• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS Prezado examinador, entendo que há equivoco no gabarito da questão número

em

virtude de que a mesma diz o seguinte:

DEFERID O

GABARITO SERÁ ALTERADO PARA ALTERNATIVA "B", CONFORME ARGUMENTAÇÃO DO CANDIDATO.

8504 53 FRANCIELY PEREIRA DIAS

Questão 03 – O enunciado pede a alternativa que não representa uma competência da BNCC. A alternativa C não representa uma competência definida pela BNCC, pois descreve: “agir pessoal e coletivamente com subordinação, responsabilidade, resistente, imaleável e motivado, não tomando decisões com base em princípios inclusivos, sustentáveis e solidários”. Porém o gabarito aponta a Alternativa B como resposta da questão, sendo que está é uma das competências gerais da BNCC. Fonte:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#introducao

DEFERID O

De acordo aBNCC a alternativa incorreta é a letra c.

8505 53 FRANCIELY PEREIRA DIAS

Questão 05 - A lei informada no enunciado está incorreta (Lei 1005/2014), o número correto da Lei seria (13005/2014), portanto a questão precisa ser anulada em virtude deste erro.

Fonte:

http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de- educacao-lei-n-13-005-2014

INDEFERI DO

O enunciado da questão é claro ao se referir ao PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, mencionou a lei para que o candidato identificasse que estava se referindo ao documento correspondente a 2014/2024. Sendo assim o erro de grafia no número da lei, não altera o sentido e o entendimento da questão, visto existir apenas um documento relacionado aos anos citados.

A questão exigia que o candidato identificasse apenas asdiretrizes para a superação das desigualdades educacionais. Que de acordo com o Plano Nacional da Educação 2014, são os seguintes itens: I – Erradicação do analfabetismo. II – Universalização do atendimento escolar. III – Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação. Os demais itens apresentados na questão se referem asDiretrizes para a promoção da qualidade educacional eDiretrizes para a promoção da democracia e dos direitos humanos.

Diante do exposto, fica comprovado que a alternativa correta é a “a”, conforme gabarito publicado pela banca.

8506 53 FRANCIELY PEREIRA DIAS

Questão 06 – O enunciado pede a alternativa que não representa um princípio da LDB. A alternativa D não representa um desses princípios, pois descreve: “gestão democrática do ensino privado”, porém o gabarito aponta a alternativa C como reposta da questão, sendo que este é um dos princípios da LDB.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

DEFERID O

De acordo com a lei 9394/96 LDB a alternativa que não está em seu contexto é a "D".

8508 53 FRANCIELY PEREIRA DIAS

Questão 07 – A alternativa A, sim, está incorreta, pois o número da lei está errado. E a alternativa B, cita que 07 de maio de 1973 houve o erguimento de um ranchão, considerando o dia do aniversário de Colíder, entende-se que é contraditório o dia do aniversário de Colíder, já que no mesmo site da prefeitura de onde foi retirada essa informação, constam publicações sobre o aniversário da cidade ser no dia 18 de dezembro (data da emancipação), que inclusive é decretado feriado no município, portanto, a alternativa B também está incorreta, o que sugere a anulação da questão.

Fonte:https://www.colider.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Prefeito-decreta-ponto-facult ativo-em-razao-do-39-aniversario-de-colider-3418/

INDEFERI DO

Conforme citado na referida questão, as informações foram retiradas no site oficial do Município, informações essas, acessíveis a todos os candidatos. Em simples consulta ao endereço https://www.colider.mt.gov.br/Colid er/Historia, é possível constatar a veracidade das informações.

8512 53 FRANCIELY PEREIRA DIAS

Questão 19 – O enunciado pede o recurso que se utiliza para localizar um computador conectado a rede mundial, sendo a resposta correta a alternativa C: o protocolo de IP. No entanto, o gabarito aponta como resposta a alternativa B que é o telefone fixo da casa do usuário, ou seja, e se o usuário não possuir telefone fixo, entende-se que esse computador nunca será localizado, além de que nem todos possuem telefone fixo, já o IP é único de cada computador, o que permite localizá-lo.

Fonte: https://blog.sajadv.com.br/investigacao-digital-ip/

DEFERID O

Argumentos acatados, altera-se o gabarito da questão 19 para alternativa "C".

7963 307 GISLAINE DE FÁTIMA PEREIRA AMARAL

Na prova aparece duas questões com numeração 18,configurando duplicidade de resposta, o que impossibilita o candidato saber qual delas é a correta para preencher no gabarito.

