• Nenhum resultado encontrado

2.7. DESCRIÇÃO DO PRIMEIRO CONTATO COM O CAMPO

3.3.5. Produtos e práticas

[...] banho de acento faz muita diferença mesmo. [...] Se você fizer com o bicarbonato é muito provável que você tenha filho homem, e se você fizer com vinagre e bem provável que você tenha menina.

Foram indicados dois produtos: o bicarbonato de sódio e o shampoo Johnsons

Baby amarelo, sendo que o primeiro veio de pesquisas na internet e o segundo por indicação

disso, para chegar na dica sobre o uso desses produtos, ambas as Tentantes explicaram com detalhes a questão do PH vaginal como pode ser observado:

O bicarbonato a gente faz um banho lá na vagina [...] Toda vagina tem o seu PH né? Mais ácido, menos ácido e isso vai depender de cada mulher. O que o bicarbonato faz? Ele neutraliza um pouco esse PH. Para que? Quando a vagina está com o PH muito ácido a probabilidade dela de matar os espermatozoides, de impedir que eles tenham mais sucesso no nado deles é muito maior. Então se você neutralizar ali o canal da vagina ajuda bastante. Isso eu também li em vários lugares. [...] Eu pego uma colher de sobremesa e misturo em um copinho descartável. [...] Eu misturo bem e um pouquinho antes de eu namorar eu passo, não faço banho de assento nem nada eu só dou uma passadinha (T1).

Eu falei no vídeo anterior também que eu ia pegar algumas dicas na internet de algumas mulheres, algumas mamães que fizeram e deram certo para elas. [...] Eu vi uma dica bem legal, então eu resolvi fazer, que era usar duchas de bicarbonato de sódio. Aí quando chegou na minha semana fértil, eu fiz. Essa ducha, diz que só pode fazer duas vezes em cada ciclo porque ele pode desregular assim muito o PH vaginal (T18).

Quando a gente tem relação sexual para engravidar, o nosso próprio PH vaginal acaba matando a grande maioria dos espermatozoides [...]. O shampoo Johnson’s tem um PH que é parecido com o PH da nossa pele, ele tem um PH alcalino o que é super positivo para sobrevida dos espermatozoides. No período fértil deixar de usar o sabonete íntimo porque o sabonete íntimo tem o PH ácido e no período fértil usar somente o shampoo Johnson’s para lavar a minha região intima (T4).

Nesse caso, houveram muitos comentários sobre outras opiniões com relação aos mesmos produtos:

Só gostaria de fazer uma observação sobre a ducha de bicarbonato. Não sei se a forma que você fez foi aplicando internamente, ou se só higienizou a região, mas pelo que li, se usar essa quantidade que você mencionou no vídeo, acaba prejudicando os espermatozoides. O correto, segundo o que li, seria a mesma medida que você disse, de 1 colher de sobremesa de bicarbonato, para 1 litro de água, ao invés de apenas 1 copo de água. Pelo menos se essa ducha for para aplicar internamente, no caso de apenas uma higienização, pode ser que não influencie tanto a quantidade. Enfim, só gostaria de acrescentar isso [...] Desculpa o texto (rsrs) (comentário para T1).

Chama atenção o fato de como essa prática é difundida e bem conhecida entre várias pessoas, aparecendo inclusive maneiras diferentes de usá-la. Com relação a esse método Oliveira (1996) relata estar comprovado que a facilidade para que os espermatozoides transponham o muco cervical está diretamente ligada a um ambiente alcalino, e que por isso manter o ambiente da vagina alcalino antes da relação e no período fértil auxilia no tratamento da fertilidade, fato explicado satisfatoriamente pelas Tentantes. Considerando que uma minoria relatou ter aprendido sobre isso com seu ginecologista, esse método representa uma corrente do saber popular, que atualmente é perpassado pela internet. Indicando também que,

ainda há pouco envolvimento por parte dos profissionais de saúde com relação a esse conhecimento popular.

Apenas uma das Tentantes falou sobre a posição na hora da prática sexual:

Na parte de posições eu pesquisei bastante, assisti vários vídeos e na maioria dos vídeos sempre foi falado que o jeito, o melhor jeito de tentar era a mulher deitada né? Durante um tempo antes né? De namorar. E depois desse tempo, é, tinha que ficar deitada um tempo antes e depois, a posição tinha que ser normal, aquela posição que a mulher tá deitada, nada muito diferente. [...] Eu procurei ficar deitada bastante tempo depois. Depois eu procurei também não levantar porque eu já vi também outras pessoas falando que não era bom levantar, ir no banheiro, tomar banho, essas coisas, era melhor as vezes levantar as pernas para cima. Então eu vi muitas histórias de muitas mulheres Tentantes, tentando dar dicas [...] Então a gente fez tudo isso (T14).

Com relação a isso, não foi encontrado nenhum estudo científico sobre. Porém, no

blog Trocando Fraldas (2019) também foi encontrado a orientação de que a mulher

permaneça deitada 15 minutos depois da relação sexual.

O método Billings, ou o acompanhamento do muco cervical foi citado apenas pela T1, que afirmou ter aprendido sobre isso em um blog e desde então tem prestado atenção em seu muco cervical. Outra mulher também fez um comentário sobre isso:

Uma dica: a mulher quando está no período fértil ela é como a terra, tem que estar úmida. Quem sabe vocês tentam no dia errado, tenta o método de billings, acho que é esse o nome. Te digo isso porque a minha comadre não engravidava, então eu dei essa dica e no mês seguinte ela engravidou (Comentário para a T6).

Uchimura et al. 2011 explicam que quando o muco cervical se apresentar transparente, elástico e escorregadio indica o período fértil da mulher. Os autores defendem ser essa uma prática adequada, mas por desconhecimento até dos próprios profissionais de saúde não é muito utilizada. Percebe-se realmente que essa prática foi uma das menos citadas, e quando citada não foram encontradas maiores explicações sobre como proceder, foi ressaltado apenas a importância de observar o muco cervical. Além disso, essa prática não foi identificada em nenhum relato como uma orientação médica.