• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR JOÃO IMBASSAHY PEC = 1.000.000 = 1.000 unidades

CONTABILIDADE DE CUSTOS – Aula 2 Caros Amigos,

PROFESSOR JOÃO IMBASSAHY PEC = 1.000.000 = 1.000 unidades

1.000

Havendo uma redução de 50% na MCU, mantendo-se constantes dos CF e DF, ocorre um aumento de 100% no PEC.

c) Caso ocorra um aumento do PVU para R$ 8.000, mantendo-se constantes os demais valores.

Nova MCU = 8.000 – (3.000 + 1.000) = 4.000 PEC = 1.000.000 = 250 unidades

4.000

Tendo ocorrido um aumento de 100% na MCU, mantendo-se constantes os demais valores, ocorre uma redução de 75% do PEC.

Sugerimos que, no caso de alguma questão envolvendo fatores que alteram o PEC, façam os cálculos para verificar os efeitos no Ponto de Equilíbrio.

ATENÇÃO: Caso a questão de prova mencione apenas Ponto de Equilíbrio, estará referindo-se a Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC).

7- SISTEMA DE CUSTEIO RKW

O RKW é um sistema de custeio em que são apropriados aos produtos os Custos Diretos, os Custos Indiretos e as Despesas. Nesse sistema, os Custos e Despesas são inicialmente distribuídos entre os departamentos e posteriormente são alocados aos produtos.

A vantagem do RKW é que todos os gastos estão incorporados aos produtos, estabelecendo-se, assim, o preço de venda em função da margem de lucro que se queira obter.

A limitação desta sistemática é que em uma economia de mercado com a livre concorrência, o preço de venda a ser estabelecido deve levar em conta outros fatores de mercado, como a demanda e os preços aceitos pelo mercado, não sendo suficiente apenas a definição da margem de lucro desejada em função dos custos e despesas totais.

PROFESSOR JOÃO IMBASSAHY

O RKW tem aplicação apenas em regimes de monopólio, oligopólio ou em economias com controle rígido da produção e fixação dos preços. O RKW também é aplicado para estabelecimento dos preços de serviços públicos concedidos. A concessionária apresenta ao Poder Público concedente, para aprovação, o valor total dos gastos estimados com a margem de lucro desejada.

Algumas empresas adotam o Custo Meta ("target cost") na qual o caminho é inverso, ou seja, com base no preço de mercado do produto são estabelecidos os custos e despesas para que seja atingida a margem de lucro desejada.

Exercício:

Com base nos dados a seguir apresentados, definir o preço de venda unitário (PVU) tendo como objetivo a obtenção de margem de lucro correspondente a 20% do custo total (custos mais despesas).

Custos Fixos (totais) 30.000,00 Despesas Fixas (totais) 10.000,00 Custos Variáveis Unitários 14,00/unidade Despesas Variáveis Unitárias 2,00/unidade Quantidade 2.500 unidades

Inicialmente, precisamos descobrir o custo total unitário (Custo + Despesa) do produto:

Custo Total Unitário = CFU+DFU+CVU+DVU

CFU = Custo Fixo Unitário = CF/Q = 30.000/2.500 = 12,00 DFU = Despesa Fixa Unitária = DF/Q = 10.000/2.500 = 4,00 CVU=14,00

DVU = 2,00 Temos, então:

Custo Total = 12 + 4+ 14 + 2= 32

Como queremos definir o preço de venda que garanta uma margem de lucro de 20%, teremos:

PVU = 1,2 (20% SUPERIOR ao custo total) X Custo Total = 1,2 x 32,00 = 38,40

PROFESSOR JOÃO IMBASSAHY

INDICAR SE AS AFIRMATIVAS ESTÃO CERTAS OU ERRADAS.

1. (CESPE/UNB - AFPS 98) Julgue os seguintes conceitos, aplicáveis à área de custos.

1 Gasto é o sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro)

2 Custeio por absorção é o método que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e somente os de produção.

3 Custo indireto de fabricação é o custo que não depende de critério de rateio ou outro estimativo para sua apropriação ao custo do produto. 4 Todos os custos diretos são custos primários.

