• Nenhum resultado encontrado

A seleção do estudo de caso: a empresa focal e a sua cadeia de suprimentos

No documento Cadeia de suprimentos verde (páginas 84-89)

A escolha do caso, para Eisenhardt (1989), é muito importante, uma vez que é ele que define as características do projeto de pesquisa, possibilitando controlar as variações externas e definir os limites para a generalização dos resultados.

A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, em que foi realizado um mapeamento de uma cadeia de suprimentos automotivo, composta de uma empresa montadora de veículos, com os seus diversos fornecedores e da sua rede de distribuidores (revendedores de veículos), que formaram as diversas unidades de análise.

Dessa forma, a pesquisa foi realizada em uma empresa montadora de veículos pesados (ônibus e caminhões), considerada a empresa focal da cadeia, com sua rede de revendedores, formando as empresas à jusante. Esta pesquisa também foi realizada com o grupo de empresas fornecedoras de sistemas e de componentes de peças automotivas, e de matérias-prima, formando as empresas à montante, abordando, assim, do primeiro até o terceiro nível de fornecedores que formam a cadeia da empresa focal.

3.3.1 A seleção da empresa focal

Para assegurar maior representatividade da pesquisa, entre as diversas cadeias automotivas existentes no Brasil, procurou-se selecionar como empresa focal, a montadora líder de um dos segmentos automotivos, que apresentasse maior abertura para a realização da pesquisa. Para isso, foi realizada uma pesquisa junto a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

Por meio dessa pesquisa, foi elaborada uma relação de empresas apresentada no quadro do Apêndice A, contendo as principais empresas montadoras instaladas no Brasil e associadas a ANFAVEA, que totalizaram dezoito empresas. Essa relação foi elaborada contendo as seguintes informações: o nome da montadora; as quantidades de veículos produzidos em 2010; o endereço; o telefone; e o endereço eletrônico da empresa.

Em um evento realizado por associação do segmento automotivo, o Gerente do Sistema de Gestão Integrada da montadora líder, realizou uma palestra, cujo tema relacionava-se diretamente com a pesquisa. Em contato por e-mail e, posteriormente, por telefone com o gerente, agendou-se uma visita a empresa, a qual foi disponibilizado um Engenheiro de Meio Ambiente da montadora para responder as questões de pesquisa. Assim, ficou definido a empresa focal, uma vez que foi realizada a entrevista e fornecido os materiais para a pesquisa.

3.3.2 A seleção das empresas das cadeias certificadas e não-certificadas

Com base no modelo de estrutura da cadeia de suprimentos de Lambert, Cooper e Pagh (1998), foi realizado o levantamento dos dados da empresa focal e das empresas que compõem a sua cadeia de suprimentos. Para facilitar o entendimento das cadeias analisadas na pesquisa, foi elaborada a Figura 7, que mostra o posicionamento da empresa focal e das demais empresas que compõem a cadeia de suprimentos.

Figura 7 – Canais reversos e os métodos de coletas de dados utilizados na pesquisa Fonte: Adaptado de Lambert; Cooper; Pagh (1998)

De acordo com os dados preliminares coletados para a formação da estrutura da cadeia de suprimentos, o Analista de Logística da empresa focal disponibilizou uma relação de 150 empresas fornecedoras, que compõem o primeiro nível da cadeia de suprimentos. Lembrando que cada uma dessas empresas constantes na relação fornecida pela empresa focal possui sua própria cadeia de fornecedores, como citado pelo Lambert, Cooper e Pagh (1998).

Dessa relação de 150 empresas fornecedoras disponibilizadas pela empresa focal, que compõem o 1º nível de fornecedores da cadeia de suprimentos, foi escolhida uma empresa com certificação NBR ISO 14001, denominada como “empresa C1”, e uma empresa que ainda não possuía a certificação, denominada como “empresa N1”. As empresas “C1” e “N1”

apresentaram, por sua vez, a sua relação de fornecedores, e dela foram selecionadas as empresas “C2” e “N2”, respectivamente, que compõem as empresas do nível 2 da cadeia. As empresas “C2” e “N2”, também, forneceram suas relações de fornecedores, das quais foram

Cadeia de Suprimentos Verde

Empresa NÃO Certificada

Terceiro nível (N3) Empresa Certificada

Terceiro nível (C3)

Empresa NÃO Certificada

Segundo nível (N2)

Empresa NÃO Certificada

Primeiro nível (N1) Empresa

Certificada Segundo

nível (C2) Empresa

Certificada Primeiro nível (C1)

Distribui dora (D5)

