• Nenhum resultado encontrado

Programas ambientais

No documento Cadeia de suprimentos verde (páginas 164-168)

5.4 Objetivos, metas e programas ambientais

5.4.3 Programas ambientais

Para a análise dos programas ambientais desenvolvidos pela empresa focal e pelas empresas da cadeia, foi elaborado o quadro 14, que é uma síntese dos programas das empresas. Nesse quadro, verifica-se que os programas ambientais desenvolvidos pelas empresas estão baseados principalmente nos seguintes pontos:

Empresa PROGRAMA DESCRIÇÃO

Focal

Coleta seletiva e central de resíduos

recicláveis Programa de gerenciamento de resíduos sólidos, oriundos de diversas atividades produtivas e administrativas, dispõe de uma logística interna de coleta e transporte, uma central de resíduos perigosos e uma central de resíduos recicláveis.

Programa de Produção Mais Limpa Programa que envolve um conjunto de iniciativas voltadas à redução do consumo de recursos naturais e de energia, à redução da geração de resíduos, reutilização de matérias-primas, aumento da reciclagem, melhoria nos processos industriais e redução de custos.

C1

Recuperação da água- ETE A água utilizada no processo é tratada e reutilizada no processo produtivo, colaborando para economia de água

Recuperação de solvente O solvente utilizado na empresa é recuperado e reutilizado no processo.

Melhoria no sistema de lavagem

dos gases Melhorias estão sendo implantadas no sistema para que não haja reclamações de odor por parte dos colaboradores e da comunidade vizinha.

Coleta seletiva de lixo da

comunidade local Visa proporcionar a economia de energia, água e recursos naturais.

Reciclagem de óleo

Remanufatura dos produtos que chegaram ao final de vida útil

C2

Tratamento dos gases e líquidos

gerados no processo Os líquidos e gases são devolvidos à natureza.

Os resíduos metálicos são

centrifugados para remoção de óleo Tanto o óleo como o metal, são destinados a empresas especializadas no reprocessamento.

Patrocínio da “Cartilha de Educação Ambiental na Prática”

Distribuídas aos alunos das escolas do município e na empresa, apresentando exemplos de práticas ambientais que podem ser aplicados tanto nas casas como na escola e no trabalho.

C3

Os programas ambientais são realizados e atualizados periodicamente pelas próprias áreas de responsabilidade do indicador

Como os programas são muito específicos, a empresa não pode descrever, mas, informa que, em geral, são ações pontuais sobre o processo, visando melhorar a eficiência para garantir a eficácia das metas estabelecidas.

N1

Programa de destinação de resíduos Para todos os envios de resíduos, é preenchida uma planilha de gerenciamento.

Sistema de captação de águas pluviais

A empresa está analisando a implementação desses programas ambientais.

Programa interno de autofiscalização da correta manutenção da frota

Substituição de torneiras e válvulas dos banheiros, visando à redução do consumo de água

N2

Destinação dos resíduos recicláveis

da empresa A empresa está prevendo desenvolver esse programa. A implementação foi iniciada com a meta de 90%.

Manter o consumo de energia elétrica dentro dos limites

Esse programa ainda falta determinar a meta, considerando o volume de produção para o ano de 2012.

Atendimento aos requisitos legais A empresa está preparando o sistema de acompanhamento.

N3 A empresa ainda não tem definido

os seus programas ambientais Os programas deverão englobar a prevenção da poluição e o atendimento dos requisitos legais.

Quadro 14 – Programas ambientais das empresas da cadeia Fonte: Dados da pesquisa

Os programas ambientais apresentados pelas empresas da cadeia estão associados às particularidades dos seus processos produtivos, como verificado na empresa C3, em que esses

programas são desenvolvidos e atualizados periodicamente pelas próprias áreas de responsabilidade do indicador.

As empresas não-certificadas não apresentaram programas implementados que estejam, efetivamente, gerando resultados ambientais. A única ação implementada pelas empresas desse grupo, foi o monitoramento dos resíduos destinados pela empresa N1.

A maioria dos programas ambientais das empresas da cadeia implementados pelas empresas certificadas, ou em estudo pelas empresas não-certificadas, discorre sobre o tratamento e a destinação adequada dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

A empresa focal foi a única empresa que apresentou um programa estruturado, que, efetivamente, apresentou resultados ambientais e financeiros, por meio do Programa de Produção Mais Limpa, que envolve um conjunto de iniciativas voltadas à redução do consumo de recursos naturais e de energia, à redução da geração de resíduos, reutilização de matérias-primas, aumento da reciclagem, melhoria nos processos industriais e redução de custos.