5 O RKW é o método de alocação de custos aos produtos que considera todos os custos, diretos e indiretos, e as despesas, exceto as de vendas e as financeiras.

Comentários:

1- Certa. Na aula inaugural conceituamos gastos como “os sacrifícios necessários à obtenção de um bem ou serviço.” Representam desembolsos imediatos ou a promessa de desembolsos futuros. Os gastos têm um sentido amplo, abrangendo investimentos, custos ou despesas.”

2- Certa. Na aula 2, falamos que no custeio por absorção “são apropriados aos produtos fabricados tanto os Custos Variáveis quanto os Custos Fixos. Os Custos Fixos são apropriados por meio de rateios.”

3- Errada. O custo indireto é justamente aquele que precisa ser rateado para apropriação ao produto, pelo fato de não estar diretamente ligado à produção de um produto específico.

4- Errada. Esta assertiva estaria certa ou errada, dependendo do conceito adotado para Custo Primário. Em uma primeira linha, O Custo Primário corresponde à soma dos Materiais Diretos (Matérias-Primas + Embalagens + Outros Insumos) somados à Mão-de-Obra Direta. Utilizando-se esta classificação, a assertiva estaria certa, considerando-se que todos os Custos Diretos

PROFESSOR JOÃO IMBASSAHY

Em uma segunda linha, Custo Primário corresponde à soma das Matérias-Primas com a Mão-de-Obra Direta. Nesse caso, as Embalagens e os Outros Insumos diretamente mensurados para cada produto são Custos Diretos mas não são classificados como Custo Primário.

Na questão, foi adotada a segunda linha doutrinária.

5-Errada. No RKW são considerados, para fins de alocação ao produto, os Custos Diretos e Indiretos e todas as Despesas, inclusive as de venda e financeiras.

2. (CESPE/UNB - AFPS 98) Com relação aos custos para decisão, julgue os itens que se seguem.

1 O custeio variável é a forma de apropriação de custos aos produtos que considera apenas os custos variáveis, de maneira que a depreciação ou o aluguel do prédio da fábrica devem ser registrados diretamente como despesas.

2 O conceito de margem de contribuição é importante auxiliar a gerência na identificação da real rentabilidade de um produto, entre outros, em uma mesma linha de produção, considerando todos os custos envolvidos, inclusive os da administração geral.

3 O conceito de margem de contribuição é de grande importância para a administração nas decisões sobre o preço de um produto e o melhor aproveitamento da capacidade instalada.

4 Quando não há limitação na capacidade produtiva, o produto mais rentável é o que apresentar maior margem de contribuição por unidade.

5 Havendo limitação na capacidade produtiva, os custos fixos não produzem valores finais de lucros unitários válidos para decisão, se forem alocados em proporção ao que cada produto utilizar do fator de limitação da capacidade produtiva.

Comentários:

1- Certa. No Custeio Variável, os Custo Fixos são lançados diretamente à conta de resultado.

2- Errada. Não estão embutidos no conceito de Margem de Contribuição os custos (o termo apropriado seria gasto) da administração geral, os quais são considerados Despesas.

PROFESSOR JOÃO IMBASSAHY

3- Certa. O conceito de Margem de Contribuição é de grande importância para a administração nas decisões sobre o preço de um produto e o melhor aproveitamento da capacidade instalada, porquanto através desse índice é possível estabelecer a verdadeira rentabilidade de um produto.

4- Certa. Não havendo limitação na capacidade produtiva, o produto mais rentável é o que apresentar maior margem de contribuição por unidade.

5- Errada. Havendo limitação na capacidade produtiva, os custos fixos produzem valores finais de lucros unitários válidos para decisão, se forem alocados em proporção ao que cada produto utilizar do fator de limitação da capacidade produtiva.

FISCAL DE TRIBUTOS ESTADUAIS DE ALAGOAS (2002)

Documentos relacionados