Mediante o que está no edital 001/2020:

8.1.2. Em caso de anulação de questões, por duplicidade de respostas, falta de alternativa correta ou qualquer

outro motivo, estas serão consideradas corretas para todos os candidatos, e os pontos correspondentes serão

atribuídos a todos os candidatos que não os obtiveram, independentes de recurso. Diante do exposto, peço a anulação da questão.

Segue em anexo, a imagem do caderno de prova para constatar a duplicidade.

INDEFERI DO

Prova aplicada para nível superior- Professor, conhecimento suficiente para saber a sequência numérica. Erro de digitação apresentada não altera o entendimento da questão.

8084 307 GISLAINE DE FÁTIMA PEREIRA AMARAL

No conteúdo programático é citato HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE COLÍDER, sem indicações de estudos em sites ou documentos específicos.

Ao analisar a questão 07, cujo enunciado pede para marcar a alternativa incorreta. Solicito atenção na alternativa B do caderno de prova:

“b) A criação oficial do patrimônio de Cafezal se deu a 07 de maio de 1973, considerando o dia do aniversário de Colíder, com o erguimento de um ranchão, que passou a servir de dormitório, armazém, enfermaria e pensão.” Fonte: https://www.colider.mt.gov.br/Colider/Historia/

O verbo considerar no gerúndio "considerando" tem sentido de ação em andamento. Observe: “Gerúndio é a forma nominal do verbo que indica continuidade. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento ou duradoura.

Fonte:https://www.todamateria.com.br/gerundio/#:~:text=Ger%C3%BAndio%20%C 3%A9%20a%20forma%20nominal,a%C3%A7%C3%A3o%20em%20andamento%2 0ou%20duradoura.

A redação utilizada retirada na íntegra do site oficial da prefeitura municipal comete outro equívoco quando afirma aniversário de Colíder, pois a denominação Colíder nem existia nesta data.

Logo, deve-se a afirmativa considerar que a data de aniversário de Colíder é dia 07 de maio de 1973, porém o mesmo site www.colider.mt.gov.br apresenta informações contrárias com datas mais recentes de publicações referente a data de aniversário de Colíder. Observe:

Ano 2018 - O prefeito Noboru Tomiyoshi destacou que o aniversário de Colíder, que ocorre no dia 18 de dezembro, não poderia passar em branco. “Temos sempre feito questão de comemorar junto com a população essa importante data. Nos anos anteriores, fizemos o churrasco aberto ao público. Neste ano, optamos por trazer essa atração cultural. A dupla já se apresentou em Colíder algumas vezes e agrada ao público de todas as idades. Esperamos um grande público, para prestigiar esse maravilhoso show”. Fonte:

https://www.colider.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/39-aniversario-de-colider-sera-com emorado-com-show-de-maick--lyan-3409/

Ano 2019 - A meta é deixar a Marechal Rondon pronta até o aniversário de Colíder, no dia 18 de dezembro. Fonte:

https://www.colider.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Colider-iluminada-prefeitura-de-coli der-inicia-instalacao-de-lampadas-de-led-nas-avenidas-colonizador-marechal-rondo n-e-tancredo-neves-3946/

Em 2020 devido à pandemia não foi lançado evento.

Os munícipes colidenses tem ciência que a data de aniversário de Colíder é dia 18 de dezembro, de modo que todos os anos a prefeitura elabora um evento comemorativo e feriado municipal. Em todas as pesquisas realizadas na rede de internet mostrou claramente a data de 18/12 como aniversário de Colíder. Desse modo, as informações no site oficial da prefeitura municipal se contradizem e não podem ser usadas como fonte para resposta.

Na sequência da redação mostra claramente este equivoco “A povoação cresceu, passando à denominação de Colíder, utilizou-se das iniciais da palavra Colonizadora Líder (Co + líder)”, ou seja a denominação de Colíder ainda não existia, naquele momento era Cafezal. Para concluir apresento a lei municipal nº 22/83 que cria o dia oficial de Colíder, “art. 1º Fica estabelecido que o dia 18 de Dezembro será oficialmente " Dia do Município.”

Fonte:

https://leismunicipais.com.br/a/mt/c/colider/lei-ordinaria/1983/3/22/lei-ordinaria-n-22- 1983-cria-o-dia-oficial-do-municipio

Como observado, o site da prefeitura de Colíder se contradiz em suas afirmações com datas diferentes. A interpretação da redação é clara com o uso do verbo considerando. Contudo a lei nº22/83 é oficial e registrada e apresenta o dia 18 de dezembro como o dia do aniversário de Colíder.

