( distribuição)

4.Utilização

Experiência do Utilizador - Comprar, registar, jogar, explorar

5.Fim de Vida

Descartamento e Reciclagem - Comprar, registar, jogar, explorar

impacte social Legenda:

impacte ambiental impacte económico

poluentes. O impacte económico é médio, devendo-se ao custo dos combustíveis e desgaste dos veículos. O armazenamento não acarreta grandes custos, uma vez que se pretende que os produtos vão sendo produzidos e escoados, diminuindo o armazenamento ao mínimo indispensável. Mais uma vez esta fase tem baixo impacte social, estando apenas afectos os trabalhadores envolvidos na distribuição.

A terceira fase corresponde à comercialização, desde a promoção à venda dos produtos. Esta fase tem um impacte social muito alto, sendo esse o principal objectivo da promoção. O impacte ambiental é baixo, uma vez que a estratégia de comunicação utiliza sobretudo meios digitais, e a apresentação do produto presencialmente. Durante o processo de comercialização não existem grandes desperdícios de materiais. O impacte económico é alto, tanto pelos custos da promoção, e dos postos de venda, como pelas receitas geradas com a venda dos produtos.

A quarta fase corresponde à utilização, Tem baixos impactes económico e ambiental e alto impacte social.

A última fase corresponde ao fim de vida do produto. Na qual os impactes económico e social são baixos. E o impacte ambiental é médio, devido ao descarte dos materiais, que apesar de serem recicláveis, geram sempre uma cota parte de resíduos e devido ao processo de reciclagem, que envolve também o transporte dos materiais para o respectivo encaminhamento e os respectivos processos de transformação.