• Nenhum resultado encontrado

2.5.2 – Programas de envolvimento das famílias na escola

Uma criança, parte integrante da sociedade, pode aprender tanto em casa como na escola, mas o processo de aprendizagem é diferente em cada umas destas situações. Como se tem estimulado a relação entre os ambientes familiar e escolar? Esta relação tem sido estreitada, por exemplo, através de programas de literacia familiar.

Existe uma ampla variedade de programas de literacia familiar. Alguns centram- se no sucesso académico das crianças, sendo os pais os agentes promotores desse sucesso; outros trabalham com membros da família para aumentar a sua literacia e ainda outros perspectivam a família como uma unidade, trabalhando com os seus membros conjuntamente ou separados.

Nickse (1990) elaborou uma tipologia para explicar e categorizar os vários desenhos de programas de literacia familiar: Tipo1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4 (Tabela 3). Nos programas do Tipo 1, adultos educativamente desfavorecidos e as suas crianças trabalham juntos; no Tipo 2 adultos e crianças participam juntos em actividades de literacia familiar, como palestras sobre livros ou sessões em bibliotecas públicas; no Tipo 3 tenta-se melhorar as aptidões de literacia dos adultos, acreditando que irão influenciar positivamente a aquisição de literacia pelas crianças e no Tipo 4 as crianças são o enfoque de ensinamentos de literacia com o envolvimento, opcional, do adulto encorajador.

T

TAABBEELLAA 33 – Tipos de desenhos de literacia familiar (Nickse, 1990).

Programas de literacia familiar TIPO 1 Adultos e crianças trabalham juntos

TIPO 2 Participação conjunta em actividades de literacia TIPO 3 Melhoria das aptidões de literacia dos adultos TIPO 4 Ensinamentos de literacia às crianças

Existem diversos programas de literacia familiar nos Estados Unidos, que variam no seu desenho, mas partilham um objectivo comum: “fortalecer a literacia intergeracional e ajudar os pais ou prestadores de cuidados a aprender que são os primeiros professores das crianças e que podem ser bem sucedidos neste papel.” Os investigadores definem os programas de literacia familiar com os seguintes componentes (Padak et al., 2002):

- Educação precoce para as crianças adquirirem estratégias para atingirem o sucesso escolar;

- Educação básica para ajudar os familiares adultos a aprenderem estratégias para os seus locais de trabalho;

- Educação parental que permite aos familiares adultos discutirem práticas parentais e de aprendizagem da literacia para as suas crianças;

- Tempo para os adultos e crianças participarem juntos em actividades de literacia que também podem realizar em casa.

Consideramos que o último aspecto é fundamental no nosso estudo.

Quais são alguns dos principais programas de envolvimento parental, com carácter regular, existentes? Nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, procuraram envolver-se os pais de alunos em projectos para relacionar a casa com a escola, entre os quais se destaca um projecto de “trabalhos de casa familiares” para incentivar a leitura em casa. Verificaram-se resultados nos registos de leitura da escola. Nestes projectos de envolvimento da família na escola deve existir um consenso em toda a comunidade, promovendo uma parceria na decisão e na responsabilidade e comunicando nos dois sentidos para permitir relações mutuamente benéficas e constituir parceiros no trabalho escolar. A ideia era envolver os pais como parceiros no processo educativo e encontrar modos de trabalharem juntos na escola e em casa para aumentarem os níveis de literacia de leitura dos estudantes (Cohn-Vargas & Grose, 1998).

O EQUALS Family Science Program, que é o correspondente australiano do Family Science Project e do Hands-On Science Outreach Program dos Estados Unidos, foi delineado para envolver os pais e as crianças em actividades práticas conjuntas, extra-escolares, e em eventos baseados na comunidade. As descobertas deste estudo sugerem que, tal como outros investigadores descobriram para as outras literacias, existem modos de estimular a aprendizagem da Ciência e da Tecnologia envolvendo as famílias. Esta investigação demonstra que “é possível que as crianças e as famílias se envolvam aprofundadamente no questionamento científico e tecnológico de muitos modos diferentes, reflectindo as suas vidas e interesses diversos e aspectos do tema acerca dos quais ficam especialmente curiosos. Nos centros informais de Ciência também existem aulas de ciência ou experiências de aprendizagem que os pais e as crianças empreendem juntos (Hall & Schsverien, 2001).

Num estudo de 100 pais participantes em sessões de trabalho de literacia familiar, Primavera (2000) descobriu que as crianças participantes beneficiaram à medida que aumentavam o tempo de leitura passado com os pais, melhoraram as competências de linguagem e demonstraram maior interesse pelos livros e maior gosto por ler. Os pais também manifestaram um aumento da auto-estima, confiança, competência de literacia, eficácia parental e interesse na sua própria educação, bem como de um melhor entendimento do importante papel que desempenham na educação das suas crianças.

Padak et. al. (2002), efectuaram uma revisão da avaliação dos programas de literacia e descobriram diversas vantagens. Adultos que participaram nestes programas aumentaram as suas competências académicas, mostrando melhorias na leitura, escrita e competência a matemática, bem como na comunicação oral. As crianças revelaram melhorias significativas no desenvolvimento escolar, no desenvolvimento da linguagem e mostraram um maior interesse pela leitura. É também de referir que houve melhorias nas avaliações escolares e no número de matrículas entre os participantes, bem como benefícios sociais a longo prazo, como uma diminuição na criminalidade.

A investigação indica que as actividades de literacia familiar parecem contribuir para o sucesso educativo na escola e que estes programas podem fornecer oportunidades para o sucesso educativo de pais e crianças, servindo também como modelos de envolvimento da família e mostram como as famílias se podem tornar parte de uma sala de aula alargada e construída sobre o trabalho da escola.

Em Portugal, parece emergir um interesse crescente pelo envolvimento responsável das famílias no processo educativo das suas crianças. Contudo, no nosso

país ainda não se desenvolveram sistemas de envolvimento parental na aprendizagem das crianças, similares aos projectos de parceria parental de outros países como os do Reino Unido e nos Estados Unidos (Cardoso, 2002).