Diante do exposto, peço a anulação da questão 7, por conter duas alternativas incorretas.

INDEFERI DO

Conforme citado na referida questão, as informações foram retiradas no site oficial do Município, informações essas, acessíveis a todos os candidatos. Em simples consulta ao endereço https://www.colider.mt.gov.br/Colid er/Historia, é possível constatar a veracidade das informações.

8450 307 GISLAINE DE FÁTIMA PEREIRA AMARAL

O enunciado da questão 05 apresenta erro material (Lei 1005/2014), esta Lei não é correspondente à questão, logo descontextualiza o enunciado causando dúvida de interpretação. Com base na Lei de Nº 74/2010 que

regulamenta concursos públicos e teste seletivos, este tipo de erro leva à anulação da questão. Observe:

§ 3º Serão anuladas:

I – as questões redigidas de maneira obscura ou dúbia; II – as questões cuja redação admita mais de uma interpretação; III – as questões com erro gramatical.

Neste contexto, o erro material no enunciado da questão deve ser observado de acordo com o regulamento da Lei específica.

Peço a observância da Lei que regulamenta e a anulação da questão 05.

INDEFERI DO

O enunciado da questão é claro ao se referir ao PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, mencionou a lei para que o candidato identificasse que estava se referindo ao documento correspondente a 2014/2024. Sendo assim o erro de grafia no número da lei, não altera o sentido e o entendimento da questão, visto existir apenas um documento relacionado aos anos citados.

A questão exigia que o candidato identificasse apenas asdiretrizes para a superação das desigualdades educacionais. Que de acordo com o Plano Nacional da Educação 2014, são os seguintes itens: I – Erradicação do analfabetismo. II – Universalização do atendimento escolar. III – Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação. Os demais itens apresentados na questão se referem asDiretrizes para a promoção da qualidade educacional eDiretrizes para a promoção da democracia e dos direitos humanos.

Diante do exposto, fica comprovado que a alternativa correta é a “a”, conforme gabarito publicado pela banca.

8495 307 GISLAINE DE FÁTIMA PEREIRA AMARAL

A questão 1 solicita que o candidato analise de acordo com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96.

A referida questão cita no artigo 24 desta lei, os incisos que apresentam as regras da educação básica, nos níveis fundamental e médio. Mas esses incisos não correspondem em numeração e grafia conforme a Lei 9394/96.

Como a análise é feita de acordo com o disposto na Lei, os incisos da questão divergem da redação da lei.

Observe como são apresentados os incisos na referida questão: I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

II - nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. III - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares.

IV - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de sessenta por cento do total de horas letivas para aprovação; V - cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.

Agora observe como estão dispostos esses incisos na Lei 9394/96: I - a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas; c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

III - nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino; IV - poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;

V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;

b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

DEFERID O

Campo destinado a apenas um recurso. Conforme Edital os recursos deverão ser de forma individual.

8568 307 GISLAINE DE FÁTIMA PEREIRA AMARAL

No Edital 001/2020, no anexo III, onde constam os conteúdos programáticos de conhecimentos específicos para professor de português deixa bem claro que os textos literários a serem cobrados na prova serão de autores brasileiros, como pode ser observado abaixo:

Compreensão de textos. Textos não literários de diversos tipos, textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro. Conhecimento linguístico. Morfossintaxe: o nome e seus determinantes. O verbo. As palavras de relação. Estrutura do período, da oração e da frase. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal. Estrutura do parágrafo. Ortografia. Estilística: Denotação e

conotação. Figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.

Porém na questão 14, diz: A obra de Luís de Camões, Os Lusíadas, é considerada uma das mais relevantes obras literárias de língua portuguesa. Marque a seguir a alternativa que apresenta todas as cinco partes da obra, em sua sequência correta.

Luís de Camões não é um autor brasileiro, mas sim português. Para responder essa questão 14, seria necessário ter conhecimento de toda a obra de um escritor português o que está em desacordo com os conteúdos específicos do edital 001/2020.

A nacionalidade de Camões pode ser constatada com pesquisas em diversos sites da internet, como se pode observar abaixo:

“Luís Vaz de Camões é um poeta e dramaturgo português. Nasceu em Lisboa, em 1524, e morreu em 1580. Durante 17 anos, esteve longe de Portugal. Em terras estrangeiras, foi soldado, perdeu um olho em batalha e escreveu a sua obra-prima Os Lusíadas, publicada em 1572, dois anos após o retorno do poeta a seu país natal.”