Fornecedor Inicial – Nível n

Nivel 3 Fornecedores

Empresas com Certificação ISO 14001

Empresas Sem Certificação ISO 14001

Empresa Focal

(EF)

Consumidores/Cliente finais (Frotistas/Autônomo)

Distribui dora (Dn) Distribui

dora (D1) Distribui

dora (D2) Distribui

dora (D3) Distribui

dora (D4) Empresa

Focal Nivel 2

Fornecedores

Nivel 1 Fornecedores

Nivel 2 Clientes Nivel 1

Clientes

Pesquisa realizada por entrevistas e questionários

Fora do escopo da

pesquisa

Empresas Distribuidoras

Entrevista

selecionadas as empresas “C3” e “N3”, respectivamente, que compõem as empresas do nível 3 da cadeia a ser pesquisada, fechando assim, o escopo das empresas à montante pesquisadas.

Com a definição das empresas pesquisadas, ficou definida, também, a formação da cadeia de suprimentos com certificação ISO 14001, composta pelas empresas “C1”, “C2”, e

“C3”; e da cadeia de suprimentos sem a certificação, composta pelas empresas “N1”, “N2”, e

“N3”, conforme apresentado na Figura 7.

A escolha da empresa “C1”, fornecedora do nível 1, deve-se ao fato dela ser líder em vendas no segmento em que atua no mercado automotivo. As demais empresas, “C2”, “C3”,

“N1”, “N2”, e “N3”, foram selecionadas em razão da disponibilidade para realização da pesquisa e pela qualidade dos dados disponibilizados pelas empresas.

Na escolha das empresas, procurou-se identificar os segmentos com atividades de maior impacto ambiental, como, por exemplo, a galvanoplastia, a fundição, o tratamento térmico, e outros. Além disso, procurou-se levantar informações de empresas que fornecem produtos similares, sendo uma empresa com certificado ISO 14001, e a outra sem certificado, para ocuparem posições similares em suas respectivas cadeias, para que pudesse ter parâmetros semelhantes para a comparação e análise.

A relação total de empresas fornecedoras disponibilizadas pelas empresas que participaram da pesquisa, totalizaram 274 empresas, sendo 150 fornecedoras que foram indicadas pela empresa focal, cuja relação é apresentada no Apêndice B. Nessa relação, constam todos os contatos de empresas fornecedoras disponibilizadas pelas empresas participantes das cadeias com e sem a certificação ISO 14001. Há repetição do nome de algumas empresas no Apêndice B, por elas fazerem parte de várias cadeias.

Essa identificação quanto a empresa ser certificada ou não foi confirmada previamente, por meio de telefonemas, e, caso a empresa apresentasse atividades produtivas de interesse para a pesquisa, e a disposição em participar, eram encaminhados uma Carta de Apresentação e o Termo de Compromisso da Pesquisa (Apêndices C e D).

Dos 274 contatos de fornecedores disponibilizados pelas empresas, seguindo o critério de pesquisar empresa com atividades que geram maiores impactos ambientais, foram escolhidas as seguintes empresas mostradas no Gráfico 1.

Gráfico 1 – Empresas fornecedoras pesquisadas.

Fonte: dados da pesquisa

• foram consultadas 82 empresas por telefone e, posteriormente, foram enviados e-mails com as Carta de Apresentação e o Termo de Compromisso da Pesquisa, apresentadas (Apêndices C e D);

• das 82 empresas consultadas, 38 empresas possuíam a certificação ISO 14001, contra 44 empresas sem a certificação;

• das 82 empresas consultadas, apenas 16 empresas, ou seja, 19% retornaram com as respostas a alguma questão da pesquisa. Foram solicitadas informações complementares a essas empresas, até que 6 empresas, sendo 3 com certificação ISO 14001 (empresas C1, C2, e C3) e 3 sem a certificação (empresas N1, N2, e N3), responderam satisfatoriamente às questões;

• das 16 empresas que retornaram com algumas respostas, 8 empresas eram certificadas ISO 14001 e 8 estavam em processo de certificação.

Efetuando o levantamento dos clientes da empresa focal, verificou-se que a empresa possui, basicamente, dois níveis de clientes. O primeiro nível é formado por uma rede de distribuidores dos veículos da empresa focal, composta por 195 empresas concessionárias ou revendedores de veículos, que são os clientes intermediários, O segundo nível, são os clientes ou consumidores finais, representados por motoristas autônomos, ou pelas frotas de veículos.

6 10

46%

As empresas distribuidoras, além de efetuarem a venda de veículos, prestam serviços de reparos de manutenção nos veículos produzidos pela empresa focal.

No documento Cadeia de suprimentos verde (páginas 84-89)