A pesquisa mostrou que o desempenho ambiental das empresas na manufatura pode ser alcançado por meio da aplicação dos conceitos e das práticas do Programa de Produção Mais Limpa, buscando a melhoria da eficiência dos processos produtivos, por meio do aumento da eficiência no uso de matérias-primas, água, energia e redução dos impactos ambientais, auxiliando na identificação das oportunidades, como é o caso da empresa focal.

Os dados corroboram as conclusões de Barbieri (2004) de que a Produção Mais Limpa é uma metodologia que tem a finalidade de reduzir a poluição e aumentar a sustentabilidade ambiental e, também estão de acordo com Wilkinson (1991), de que a redução na fonte é mais do que um estímulo econômico ou uma exigência regulatória, mas sim, uma prioridade da gestão ambiental.

Também, os programas ambientais apresentados pela empresa focal, principalmente com a implementação do Programa de Produção Mais Limpa (P+L), confirmaram as pesquisas de Beamon (1999), Wycherley (1999) e Kyung An et al. (2006), de que a cadeia de suprimentos pode ser gerenciada, de forma a reduzir impactos, tanto do produto quanto do processo produtivo, caso os gestores alterarem a lógica da produção.

Além disso, a implementação dos programas ambientais pela empresa focal comprovaram as afirmações de Bowen et al. (2001) e de Hall (2001), de que na prática do Green Supply Chain estão presentes, entre os participantes da cadeia, atividades que buscam minimizar os impactos do fluxo de materiais, tais como a redução de perdas; reutilização de materiais; reciclagem; desenvolvimento de fornecedores; compartilhamento de recompensas e

riscos; adoção de tecnologias “limpas”, tais como o Programa de Produção Mais Limpa;

adequações a legislação; economia de água e energia; utilização de materiais ambientalmente adequados; processos de produção enxutos e flexíveis; utilização de embalagens retornáveis; e o retorno dos produtos no final da vida útil.

O atendimento à legislação ambiental pode resultar no aumento de custo para a empresa, porém a pesquisa com a empresa focal mostrou que as empresas que possuem alto desempenho ambiental podem reduzir esses custos pela diminuição de perdas e desperdícios, segundo Lamming e Hampson (1996).

Quanto a reutilização de materiais, a empresa focal, em parceria com a empresa C1, promove o programa de logística reversa e a remanufatura dos produtos fornecidos originalmente pela empresa C1 para os produtos pós-consumo. Esse programa implementado entre a empresa focal e a C1, apresentou o Ecodesign, projeto do produto em função do meio ambiente, que tem modelo de gestão centrado desde a fase de concepção dos produtos e dos seus respectivos processos de produção e distribuição até o consumo, promovendo a utilização de materiais alternativos no desenvolvimento do produto e no planejamento da produção, o uso e o descarte com redução do impacto ambiental e a mitigação do impacto ambiental causado pela produção em escala industrial, conforme apresentado pelo Barbieri (2004).

A recuperação de produtos pós-consumo, para a sua reutilização para o consumo, como o programa apresentado pela empresa focal em parceria com a empresa C1, tem visado à redução do uso de matérias-primas e aos impactos ambientais relacionados, tanto na obtenção de matérias-primas quanto na destinação e descarte dos resíduos originados pelos produtos usados, como apresentado pelo Srivastava (2007).

Analisando os programas ambientais das empresas não-certificadas da cadeia de suprimentos, verificou-se que a falta da certificação ISO 14001 prejudicou essas empresas no estabelecimento de estruturas e de procedimentos que visam à melhoria contínua do desempenho ambiental.

Conforme verificado na pesquisa, os programas ambientais implementadas, ou em estudo pelas empresas, observa-se que todos os programas estão relacionados a atividades apontadas por Sarkis (2003); Green et al. (2000); Simpson, Power, Samson (2007), que tem como finalidade: reduzir ou eliminar os resíduos de materiais utilizados nos processos de fabricação dos produtos; ações voltadas para a conformidade ambiental e práticas de operações do fornecedor; desenvolvimento conjunto de novos materiais, processos ou outras soluções para as questões ambientais.

No documento Cadeia de suprimentos verde (páginas 164-168)