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/luis-camoes.htm

“Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa, Portugal, por volta de 1524. Era filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, aparentada com a casa de Vimioso, da alta nobreza portuguesa, e sobrinho de D. Bento de Camões, cônego da Igreja de Santa Cruz de Coimbra.”

Fonte: https://www.ebiografia.com/luis_camoes/

“Luís Vaz de Camões, escritor português do século XVI, construiu, aos moldes clássicos, uma vasta obra, abrangendo os gêneros épico, lírico e dramático, sendo a mais famosa a epopeia Os Lusíadas, na qual, no plano literário, recupera a história portuguesa e exalta os feitos dos navegadores que desbravaram novos horizontes, como o caminho para a Índia. É tido como o mais importante escritor do classicismo e da língua portuguesa.”

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/luis-vaz-de-camoes.htm Considerando que no Edital 001/2020 cita nos conteúdos programáticos de conhecimentos específicos “textos literários de autores brasileiros” e a questão 14 pede conhecimento da obra de um escritor português (Luís de Camões), peço a anulação da referida questão, pois o conteúdo exigido está em desacordo com o edital.

INDEFERI DO

EmboraLuís de Camões seja de nacionalidade portuguesa,é considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa e ainda, um dos maiores representantes da literatura mundial. Suas obras são utilizadas habitualmente nos ensinos brasileiros.

8334 430 GLEICIANE ALVES

venho através desde manifestar meu interesse anulação da questão 5 devido esta mal elaborada a questão sendo assim

difícil a compreensão do candidato uma vez que solícita gabarito da questão do PNE, as diretrizes da superação das desigualdades educacionais pois bem conhecemos a lei numero 13.005, de 25 de junho de 2014,sendo assim houve erro da banca examinadora ao elaborar a lei, totalmente desconhecida pelos candidatos professores do município de Colíder nos aponte essa lei que a banca solicitou para que os candidatos a compreende, uma vez que desconhecemos ela, a banca nos apresentou a lei 1005/2014 sendo assim a banca cometeu erro considerável para anular, não se faz jus de

lei, regra de concurso publico com mesmo entendimento para seletivo não podem ser alteradas no concurso do processo sob pena de ofensa ao principio da vinculação ao instrumento convocatório no exame. E mais: alteração nas normas a segurança juridica.uma vez que frustra expectativas criadas pelo candidato. Sendo assim também houve mudanças de lei na questão 7 no meu pouco entendimento com mesmo objetivo não se faz jus de lei. sendo assim podendo acrescentar algo incorreta não mudanças de lei solicito anulação da mesma.

No aguardo Gleciane Alves.

INDEFERI DO

O enunciado da questão é claro ao se referir ao PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, mencionou a lei para que o candidato identificasse que estava se referindo ao documento correspondente a 2014/2024. Sendo assim o erro de grafia no número da lei, não altera o sentido e o entendimento da questão, visto existir apenas um documento relacionado aos anos citados.

A questão exigia que o candidato identificasse apenas asdiretrizes para a superação das desigualdades educacionais. Que de acordo com o Plano Nacional da Educação 2014, são os seguintes itens: I – Erradicação do analfabetismo. II – Universalização do atendimento escolar. III – Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação. Os demais itens apresentados na questão se referem asDiretrizes para a promoção da qualidade educacional eDiretrizes para a promoção da democracia e dos direitos humanos.

Diante do exposto, fica comprovado que a alternativa correta é a “a”, conforme gabarito publicado pela banca.

8355 430 GLEICIANE ALVES

venho através desde manifestar meu interesse anulação da questão 7 devido está mal elaborada a questão gabarito da sendo assim a banca cometeu erro considerável para anular, não se faz jus de lei, regra de concurso publico com mesmo entendimento para seletivo não podem ser alteradas no concurso do processo sob pena de ofensa ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório no exame. E mais: alteração nas normas a segurança juridica.uma vez que frustra expectativas criadas pelo candidato. Sendo assim também houve mudanças de lei na questão 7 no meu pouco entendimento> Com mesmo objetivo não se faz jus de lei. sendo assim podendo acrescentar algo incorreta não mudanças de lei solicito anulação da mesma.

Atenciosamente; Gleciane Alves.

INDEFERI DO

Conforme citado na referida questão, as informações foram retiradas no site oficial do Município, informações essas, acessíveis a todos os candidatos. Em simples consulta ao endereço https://www.colider.mt.gov.br/Colid

Documentos relacionados